sábado, 27 de agosto de 2011

CANADENSE USA MICROCÂMERA NO LUGAR DO OLHO E PRETENDE FAZER DOCUMENTÁRIO COM AS IMAGENS...


FONTE: Extra Online, TRIBUNA DA BAHIA.


O documentarista Rob Spence, de Toronto, está disposto a mostrar para todo mundo o ponto de vista dele. O canadense resolveu instalar, no lugar da prótese que usa no olho direito, uma microcâmera. Mas, de acordo com reportagem do jornal “Daily Mail”, o aparelho não está ligado ao cérebro de Rob, por isso ele não teve a visão recuperada. Apenas capta as imagens.

O cineasta já deu até uma função para as imagens que ele captar com a microcâmera. Ele vai usar os vídeos no projeto de um documentário sobre as questões de privacidade.


Ele disse que os personagens não irão saber que estão sendo filmados, mas vai precisar da autorização deles para incluir as imagens no filme.


O projeto do documentário está perto de conseguir financiamento no Canadá.


O canadense perdeu o olho por causa de um tiro acidental na infância. Segundo ele, a ideia surgiu quando, olhando para um celular com câmera, pensou que talvez pudesse criar algo tão pequeno que coubesse no lugar do olho.


O projeto começou em 2009, com a ajuda de engenheiros e oftalmologistas que utilizaram o que havia de menor em tecnologia no mercado. “Não foi fácil, mas por ser muito parecido com a ficção pop, os engenheiros se divertiram muito fazendo isso”, contou ele.

A microcâmera foi doada por uma companhia especializada na Califórnia e tem uma resolução de 328 x 250 pixels. O sistema usa baterias com controle remoto e está todo interligado por uma placa que tem a espessura de um papel.


Rob tem ainda uma luz vermelha como acessório, para deixar ele bem parecido com o personagem vivido por Arnold Schwarzenegger em “O Exterminador do futuro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário