domingo, 30 de outubro de 2011

MENINGITE, SINAIS E SINTOMAS (PARTE UM)...

FONTE: www.angelfire.com

A meningite é uma doença séria. É rara, mas tem ocorrido com mais frequência nos últimos anos. A meningite é propagada principalmente por meio da saliva.

Para prevenir o contágio de meningite deverá ter em conta as seguintes precauções:

· Não partilhe as colheres, garfos, palhinhas, copos, ou outros objectos que contenham a saliva de outras pessoas.

· Não partilhe cigarros, charutos ou cachimbos.

· Assegure-se de que as crianças não colocam na boca objectos que estiveram na boca de outras crianças.

· Evite a proximidade de pessoas que tossem ou espirram.

· Quando tossir ou espirrar, tape a sua boca.

· Lave as suas mãos frequentemente com água morna e sabão, pois é possível que tenha tocado nalgum objecto já contaminado.

· Não deixe que outras pessoas beijem os seus filhos mais novos directamente na boca. Os adolescentes devem ser informados do facto de que, quando beijam alguém na boca, estão a passar e a receber bactérias.

· Evite o fumo do cigarro.

· Pode beber água num chafariz público, mas não encoste a sua boca ao bocal.

· Tente levar todas as pessoas da sua família, dos 2 aos 22 anos de idade, ao Centro de Saúde, para os vacinar contra a meningite nos próximos meses.

TAMBÉM É IMPORTANTE QUE VOCE SAIBA QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA MENINGITE:
· Febre, pescoço dolorido, pequenas manchas vermelhas na pele, vómito, confusão.

NOS BEBÊS, PROCURE SINAIS DE:

· Birra, pouco apetite, cansaço anormal. Se alguém na sua família tiver estes sintomas, procure assistência médica imediatamente.

Não entre em pânico e, em caso de dúvida, consulte o seu médico.

MENINGITES.
Embora existam novas vacinas, as crianças ainda não estão a salvo desta grave doença. No entanto, os nossos filhos estão melhor protegidos contra as meningites. Logo durante os primeiros meses de vida ser-lhe-ão administradas três vacinas, e perante a mínima possibilidade real de contágio, é-lhe efectuado um tratamento profilático urgente.

Mas estas medidas não podem evitar que várias centenas de crianças adoeçam todos os anos e, o que é pior, que algumas delas acabem por correr grave perigo ou ficar afectadas para o resto das suas vidas. A única coisa que pode tranquilizar os nossos receios é conhecer a doença e saber agir em caso de perigo.

O QUE É A MENINGITE?

Consiste numa inflamação das meninges, umas membranas que envolvem o cérebro e a espinal medula. Esta alteração pode ser muito grave porque as meninges, ao aumentar de tamanho, pressionam o cérebro (que é um órgão vital) e também os vasos sanguíneos que o irrigam.

COMO SE RECONHECE?

Existem dois tipos de sintomas, uns que são comuns a outras infecções, como a febre, o abatimento ou a falta de apetite, e outros específicos: dor de cabeça, irritabilidade, vómitos violentos, convulsões e dilatação da fontanela nos bebés. Um sinal inequívoco da meningite é a rigidez da nuca, e assim, no caso de se detectar algum sintoma do segundo grupo, é preciso pedir à criança que incline o pescoço para a frente (ou tente incliná-lo) para comprovar se tem mobilidade.

ONDE SE TRATA?

O diagnóstico precoce é crucial para uma boa evolução da doença: a criança deve ser observada imediatamente por um médico; se o especialista confirmar que, efectivamente, ela está a sofrer de uma meningite, transferi-la-á imediatamente para um hospital.

COMO SE CONTAGIA?

Todos os vírus ou bactérias que produzem a meningite alojam-se na faringe dos doentes e de muitas pessoas saudáveis (chamadas portadores sãos) e transmitem-se por via aérea (através das gotículas de saliva que se escapam ao falar, ao espirrar ou tossir). Estes vírus não sobrevivem nos objectos, por isso, a doença não pode contagiar ninguém por frequentar a mesma escola de uma criança doente nem por tocar nos seus objectos.

EM QUE PERÍODO DO ANO É MAIS FREQUENTE?

Pode-se contrair uma meningite em qualquer estação do ano, mas a imensa maioria dos casos produz-se durante os meses de Inverno e Primavera.

QUAL É O GÉRMEN CAUSADADOR?

Não existe um único culpado, mas sim vários. Pode causar meningite qualquer vírus ou bactéria que consiga chegar até às meninges e multiplicar-se aí. Os vírus que causam mais meningites em Portugal são, actualmente, as bactérias meningococo e Haemophilus influenzae, pneumococo, e os enterovírus, parvovírus e vírus echo.

É IMPRESCINDÍVEL FAZER UMA PUNÇÃO LOMBAR?

O médico extrai uma pequena quantidade de líquido cefalorraquidiano das lombares, com uma agulha muito fina. Esta amostra permite conhecer qual o gérmen que produziu a infecção e estabelecer o tratamento adequado. Efectua-se na maior parte das crianças com sintomas.

EXISTE VACINA?

Não existe uma vacina contra todos os vírus e bactérias que possam causar uma meningite, mas três vacinas contra as três bactérias mais comuns: contra a Haemophilus influenzae b, contra o pneumococo e contra o meningococo C (a antiga vacina contra os meningococos A e C tinha uma eficácia temporária). As duas primeiras administram-se a todas as crianças, e a terceira está prestes a ser introduzida.

MENINGITE MENINGOCÓCICA.
Existem 13 tipos de meningococos diferentes; entre eles, os mais comuns em Portugal neste momento são o B e o C.

QUEM PODE FICAR CONTAGIADO?

Qualquer criança que tenha contacto próximo com um doente ou um portador saudável pode contrair a meningite, mas na realidade, a maior parte dos doentes tem menos de seis anos. As crianças mais crescidas não costumam contagiar-se.

PODE DEIXAR SEQUELAS?
Quase todos os doentes ficam curados e sem problemas.

CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário