sábado, 24 de setembro de 2011

CAMPANHA ALERTA PARA CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS...

FONTE: Carlos Vianna Junior, TRIBUNA DA BAHIA.


Para os consumidores de bebidas alcoólicas, ontem foi um dia diferente. Foram realizadas ações, tanto pelo estado como por empresas privadas, na tentativa de reforçar o limite entre a alegria e a responsabilidade. Se por um lado os consumidores de bebidas tiveram suas memórias refrescadas sobre a lei seca, através da volta das blitz, por outro lado, os empresários que lidam com bebidas alcoólicas foram lembrados que a venda desses produtos só pode ser realizada a maiores de 18 anos. Foi o “Dia da Responsa”, como foi batizado pela Companhia de Bebidas das Américas (Ambev).


A iniciativa da Ambev, uma das maiores cervejarias do mundo, que consiste em massificar a mensagem de consumo responsável de bebidas alcoólicas, através dos revendedores de seus produtos, não tem relação direta com a volta das blitz. “Coindidência, o Dia da Responsa já está no seu segundo ano, e na verdade é uma ação planetária, que envolve 117 mil funcionários da cervejaria em 20 países, sendo 32 mil no Brasil”, explica o gerente comercial da empresa em Salvador, Carlos Medeiros.


Consciente de que seus produtos estão no meio de um debate da sociedade que tenta avaliar os benefícios e os malefícios do seu uso, Carlos Medeiros acredita que não só a cervejaria, mas boa parte dos empresários estão tentando lutar contra as consequências do mau uso das bebidas alcoólicas. “Os bons empresários já têm a consciência que o que se ganha com o consumo excessivo ou com a falta de respeito às leis, como, por exemplo, a venda para menores, não é um lucro positivo, é um lucro que depõe contra o nosso negócio”, diz.


Entre as principais ações está a tentativa de fazer os revendedores de bebidas exigirem a identidade para a comprovação da maior idade, quando isso se fizer necessário. Além disso, cartazes foram colocados nos pontos de vendas e neles se lêem: “Neste estabelecimento, cerveja é para todo mundo, só não é para menores de 18 anos”. Este trabalho de conscientização foi efetivado por 130 vendedores, e cada um percorreu 10 pontos de venda.

TRABALHOS EDUCATIVOS CHEGAM ÀS COMUNIDADES.
Segundo Carlos Medeiros, as campanhas por um consumo consciente de bebidas alcoólicas não param por aí. “Além das propagandas a nível nacional, em Salvador a Ambev tem parcerias com as ONGs Cipó e Axé, e, através delas, temos desenvolvidos trabalhos educativos em comunidades, às quais levamos informações sobre o tema, tanto para os pais como para os filhos”, conta.


Outra iniciativa da cervejaria coloca o Dia da Responsa em sintonia com as blitz iniciadas ontem pelo Detran-Ba, em parceria com a Transalvador e a Polícia Militar. “Somos o maior incentivador dessas blitz e a prova disso é que a empresa já doou mais de 80 mil bafômetros, em Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, para o governo exercer este controle”, informa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário