sexta-feira, 26 de agosto de 2011

PF PRENDE 17 POR GOLPE MILIONÁRIO NA PREVIDÊNCIA SOCIAL...



FONTE: Silvana Blesa, TRIBUNA DA BAHIA.


Uma ação conjunta da Polícia Federal, Justiça Federal, Ministério Público Federal e Previdência Social, resultou na prisão de 17 pessoas e 21 mandados de busca e apreensão, durante a operação denominada de “Nevasca”, desencadeada na manhã de ontem em Salvador e Região Metropolitana.


De acordo com o superintendente da PF, José Maria Fonseca, as investigações começaram há um ano, depois que denúncias anônimas identificaram indícios de inserção de vínculos fictícios nos sistemas da Previdência Social, usados para fins de concessão de benefícios previdenciários como aposentadoria por tempo de contribuição, auxílio doença e pensão por morte previdenciária, sem o conhecimento dos supostos empregadores.




Os mentores da organização eram dois contadores que faziam a fraude com ajuda de quatro técnicos da Previdência Social e de um funcionário da Caixa Econômica Federal. Todos eles estão presos, mas os nomes não foram divulgados. Durante as investigações, foram rastreados 500 benefícios irregulares que davam direito a aposentadoria a terceiros. O desfalque nos cofres da União pode superar R$ 20 milhões.


O superintendente da previdência, João Maria Lopes ressaltou que após a chegada das denúncias sobre o golpe no INSS, a força tarefa do órgão analisou a veracidade e vendo que havia uma quadrilha de grande envolvimento, a Justiça Federal foi acionada.


“Esse tipo de crime envolvendo servidor da própria Previdência vem diminuindo. Nós temos nosso serviço de inteligência que está atento a qualquer ato de desvio de conduta dos funcionários. Eles irão responder pelo crime, além de estarem sujeitos a perder os cargos que ocupavam”, falou o superintendente.


DEZ CARROS E UMA CASA FORAM APREENDIDOS.
A quadrilha agia com ajuda de vários aliciadores, os intermediadores, que procuravam pessoas que estavam prestes a se aposentar por tempo de serviço, outras por invalidez, doença e aquelas que queriam receber pensão por morte previdenciária.


Eles cobravam uma quantia para agilizar o processo da aposentadoria e usavam dados de empresas no caso das que contratavam os serviços dos contadores e sem o consentimento do dono da empresa. Em alguns casos, foram identificados nas investigações que os contadores compravam empresas falidas e usavam aqueles dados para fraudar o benefício do INSS.


O superintendente da previdência salientou que as pessoas que usaram dessa prática ilícita para se aposentar, também serão investigadas e podem ser presas em casos se não houver a necessidade para o recebimento da aposentadoria.


“Todas essas pessoas que usaram dessa prática ilícita sabiam que esse não era a forma certa para garantir o benefício, uma vez que temos todos os profissionais que estão à disposição para buscar o benefício da forma certa e permitido pela justiça. Então, quem usou esse serviço também será indiciado”, salientou João Lopes.


BENS DA QUADRILHA - Ontem pela manhã, dez carros populares e importados foram apreendidos pela polícia como parte de bens adquiridos pela quadrilha. Uma casa localizada no bairro do Caminho das Árvores também foi retida pela justiça. Os bens serão leiloados e o dinheiro repassado aos cofres públicos onde ocorreram os desfalques.


Vários documentos e computadores foram apreendidos e serão analisados pela Força Tarefa Previdenciária para depois serem apresentados pela Polícia Federal junto à Justiça Federal. Os presos foram ouvidos na sede da Superintendência da PF e serão indiciados pela prática dos crimes de estelionato, formação de quadrilha e corrupção ativa ou passiva, previstos nos artigos 171, §3º, 288, 317 e 333 do Código Penal Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário