quinta-feira, 30 de junho de 2011

DOIS TERÇOS DAS MULHERES PRESAS NO PAÍS SÃO ACUSADAS DE TRÁFICO...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.


Das 15.263 prisões de mulheres ocorridas nos últimos cinco anos, em 9.989 (65,4%) casos a acusação é de tráfico de drogas. Os dados foram divulgados ontem pela socióloga Julita Lembruger durante o Encontro Nacional do Encarceramento Feminino, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em Brasília.

Segundo a socióloga, as mulheres desempenham papel secundário no tráfico como pequenas traficantes, em geral apoiando os companheiros. Lembruger defendeu a adoção de penas alternativas nesses casos. “Muitas vezes [as mulheres presas] são flagradas levando drogas para os companheiros nos presídios. Elas não representam maiores perigos para a sociedade e poderiam ser incluídas em políticas de reinserção social”, diz.

A SOCIÓLOGA — que chefiou o sistema carcerário do Rio de Janeiro— apontou ainda que a prisão feminina causa impacto nos filhos. “Quando o homem é preso, os filhos ficam com suas mulheres. Mas quando a mulher é presa, geralmente o companheiro não fica com os filhos, que acabam sendo penalizados e passam a ter na mãe um referencial negativo. Essa é uma situação que tem tudo para reproduzir a criminalidade”, afirma.

Ainda segundo Lembruger, o percentual de mulheres presas está crescendo em uma velocidade superior a que ocorre com os homens. “Esse é um fenômeno mundial. Historicamente, as mulheres representavam entre 3% e 5% da população carcerária mundial. Nos últimos anos, esse percentual chegou a 10%”, diz.

Na avaliação da socióloga, apesar do aumento de mulheres nos presídios, estas ainda são tratadas como homens. “Em muitos casos, elas não têm acesso a um simples absorvente quando estão menstruadas”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário