terça-feira, 27 de setembro de 2011

BEBÊ ESPERA POR CIRURGIA NO CORAÇÃO HÁ QUASE UM MÊS...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.


Com apenas um mês de vida a pequena Sofia já luta para sobreviver. A criança nasceu com uma doença no coração e aguarda uma cirurgia há quase um mês, na capital baiana.

A Justiça já determinou que o estado realize a operação, mas a cirurgia ainda não aconteceu por falta de vagas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Santa Izabel ou Ana Nery.

Sofia é a primeira filha da estudante Naiane Suzart, que precisou realizar o parto em fase ainda prematura, no dia 13 de agosto último. A criança nasceu com um defeito no coração chamado Tetralogia de Fallot, quando a veia que leva o sangue para o pulmão fica obstruída. Com isso, menos oxigênio é levado para o sangue e o bebê fica roxo.

Desde o diagnóstico, feito onze dias após o nascimento, a menina está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da maternidade José Maria de Magalhães. A família procurou o Juizado de Menores no dia 29 de agosto. No mesmo dia, o juiz Salomão Rezedá determinou que o estado realizasse de imediato a cirurgia em Sofia na rede pública ou privada, mas, até a segunda-feira (26), o procedimento não foi feito.

A Secretaria de Saúde do EStado da Bahia (Sesab) informou que a cirurgia de Sofia ainda não foi realizada porque não há vagas nas UTI’s dos hospitais Santa Isabel e Ana Nery, onde é feito esse tipo de cirurgia na capital baiana. Segundo a Sesab, assim que surgir uma vaga Sofia será encaminhada com urgência para ser operada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário