sexta-feira, 24 de junho de 2011

63% DAS MORTES NO MUNDO ACONTECEM EM DECORRÊNCIA DE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.


As doenças crônicas não transmissíveis – câncer, diabetes, doenças cardiovasculares e respiratórias – serão pauta de reunião da ONU – Organização das Nações Unidas, em setembro de 2011, em Nova York. Nesta semana, durante evento promovido pela instituição, representantes da FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama e de outras entidades não-governamentais entregaram documento de posição sobre o assunto à embaixadora da ONU para o Brasil, Regina Maria Cordeiro Dunlop.


Entre os pleitos das entidades, destaca-se o aumento de preços e impostos sobre o tabaco e destinação da verba para prevenção e combate a essas doenças, que são a causa de mais de 63% do total de mortes no mundo. Dos investimentos em saúde realizados no mundo todo, apenas 0,9% se destinam a essas enfermidades.


O evidente paradoxo faz com que um número cada vez maior de pessoas morra de doenças curáveis, como é caso do câncer de mama. “A ciência garante chances de cura de 95% para os cânceres de mama descobertos precocemente. Mas, como todos sabem, isso não acontece na prática”, explica a mastologista Maira Caleffi, presidente da FEMAMA.


De acordo com ela, apenas no Brasil, 30 mulheres morrem por dia de câncer de mama. No mundo, uma mulher morre a cada 68 segundos por conta desta neoplasia.


Para lutar pela inclusão das doenças crônicas não transmissíveis nas pautas da Agenda 21 e nas Metas do Milênio das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial da Saúde, foi criado o Comitê DCNT Brasil. A iniciativa parte do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) e da Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), e tem como meta atrair instituições de todo o Brasil para o trabalho em conjunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário