sábado, 28 de maio de 2011

GENGIVITE AUMENTA CHANCES DE DIABETES...


FONTE:
TRIBUNA DA BAHIA.


O alerta foi feito pela especialista e mestre em periodontia, Roberta Tunes, durante palestra ministrada no XXIV Congresso Brasileiro de Periodontologia, que será realizado até hoje (28) de maio, no Bahia Othon Palace Hotel.


A especialista afirmou que uma pessoa que apresenta algum tipo de doença bucal deve ser submetida a um diagnóstico e tratamento por um especialista em periodontia, além do controle de higiene bucal através de uma boa escovação dos dentes.


Durante a palestra “Doença periodontal e síndrome metabólica: uma associação plausível?”, ela falou sobre doenças bucais, como gengivites, mau hálito e a periodontite, doença que afeta a gengiva e a estrutura óssea do dente.


“A boca reflete as doenças do corpo humano e vice-versa. É uma relação bidirecional”, argumenta Roberta Tunes.


O Congresso, promovido pela Sobrape – Sociedade Brasileira de Periodontologia, contou com a participação de outros especialistas, entre eles, Marcelo Figueiredo e Ricardo Fischer, que discutiram temas como “Artrite e doença periodontal” e “Inflamação subclínica – o desafio da medicina periodontal”, destinados a clínicos, professores e estudantes interessados na área.


O PhD em Periodontia, Carlos Marcelo Figueiredo, abordou o tema “Artrite e doença periodontal”. Durante sua explanação, o especialista explicou que a artrite é uma doença crônica infectobiológica.


Existem dois tipos de artrite: a artrite crônica – inflamação de articulação caracterizada pela presença de edema, dor local, limitação de movimentos e impotência funcional da articulação; e a artrite reumatóide – causada por infecção viral ou bacteriana, por stress psicológico, níveis hormonais e anormais ou trauma, e articulações.


Pacientes que apresentam doenças periodontais, como a periodontite, podem apresentar problemas como artrite.


“Existe interrelação entre as doenças, pois uma interfere na outra. É necessário o controle do problema, evitando danos físicos, sociais e emocionais e minimizando possíveis sequelas”, explica Figueiredo.


Durante o Congresso, foi lançado o livro “Avanços em Periodontia e Implantodontia, paradigmas e desafios”, elaborado sob a coordenação do mestre em odontologia e doutor em imunologia pela Ufba e especialista em Periodontia Social pela University of Illinois at Chicago, Urbino Tunes, com a colaboração de Mônica Dourado e Sandro Bittencourt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário