quarta-feira, 28 de setembro de 2011

MELÕES COM BACTÉRIAS CAUSAM MORTE DE 13 PESSOAS NOS ESTADOS UNIDOS...


FONTE: G1, TRIBUNA DA BAHIA.

Um foco de listeriose matou 13 pessoas e infectou outras 72 nos Estados Unidos, segundo informou nesta quarta-feira (28) o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do país.


A doença é provocada por uma bactéria chamada Listeria monocytogenes.


Esse micro-organismo foi encontrado em melões contaminados na fazenda Jensen Farms, localizada na cidade de Granada, no estado de Colorado.


Com sintomas parecidos com os de gripe, a listeriose pode causar dores musculares e febre.


A doença é mais grave em grávidas - elas podem até perder o bebê ou a criança pode nascer com meningite.


Segundo o CDC, idosos, recém-nascidos e adultos com as defesas do corpo enfraquecidas também são alvos mais fáceis para a infecção.


Quatro tipos diferentes da bactéria já foram detectados em até 18 dos 50 estados norte-americanos desde o início do surto, em 15 de agosto. Já as mortes aconteceram somente nos estados de Coloroado, Kansas, Maryland, Missouri, Nebraska, Novo México, Oklahoma e Texas.


A própria fazenda solicitou que seus produtos fossem recolhidos depois da agência que regula remédios e alimentos nos Estados Unidos (FDA) ter identificado a origem do foco.


O tipo de melão infectado é conhecido como Rocky Ford - nome de uma cidade no Colorado famosa por esta variedade da fruta.


Mas as autoridades sanitárias do país alertam que a Listeria pode crescer em outros tipos de melões, guardados dentro ou fora da geladeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário