quinta-feira, 28 de abril de 2011

CONTROLE DE HIPERTENSÃO EM IDOSOS GANHA DIRETRIZ...


FONTE: MARIANA VERSOLATO, DE SÃO PAULO (www1.folha.uol.com.br).

Nesta semana, duas associações americanas de cardiologia lançaram, pela primeira vez, diretrizes para prevenção e controle da hipertensão em idosos.


O consenso foi definido pela American College of Cardiology Foundation e pela American Heart Association.

Segundo o texto, 64% dos homens e 75% das mulheres acima dos 70 anos têm pressão alta, o que aumenta o risco de infarto, derrame, diabetes e doenças renais.

Mas apenas um em cada três homens dessa faixa etária e uma entre quatro mulheres controlam a pressão arterial adequadamente.

O consenso estabelece que a pressão arterial deve ser menor que 14 por 9 em pessoas de até 79 anos, mesmo padrão para pacientes adultos. Mas, em idosos acima de 80 anos, a pressão máxima pode ser de até 14,5.

Segundo Celso Amodeo, cardiologista especialista em hipertensão do HCor (Hospital do Coração), a pressão em idosos pode ser mais alta do que a considerada normal.

"A pressão baixa nessa idade pode levar a mais internações, quedas e fraturas. Há pacientes com pressão maior que 14 por 9 e que se sentem melhor assim."

Outra recomendação do consenso norte-americano é medir a pressão dos idosos sentados e também em pé.

Isso porque a pressão pode mudar em diferentes posições, diz Marcus Malachias, presidente do departamento de hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

"A pressão do idoso é mais baixa quando ele está em pé, o que chamamos de hipotensão postural. Assim, podemos controlar também essa medida", diz Malachias.

O documento afirma ainda que o tratamento em idosos deve começar com mudanças no estilo de vida, como a prática de atividade física e o controle do peso.

Se a hipertensão persistir, o tratamento com medicamentos deve ser considerado. Inicialmente, as doses devem ser as mais baixas e aumentar gradualmente.

Os especialistas, no entanto, afirmam que o mais importante é individualizar o tratamento do idoso.

"Diretrizes são orientações. O objetivo é conseguir a pressão mais baixa possível com a maior qualidade de vida", diz Amodeo.

COMO DEVE SER O TRATAMENTO:

NÚMEROS DA PRESSÃO.
Em pacientes com até 79 anos, a pressão deve ser de 14 por 9, mas pode ser maior acima dos 80 anos

NOVOS HÁBITOS.
O tratamento deve começar com mudanças no estilo de vida, que incluem menor ingestão de sal

MEDICAMENTOS.
As doses iniciais devem ser as mais baixas e aumentar gradualmente se houver tolerância do paciente

MEDIÇÃO.
A pressão deve ser medida com o paciente sentado e também em pé, já que, em idosos, pode haver variação em diferentes posições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário