quinta-feira, 30 de junho de 2011

EXISTE O GOVERNANTE IDEAL?...


A razão sugere que povo e governantes devem caminhar juntos. Para isto é necessário que haja, por parte dos segundos, comprometimento com as causas do primeiro. Considerando esta premissa, terá sido dado o primeiro passo para participarmos ativamente de uma administração transparente, justa e honesta. Mas será que existem políticos realmente conscientes das várias necessidades da população? Naturalmente que sim.


Já dizia o genial escritor Machado de Assis “que alguma coisa escapa ao naufrágio das ilusões”. Na política tem muita gente boa; é preciso, no entanto, separar o joio do trigo. Os cidadãos brasileiros já não suportam o pesado fardo da incompetência, da corrupção e do descaso de certos homens públicos.


Felizmente poderemos exercer nossa cidadania ao escolher, cautelosamente, governantes capazes de honrar os compromissos assumidos em campanha. Geralmente a “aliança” que alguns governantes fazem com o povo deixa a desejar.


Ela é rompida, óbvio, em detrimento dos mais carentes. De fato, nossas experiências ressaltam que, na maioria das vezes, saímos perdendo quando quem nos governa nos esquece depois das eleições. Por isto é preciso que tenhamos claro em nossas mentes o perfil ideal dos governantes, das pessoas que de fato vão abraçar a causa do povo e provê-lo com políticas de educação, de geração de empregos, de moradia, de infra-estrutura, etc.


O bom desempenho dos governantes e da sociedade como um todo poderá proporcionar, entre muitas outras melhorias na vida dos brasileiros, a inserção dos jovens no universo dos adultos de forma honesta, com emprego e escolaridade garantidos. Sabemos, pela experiência, que alguns países da América Latina já conseguiram superar várias dificuldades. Recuperaram a economia e a respeitabilidade internacional a partir do comprometimento responsável de seus governantes com seu povo. Funcionou.


No nosso caso, é preciso arregaçar as mangas, abandonar os discursos demagógicos e colocar em prática comportamentos e ações que proporcionem as mudanças. Tudo isto tem que ser feito de maneira emergencial, pois é o que o povo espera. É muito triste para um pai de família ver seus filhos trilharem caminhos tortuosos nos quais o sofrimento e a miséria espreitam. O Brasil é rico em homens de caráter e inteligência, não nos falta a matéria-prima humana para conquistarmos a dignidade.


Com a proximidade das eleições, o povo terá a oportunidade de poder escolher, através do voto, os governantes que julga ideais. Cabe, portanto, a eles, cumprir as promessas fazendo justiças àqueles que os elegeram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário