terça-feira, 28 de junho de 2011

LINGUAGEM FEMININA: ENIGMA A SER DECIFRADO...

Criados diferentes, homens e mulheres desenvolvem uma espécie de dialeto próprio ao longo da vida. Em razão dessas diferenças, os choques em sua comunicação têm sido freqüentes. Ao falar, a mulher insinua; o homem fala diretamente. Eles encaram a comunicação como um meio para chegar a um fim, que pode ser determinado com precisão, como a tomada de uma decisão, a obtenção de uma informação ou a resolução de um problema.


Para elas, a linguagem é, sobretudo, um canal para criar laços afetivos. Na maioria das vezes, as mulheres expressam seus sentimentos de forma indireta. O significado do que ela fala está nas entrelinhas, delineando veladamente o que pretende ou deseja que o outro faça. Quando diz “não”, quer dizer “sim” e vice-versa.


Com isso, os homens vêem as mulheres como um enigma indecifrável. Mas o universo da comunicação masculina também apresenta peculiaridades: usam comumente linguagem direta e interpretam as palavras literalmente.


Para eles, a linguagem é, essencialmente, um instrumento de poder; usam-na para estabelecer domínio em determinado círculo social, garantindo, assim, a independência e a resolução de problemas. Enquanto para eles o sentido é tomado ao pé da letra, a linguagem no universo feminino é um jogo de sedução. Ele não sabe jogar com essa linguagem. Se ela, ao passar por uma vitrine, diz: “Olha, que bolsa mais linda!”, espera, com esse simples comentário, que ele a presenteie com o objeto admirado.


As mulheres conseguem cuidar de mil coisas ao mesmo tempo e, enquanto os homens tendem a ver tudo em preto ou branco, as mulheres vêem as cores intermediárias. Elas percebem o cinza. São menos dogmáticas e mais conciliatórias.


Os homens arriscam “tudo” ou “nada” com enorme facilidade; as mulheres procuram a opção mais segura. Outra questão diferencial é a forma como cada um dos sexos encara um problema. Em uma briga de casal, homens discutem causa e efeito. Mulheres discutem sentimentos e emoções. E até na escrita está evidente a diferença entre os dois.


Quando comparados os seus textos, elas preferem abordar sentimentos, enquanto eles tratam de coisas concretas. Entretanto, as mudanças com relação ao lugar e ao papel das mulheres na sociedade minimizaram profundamente essas diferenças.


À medida que o mundo se torna cada vez mais complexo, exigindo o processamento de centenas de variáveis ao mesmo tempo, o homem tenta decifrar as mensagens que estão ocultas no processo de comunicação, procurando compreender mais a mulher ao tornar-se companheiro de trabalho, colega de profissão ou amigo e confidente.


Por fim, as mulheres são hoje peça fundamental no mundo do trabalho e devem ser dignificadas. Mas é igualmente imprescindível enobrecer o papel do homem no mundo familiar e doméstico, que também é essencial nesses domínios. Mulheres e homens mantiveram-se durante séculos tradicionalmente restritos a apenas um desses mundos.


Mudar essas circunstâncias requer tempo, atenção especial aos grupos mais sensíveis e também uma nova postura social, mais aberta, mais equilibrada, em que tanto eles como elas se empenhem na busca do pleno entendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário