quinta-feira, 25 de agosto de 2011

ADULTOS MAIS VELHOS APRENDEM MELHOR POR TENTATIVA E ERRO...



FONTE: DA FRANCE PRESSE (www1.folha.uol.com.br).

Pesquisadores canadenses encontraram uma primeira evidência de que os cérebros de pessoas mais velhas retêm melhor a informação se esta for adquirida por meio de tentativa e erro, ao invés de forma passiva.

O cérebro faz associações e vínculos mais ricos quando, ao codificar a informação, tem de se esforçar mais. Na aprendizagem passiva ou sem erros, exige-se menos dele.

É o mesmo processo de ler um livro e ver passivamente um filme. "Requer mais esforço cognitivo quando a pessoa tem de procurar as respostas", afirmou à agência de notícias AFP a principal autora do estudo, Andree-Ann Cyr, do Instituto de Pesquisa Rotman Baycrest, de Toronto (Canadá).

Educadores e médicos especializados em reabilitação cognitiva se surpreenderam com os resultados. Trabalhos científicos anteriores indicavam justamente o contrário, que o rendimento da memória em adultos mais velhos seria prejudicado por erros cometidos durante o aprendizado.

"Os jovens também tem uma vantagem, já que são muito bons na criação de associações de memória espontânea e em tornar suas recordações mais ricas", disse.

As descobertas poderão ter implicações no estudo da transmissão da informação aos adultos mais velhos em aula, nos procedimentos de reabilitação para retardar a deterioração cognitiva e em treinamentos de um cérebro envelhecido, segundo Cyr.

O estudo consta na edição on-line da revista "Psychology and Aging" de quarta-feira (24).

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