sábado, 29 de outubro de 2011

TOMAR SOL A TARDE AUMENTA CINCO VEZES O RISCO DE DESENVOLVER CÂNCER...

FONTE: Uol, TRIBUNA DA BAHIA.


A exposição aos raios ultravioleta (UV) na parte da tarde aumenta em até cinco vezes o risco de desenvolver câncer de pele. É o que aponta novo estudo realizado pela Universidade de Medicina da Carolina do Norte e publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.


A pesquisa foi desenvolvida com ratos e os que foram expostos aos raios assim que acordavam tinham menos riscos de desenvolver câncer de pele em comparação com os que eram expostos ao mesmo nível de luz durante outros momentos do dia.


O estudo mostrou que os animais expostos ao sol na parte da tarde além de ter cinco vezes mais chances de desenvolver câncer de pele, apresentavam um tumor em estado já avançado da doença.


A radiação UV, presente na luz solar e nos aparelhos de bronzeamento artificial, danifica o DNA das células da pele e isso pode levar ao câncer de pele.


Os pesquisadores descobriram que o XPA, proteína em humanos e ratos que corrige o DNA danificado, segue o ritmo circadiano, relógio biológico do corpo, portantohá variações na hora de corrigir os danos que ocorrem no DNA durante o dia.


Os níveis dessa proteína estão em maior quantidade no organismo ao despertar, portanto a proteína consegue corrigir os erros no DNA causado pela exposição ao sol. Mas quando o nível de XPA está baixo os erros não são reparados e o risco de desenvolver câncer aumenta.


De acordo com o Dr. Aziz Sancar, líder da pesquisa, ainda que a exposição na parte da manhã seja menos prejudicial para a pele, o risco de câncer também existe ao tomar sol durante o período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário