quarta-feira, 27 de abril de 2011

AUMENTA NÚMERO DE JOVENS HIPERTENSOS...

FONTE: Noemi Flores, TRIBUNA DA BAHIA.


No Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, cardiologistas chamam a atenção para um dado preocupante, o que não era comum em décadas passadas: aumenta o número de crianças e jovens com a doença cuja as causas principais estão ligadas à má alimentação, obesidade e genética.

Para o cardiologista Júlio Braga, da Coordenação de Saúde Ambiental da Secretaria de Saúde do Município e médico do Hospital Espanhol, como se trata de uma doença silenciosa, “tem que se medir a pressão, pelo menos, uma vez por ano”.

A hipertensão arterial (HTA), hipertensão arterial sistêmica (HAS) conhecida popularmente como pressão alta é uma das doenças com maior prevalência no mundo moderno e é caracterizada pelo aumento da pressão arterial, aferida com esfigmomanômetro (aparelho de pressão) ou tensiômetro.

Os sintomas na maioria dos casos não são observados pelo paciente, por isto é considerada uma doença silenciosa. Quando estes ocorrem, são vagos e comuns a outras doenças, tais como dor de cabeça, principalmente na nuca, tonturas, cansaço, enjoos, falta de ar e até sangramentos nasais.


Esta falta de sintomas pode fazer com que o paciente esqueça de tomar o seu medicamento ou até mesmo questione a sua necessidade, o que leva a grande número de complicações.

O diagnóstico, segundo Braga, será positivo se ao medir a pressão aparecer alta ( a média para adultos é 14 por 9 e no caso de crianças 13 por 8) e mesmo o paciente repousando em um período de cinco minutos e continuar alta é porque já se trata de uma pessoa hipertensa.e, neste caso, deve fazer uso de medição prescrita pelo médico.

“Não se pode deixar ficar em fase adiantada porque aparece de forma silenciosa e quando detectada em uma fase mais adiantada pode provocar lesão de órgãos”, advertiu.

Conforme explicação do cardiologista, estas lesões provocam um envelhecimento precoce dos vasos sanguíneos. “Se for no cérebro, provoca AVC, no coração, o infarto, nos rins, a insuficiência renal e na aorta, aneurisma. Ainda tem também nos olhos, no vaso da retina, que provoca lesões na retina”, alertou.

A respeito do aumento da doença em crianças e jovens, o médico disse que esta incidência acontece de 2 a 3% destes grupos, na maior parte das vezes, a causa principal é a alimentação rica em sal e a falta de esporte, ou seja, o sedentarismo, porque hoje em dia as crianças e adolescentes costumam ficar horas e horas em frente ao computador, sem se exercitar (longe dos jogos e brincadeiras dos plays, quintais e ruas), ingerindo hambúrgeres, pizzas, biscoitos e outros lanches prontos, ricos em sal e gordura.

Braga aconselha a prática de exercícios e a prevenção através de uma alimentação sadia, menos calóricas, com a ingestão de mais frutas e verduras e, quem já possui, além da reeducação alimentar, tem que se tratar, porque “faz viver mais, mesmo que surja em uma pessoa idosa”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário