segunda-feira, 30 de maio de 2011

PREFEITURA OFERECE TRATAMENTO PARA QUEM QUER PARAR DE FUMAR...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.


A Organização Mundial de Saúde definiu 31 de maio como o Dia Mundial Sem Tabaco, visando destacar os riscos à saúde associados ao tabagismo e cobrar políticas eficazes para a redução do consumo.


Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Saúde, através das Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, programou uma atividade especial durante toda a manhã na Praça da Piedade, quando será lançada a campanha “Obrigada por não fumar. Sua SAÚDE agradece!”.


Profissionais de saúde irão promover atividades educativas e realizar avaliação médica em fumantes (teste de espirometria), com o objetivo de medir a capacidade pulmonar dos pacientes. Aqueles que desejarem parar de fumar serão encaminhados para tratamento nas unidades de saúde, onde participarão de terapias de grupo, e após avaliação clínica sobre o nível de dependência, poderá contar com intervenção medicamentosa.


Atualmente, o tabagismo mata um em cada dez adultos no mundo, sendo a segunda maior causa de mortes, depois da hipertensão. Em 2010, cerca de 700 pacientes foram atendidos gratuitamente pelo Programa Municipal de Controle do Tabagismo, sendo que 425 deixaram de fumar.


Em 2009, cerca de 11% da população maior que 18 anos em Salvador era de fumantes, índice que foi reduzido para 8,3% no ano passado, ratificando a importância das ações de controle do tabagismo, inclusive na prevenção a iniciação ao hábito de fumar.


O tabagismo passivo também oferece riscos à saúde. O ar poluído contém, em média, três vezes mais nicotina, três vezes mais monóxido de carbono, e até cinquenta vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que entra pela boca do fumante depois de passar pelo filtro do cigarro.


A absorção da fumaça do cigarro por aqueles que convivem em ambientes fechados com fumantes também pode causar doenças respiratórias como pneumonia e bronquites, ou até mesmo um câncer de pulmão.

Em julho de 2009 entrou em vigor a Lei nº. 7651/2009 que proíbe o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto derivado do tabaco em ambientes total ou parcialmente fechados como shoppings, lanchonetes, bares e restaurantes.


Os responsáveis por estabelecimentos também passaram a ser obrigados a informar sobre a proibição e os telefones da Vigilância Sanitária e CODECON, órgãos fiscalizadores. Quem não cumpre a lei pode ser notificado, autuado, multado ou até mesmo interditado.


O objetivo é obter ambientes 100% livre da fumaça do tabaco. Denúncias podem ser feitas pelo Disque Saúde 160.


PROGRAMA MUNICIPAL DE CONTROLE DO TABAGISMO.

O PMCT tem com principais objetivos a redução da prevalência de fumantes, a prevenção da iniciação ao tabagismo, a proteção da população contra exposição ambiental a fumaça do tabaco, a promoção de ações educativas e de hábitos saudáveis, a mobilização da população no controle do tabagismo e o apoio à cessação de fumar.


UNIDADES DE SAÚDE QUE DESENVOLVEM O PROGRAMA MUNICIPA DE CONTROLE DO TABAGISMO.

Unidade de Saúde da Família Candeal Pequeno


Brotas - Rua 18 de Agosto, Candeal


Centro de Saúde São Francisco


Centro Histórico - Rua Dr. José Duart, 186 – Tororó


Unidade de Saúde da Família Terreiro de Jesus


Centro Histórico

Centro de Saúde Eduardo Mamede Itapuã - Setor E, Rua 1, Caminho 16 – Mussurunga


Centro de Saúde Pires da Veiga

Pau da Lima - Rua Direta de Pau da Lima, s/n, Pau da Lima


15º Centro de Saúde Professor Eduardo Araújo

Vales das Pedrinhas - Av. Ypiranga


Centro de Referência para Doenças Cardiovasculares Dr. Adriano Pondé


Amaralina

Unidade de Saúde da Família Iolanda Pires


Cajazeiras - Rua Direta da Fazenda Grande I

Nenhum comentário:

Postar um comentário