segunda-feira, 26 de setembro de 2011

CCIH DO HGPV É ATUANTE E BEM ESTRUTURADA...

FONTE: HGPV (hgpvjequie@gmail.com).

O Hospital Geral Prado Valadares foi um dos pioneiros na implantação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), com início de suas atividades em 1994. Ao longo de 17 anos foram desenvolvidas atividades para o diagnóstico de infecções relacionadas à assistência e elaborados planos de controle.


De acordo com a médica infectologista da CCIH do HGPV, Tiana Mascarenhas, o crescente investimento na assistência modificou o perfil dos pacientes atendidos pelo HGPV, de modo que se disponibiliza hoje procedimentos invasivos, como cirurgias ortopédicas de alta complexidade e neurocirurgia, que trazem consigo a necessidade intrínseca de maior permanência hospitalar e, com isso, maior frequência de infecções durante o internamento.


“Reconhecendo este viés, a CCIH do HGPV intensificou suas atividades, investindo no controle das variáveis relacionadas à infecção, como desenvolvimento de protocolos de desinfecção e esterilização de materiais, protocolos de uso de antibióticos nas cirurgias e nas unidades de internamento, visitas técnicas e, acima de tudo, treinamento dos funcionários dos setores de assistência e apoio através da educação permanente”, relata a médica infectologista.


Ainda de acordo com Drª. Tiana, a produção de indicadores (taxas) de infecção hospitalar também evoluiu, a CCIH do HGPV hoje calcula seus indicadores corrigidos pelos riscos a que o paciente está submetido, compreendendo o processo de adoecimento. Por exemplo: pacientes mais graves têm maior necessidade de uso de aparelhos para respirar, portanto estão mais sujeitos a desenvolver infecções respiratórias durante o internamento.


Dessa maneira o trabalho da CCIH vem se especializando e atuando de maneira cada vez mais efetiva no controle dos fatores que possam aumentar a frequência da inevitável infecção hospitalar.


“Novo passo foi dado recentemente, com a contratação de médica Infectologista para integrar a comissão, de modo que as recomendações sejam ainda mais especializadas e efetivas”, afirmou o diretor do HGPV, Gilmar Vasconcelos.

A taxa global de infecção hospitalar do HGPV atualmente é de 3,6 pontos percentuais, portanto, dentro do índice limite preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de 5%.

A CCIH do HGPV conta com dois membros executores, sendo uma enfermeira especialista em Controle de Infecção Hospitalar e uma médica infectologista, além de membros consultores representantes dos serviços de enfermagem, médico, de laboratório, de farmácia, de higienização e da área administrativa.


“A CCIH do HGPV tem contribuído também com a produção de conhecimento, subsidiando a realização de pesquisas científicas, as quais são apresentadas em diversos congressos nacionais”, enfatizou o Prof. Silvio Arcanjo, diretor administrativo do HGPV.

HISTÓRIA.
A primeira Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Brasil foi criada no Hospital Ernesto Dornelles de Porto Alegre – RS em 1963, 20 anos depois o Ministério da Saúde (MS) criou o Grupo de Trabalho para discutir sobre o tema, tendo publicado a portaria 196 determinando a todos os hospitais brasileiros constituir CCIH.


Em 1988 o MS criou o Programa Nacional de Controle de Infecção Hospitalar (PNCIH), que em 1990 transformou-se em Divisão Nacional de Controle de Infecção Hospitalar, por meio da Portaria nº 666. Em 1992 a portaria 196 foi substituída pela portaria 930, representando um grande avanço no sentido de maior profissionalização na prática do controle de infecções.


Em 1997 foi editada a Lei Federal 9.431, recebida com perplexidade por todos os profissionais que trabalhavam com controle de infecção hospitalar no País, visto que foi vetada a maioria dos artigos, a exemplo da obrigatoriedade da existência do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, a composição e as competências deste e da Comissão de Controle.


A portaria 2.616 foi publicada em 1998, a qual rege o controle de infecção hospitalar e mantém a obrigatoriedade de um Programa de Controle de Infecções Hospitalares em todos os hospitais do país.


OBS.: MATÉRIA E FOTO ENCAMINHADAS POR E-MAIL PELO SENHOR GILMAR VASCONCELOS, DIRETOR DO HOSPITAL PRADO VALADARES, JEQUIÉ – BAHIA – BRASIL, A QUEM AGRADEÇO A GENTILEZA E COLABORAÇÃO PARA COM ESTE ESPAÇO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário