sábado, 30 de julho de 2011

BOTOX REVOLUCIONA TRATAMENTO CONTRA DOENÇAS NEUROLÓGICAS...


FONTE: Catiane Magalhães, TRIBUNA DA BAHIA.


Aliada da beleza e jovialidade, sobretudo das mulheres, a toxina botulínica, conhecida popularmente como ‘botox’, possui utilidades que vão para além da estética.


Cientistas descobriram que a substância, que melhora a aparência e corrige imperfeições, pode auxiliar também no tratamento de doenças que atacam o cérebro, medula, nervos e músculos.


Dentre os distúrbios neurológicos já tratados pelo botox estão as distonias e as espasticidades. As primeiras são responsáveis pelas torções e movimentos repetitivos de parte do corpo.


Já as espasticidades são causadoras de desequilíbrio e irregularidade do tônus do músculo, tendo como principal causa a paralisia cerebral. “Patologias causadas por Acidente Vascular Cerebral (AVC), traumatismo cranioencefálico e medular também já podem ser tratadas com o uso do botox”, pontua o neurologista Guilherme Valença.


Segundo ele, a substância também tem se mostrado promissora no combate de distúrbios como hiperidrose palmar (doença caracterizada pelo excesso de suor nas mãos), bruxismo (hábito de ranger os dentes durante o sono) e bexiga hiperativa (diagnosticada pelo aumento da frequência urinária).


“Na última década, a toxina botulínica tem revolucionado o tratamento de diversas doenças neurológica no mundo inteiro”, salienta.A técnica utilizada em vários países já está disponível em Salvador. O Hospital São Rafael, ganhou o primeiro ambulatório de bloqueio neuromuscular do Nordeste.


A unidade funciona há cerca de três meses e, nesta fase inicial, já contabiliza 30 atendimentos. A inauguração oficial, entretanto, aconteceu na última quinta-feira (28), durante um encontro que reuniu grandes nomes da neurologia do Brasil, em um restaurante de Salvador.


“O objetivo é tornar o método conhecido e proporcionar um tratamento adequado e farmacoeconômico, com segurança e eficácia garantidas ao paciente”, ressaltou o doutor Valença, especialista em neurologia e coordenador do serviço em Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário