domingo, 30 de outubro de 2011

MENINGITE (PARTE DOIS)...

CONTINUAÇÃO...


MENINGITE: COMO AGIR?
Detectar a Meningite a tempo e saber agir imediatamente pode ser vital.

O QUE É UMA SEPSIS?

A bactéria meningococo pode produzir uma infecção do sangue (sepsis) simultaneamente com a meningite ou independentemente dela. Esta doença é ainda mais grave de que a própria meningite porque costuma deixar lesões irreversíveis e inclusivamente muitas crianças falecem em poucas horas. O seu sintoma característico são as petéquias, umas manchas de cor avermelhada, causadas por pequenas hemorragias.

Os médicos recomendam aos pais esticar a pele que envolve estas manchas para identificá-las. Se ao fazê-lo elas desaparecerem, isso é o sinal de que não são petéquias, mas se persistirem, então não restam dúvidas. Nesse caso, a vida da criança corre sério perigo: é preciso levá-la imediatamente ao serviço de urgências.

QUAIS AS CRIANÇAS QUE DEVEM LEVAR A VACINA?

A vacina contra o meningococo C administra-se a todos os bebés aos dois, quatro e seis meses de idade, mas ainda não existe entre nós. Contra o meningococo B ainda não existe vacina.

O QUE ACONTECE SE UMA CRIANÇA VACINADA TIVER CONTACTO DIRECTO COM UM DOENTE?

É preciso consultar o pediatra esteja a criança vacinada ou não. A vacina somente imuniza a criança contra o meningococo C, não contra o B. Se o médico o considerar necessário, recomendará um tratamento profiláctico, à base de antibióticos, para evitar que a criança chegue a desenvolver a infecção.

1. MENINGITE POR “HAEMOPHILUS INLUENZAE B’.

Quando não se administrava a todas as crianças uma vacina contra esta bactéria, elas corriam o sério risco de ficar com sequelas graves ou inclusivamente perigo de vida.

· A VACINA PROTEGERÁ CONTARA OUTRAS DOENÇAS?
Sim: contra algumas otites, celulitis (inflamação bacteriana do tecido subcutâneo), certas pneumonias e, sobretudo, contra uma situação que ameaçava a vida da criança: a epiglotite. Desde que se vacinam todas as crianças, esta infecção praticamente desapareceu.

* COM QUE IDADE SE APLICA A VACINA?
Aplica-se em três doses no primeiro ano, aos dois, quatro e seis meses, e outra dose aos 18 meses.

2. MENIGITES VIRAIS.
Causam sintomas idênticos aos das meningites bacterianas, mas seriam bom que todas as meningites fossem como estas. Embora a criança se encontre mal e deva ser internada num hospital, curar-se-á sem tratamento. A sua vida não corre perigo e não ficará com sequelas.

· EXISTE VACINA?
Por enquanto, ainda não se desenvolveu nenhuma.

· QUEM PODE FIC AR CONTAGIADO?
Todas as crianças, embora seja mais frequente nas de tenra idade.

· QUANTO TEMPO DEVEM FICAR HOSPITALAIZADAS?
Depende do centro. Geralmente, a criança tem alta uma vez que o médico comprove que a doença foi originada por um vírus.

3. MENINGITE PEUMOCÓCICA.
É menos frequente que a meningite meningocócica, mas bastante mais grave. Pode fazer correr perigo de vida à criança ou causar-lhe atraso mental, alterações motoras e surdez, entre outras lesões.

· A QUEM AFECTA?
Sobretudo crianças com menos de dois anos e adultos com mais de 65.

* EXISTE VACINA?
A boa notícia é que durante os próximos meses estará disponível uma vacina contra sete tipos de pneumococos que produzem meningites.

· QUANDO SE APLICA?
As autoridades sanitárias americanas (um país que serve como referência aos médicos de quase todo o mundo), recomendam administrar três doses aos bebés, aos dois, quatro e seis meses. Para as crianças que têm entre um e os dois anos aconselham duas doses, e para as crianças de dois a cinco anos, uma única dose.

· ESTA VACINA PROTEGERÁ CONTRA OUTRAS DOENÇAS?
O pneumococo também causa pneumonias, otites médias, sinusites, faringites, bronquites e sepsis pneumocócica. Por isso, a vacina imuniza também contra estas infecções. Isso não quer dizer que uma criança vacinada não possa vir a ter pneumonias ou otites, porque elas também podem ser provocadas por outros gérmens.

CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário