quarta-feira, 28 de setembro de 2011

BABYPAP JÁ EM USO NO HOSPITAL PRADO VALADARES...

FONTE: HGPV (hgpvjequie@gmail.com).


Babypap doados pelo Ministério da Saúde já estão em uso no HGPV.
Equipe científica da Opus Biomédica, empresa responsável pela instalação dos equipamentos da FANEM® doados pelo Ministério da Saúde para implantação da UTI neonatal do HGPV, fez instalação e demonstrou funcionamento dos equipamentos Babypap® FANEM® no Berçário do hospital na tarde de ontem 27/09.

Este equipamento é utilizado para o tratamento das patologias respiratórias por oxigenoterapia em recém-nascidos através de um fluxo da mistura de Ar Comprimido e Oxigênio aquecida e umidificada a uma pressão controlada através de coluna de água e borbulha, proporcionando uma Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas - CPAP - de modo não invasivo.

De acordo com a assessora científica da Opus, a fisioterapeuta Flávia Pereira, um desconforto respiratório pode ser resolvido com um recurso não invasivo, reduzindo o risco de morte e o tempo de permanência das internações dos recém-nascidos. “Na sala de parto o equipamento de CPAP pode ser utilizado agindo de forma rápida, reduzindo os riscos de lesão por asfixia ou necessidade de ventilação mecânica”, explica Flávia Pereira.

O diretor do HGPV, Gilmar Vasconcelos, informou que um dos três equipamentos instalados hoje à tarde já está sendo utilizado por um recém-nascido prematuro que teve indicação médica (foto).

O Hospital Prado Valadares tem proporcionado capacitação para a equipe da área de neonatologia com vistas à implantação do Serviço de Pediatria de Sala de Parto e Terapia Intensiva Neonatal, recentemente um dos pediatras do HGPV participou de um Curso de Reanimação Neonatal em Salvador promovido pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

A enfermeira Claudia Tetê, coordenadora de enfermagem da maternidade do HGPV, disse que nos próximos dias serão encaminhados enfermeiros e fisioterapeutas para um curso teórico e prático na área de neonatologia na Maternidade de Referência José Maria de Magalhães Neto, na capital do Estado.

“A SESAB/HGPV já realizou contratações recentes através do Concurso Público e continua em processo de contratação de mais médicos pediatras e neonatologistas para implantação do Serviço de Pediatria de Sala de Parto e Berçário, com plantonistas 24 horas”, informou o diretor.

OBS.: MATÉRIA E FOTO ENCAMINHADA POR E-MAIL PELO SENHOR GILMAR VASCONCELOS, DIRETOR DO HOSPITAL PRADO VALADARES, JEQUIÉ – BAHIA – BRASIL, A QUEM AGRADEÇO A GENTILEZA E COLABORAÇÃO COM ESTE ESPAÇO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário