sexta-feira, 26 de agosto de 2011

ALIMENTAÇÃO, OBESIDADE, ESTRESSE E CIGARRO PODEM INFLUENCIAR FERTILIDADE...



FONTE: *** CORREIO DA BAHIA.

Ginecologista José Bento esteve presente no programa desta sexta (26). Ao lado dele, urologista Sandro Esteves falou sobre fertilidade masculina.
Ter filho não é tarefa fácil: exige cuidados intensos desde o primeiro mês de gestação até, pelo menos, os 18 anos de idade. Alimentação, educação, saúde e vestuário são itens imprescindíveis que os pais devem levar em conta no planejamento familiar.




Mas, muitas vezes, o problema começa bem antes disso – na hora de engravidar. O casal decide que quer ter um bebê, mas não consegue. A ansiedade e o excesso de expectativa atrapalham demais nessa hora. Em vários casos, o único problema do homem e da mulher é psicológico, e não falta de fertilidade.




O ginecologista e consultor José Bento esteve presente no Bem Estar desta sexta-feira (26) para explicar como fatores comoAo lado dele, o urologista Sandro Esteves também comentou as diferenças entre a fertilidade masculina e a feminina.




Os médicos citaram os exames que devem ser feitos e as vacinas que precisam ser tomadas por ambos os pais antes da gravidez.No programa, os especialista também explicaram como funciona o método Billings, usado para avaliar o muco cervical da mulher.




ESTRESSE.


O estresse, a pressão e a ansiedade reduzem a testosterona entre os homens, que perdem a libido e complicam a dinâmica do casal. A pressão de ter um filho também atrapalha e aí não só a pressão do casal, mas a da família também.




OBESIDADE.


Está cientificamente comprovado que o excesso de peso diminui a fertilidade. Hoje no Brasil, 50% dos homens em idade reprodutiva estão com sobrepeso e 31% estão obesos. Se o ritmo continuar dessa forma, o país alcançará os EUA, onde metade dos homens em idade reprodutiva é obesa.




A perda da fertilidade entre os obesos está associada à leptina, hormônio produzido pelas células de gordura. Ele pode aumentar a temperatura dos testículos, que precisam estar cerca de 2° C abaixo da temperatura corporal para poderem funcionar. Com esse aquecimento, a produção de espermatozoides fica prejudicada.




CIGARRO.


As milhares de toxinas presentes no cigarro provocam uma reação de defesa do organismo. O sangue aumenta a produção de glóbulos brancos, que vão para órgãos como pulmão, estômago, intestino e testículos.




Esses leucócitos chegam aos testículos e produzem os chamados radicais livres, com a intenção de combater as toxinas. Isso afeta o sêmem e destrói os espermatozóides, que são células sem muitas defesas.




ALIMENTAÇÃO.


Uma dieta equilibrada é fundamental para a saúde e também para a reprodução humana. É importante ter no cardápio todos os tipos de alimentos, além dos que têm função antioxidante, essenciais para combater os radicais livres e preservar a fertilidade.




Frutas vermelhas (morango, uva e tomate), vegetais verde-escuros (rúcula, agrião, brócolis e manjericão) e mamão papaia são ótimas opções.

*** As informações são do G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário