quarta-feira, 31 de agosto de 2011

SIBUTRAMINA É POPULAR ENTRE BRASILEIRAS QUE MORAM NOS EUA...



FONTE: CLÁUDIA COLLUCCI, DE SÃO PAULO (www1.folha.uol.com.br).

Estudo realizado por pesquisadores da Harvard Medical School com 565 brasileiras que vivem nos Estados Unidos revela que 23% delas já usaram pílula ou chá de emagrecimento com substâncias banidas pelo governo norte-americano.










Conhecidos como Pai You Guo, esses produtos são vendidos como "naturais", mas, na realidade, contêm sibutramina e fenolftaleína, substâncias que podem causar aumento do risco de ataques cardíacos, derrame e câncer.

"Elas estão lutando para perder peso e querem experimentar tudo o que pode funcionar", disse o principal autor do estudo, Pieter Cohen, professor-assistente na Universidade Harvard.
Segundo Cohen, as mulheres pensam que os produtos têm apenas ingredientes naturais de plantas e, por isso, sentem-se seguras.

Ele afirma que decidiu escolher as brasileiras como público-alvo da pesquisa porque os produtos alternativos de dietas são populares nessa comunidade.

"Tanto as americanas quanto as brasileiras querem ser magras. Mas as americanas parecem ter mais estigma em usar pílulas para perder peso. Se o fazem, não contam para ninguém. Já as brasileiras costumam comentar com os amigos e a família", diz ele.

EFEITO COLATERAL.
Quase 30% das mulheres que usaram o produto disseram que o compraram em lojas locais, e 9% por meio da internet. O restante comprou de pessoas conhecidas.

O estudo foi publicado na edição on-line do "Journal of General Internal Medicine".

A maioria das usuárias relatou ao menos um efeito colateral, como boca seca, ansiedade e insônia. Mas algumas sofreram problemas mais graves, como palpitações cardíacas, depressão, desmaio, náuseas e vômitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário