quinta-feira, 28 de julho de 2011

FALTA DE REAGENTES LIMITA EXAMES PARA PACIENTES COM HIV...

FONTE: Rivânia Nascimento, TRIBUNA DA BAHIA.


O Ministério da Saúde restringiu a realização de exames de carga viral em portadores do vírus da AIDS devido à falta de reagentes usados no teste que checa a quantidade do vírus HIV no sangue e acompanha o efeito do tratamento.


De acordo com o Ministério da Saúde, a diminuição do estoque de reagentes é consequência de uma licitação realizada pelo ministério para comprar testes mais avançados e com efeitos mais agressivos. O assunto foi contestado diversas vezes por empresas envolvidas no processo.


O Ministério da Saúde solicitou em nota técnica as secretarias estaduais de Saúde que seja priorizado os testes em gestantes e crianças de até 4 anos infectadas com o vírus. Segundo o diretor e infectologista do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Dirceu Greco, a Aids e Hepatites Virais são dois grupos considerados prioritários porque a carga viral interfere no parto e no tratamento precoce das crianças.


Já os pacientes que estão em tratamento, com carga viral estável ou com exames agendados, a orientação é colher e congelar as amostras de sangue para que sejam testadas quando a situação estiver regularizada.


Ainda segundo o infectologista, a situação não deve causar maiores transtornos nos tratamento, mas tem causado uma situação de desconforto nos pacientes.


Buscando regularizar o abastecimento, o governo federal comprou, em caráter emergencial, reagentes para serem usados e suprir os laboratórios no período de seis meses. A perspectiva é que os kits importados cheguem nas primeiras semanas de agosto.


Na Bahia os portadores dos vírus HIV/AIDS têm acesso ainda tardio ao tratamento. Uma pesquisa feita pelo Instituto de Saúde Coletiva apresentou dados que mostram que o acesso tardio aos serviços de saúde na Bahia é de (52%), um número bem maior que o revelado no país que é de 43,7%.


Os pesquisadores orientam a população a buscar tratamento o mais rápido possível nos hospitais, para inibir o risco de contaminação em outras pessoas. Em Salvador de 1994 até 2010, 6.008 pessoas contraíram o vírus da Aids. Já no período de 2006 até 2010 a taxa de morte pelo vírus na capital baiana foi de 9%, sendo os homens a maioria dos infectados.

CAMPANHA DE PREVENÇÃO – Foi lançada a campanha de prevenção da hepatite B e C do vírus transmissor da AIDS/HIV, direcionada para os caminhoneiros. A campanha teve início em São Paulo, mas em breve se estenderá por todo o país.


O objetivo é realizar 3,6 milhões de testes rápidos para o diagnóstico precoce dessas enfermidades em 138 locais por intermédio da parceria entre o Ministério da Saúde, o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senast).Ainda não se tem previsão de quando a campanha acontecerá em Salvador.


Mas segundo o ministro da Saúde Alexandre Padilha, a partir de agosto haverá oferta em todo o país com testes rápidos para a hepatite B e C, com resultados que ficarão prontos em 30 minutos. Os investimentos aplicados na campanha somam R$ 10,6 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário