segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

PRÉ-HIPERTENSÃO TAMBÉM EXIGE CUIDADOS...

FONTE: *** TRIBUNA DA BAHIA.



Se a sua pressão sanguínea é mais alta que o normal, mas não é alta o suficiente para ser considerada hipertensão, então você tem pré-hipertensão. Isso significa que você pode ter um risco maior para AVE (também chamado de derrame ou AVC) e doença cardíaca. A pré-hipertensão é definida por uma pressão sanguínea sistólica entre 120 e 139 ou pressão diastólica entre 80 e 89. Ou seja, se a sua pressão costuma estar acima de 12 por 8, e abaixo de 14 por 9, você pode ter essa alteração.

A American Heart Association sugere uma mudança de estilo de vida nesses casos, e não o uso de medicamentos. Isso inclui perda de peso, dieta com pouco sal, atividade física regular e parar de fumar. Mas novas pesquisas mostram que tomar remédio para controlar a pressão arterial, juntamente com a mudança do estilo de vida, pode ajudar a diminuir o risco de derrame.

Os pesquisadores da Case Western Reserve University em Cleveland, Ohio (EUA), revisaram 16 estudos com, ao todo, mais de 70 mil pessoas. Os participantes tomaram remédios para hipertensão ou placebo, que é a medicação que não faz efeito. As pessoas que tomaram remédio tiveram 22% menos chances de ter um derrame em comparação com quem não tomou.

Os autores do estudo acreditam que esses achados precisam ser discutidos antes de serem extrapolados para a população em geral. Afinal, remédios costumam ser caros e trazem uma gama de efeitos colaterais que precisam ser avaliados.

MUDE O ESTILO DE VIDA – A hipertensão arterial é gatilho para uma série de males, e não só aqueles que envolvem o sistema circulatório. “Normalmente, pessoas com pressão alta estão mais sujeitas a sofrer falhas no coração, nos rins e até no cérebro” explica o cardiologista Enéas Rocco. Algumas atitudes ajudam a controlar níveis já elevados de pressão. Confira a seguir uma lista delas e imprima uma marca saudável ao seu dia a dia.

MANUTENÇÃO DO PESO IDEAL – O sobrepeso aumenta o esforço do coração para conseguir bombear o sangue. Na prática, o músculo é exigido demais. “Como o bíceps de quem levanta peso, o coração de uma pessoa obesa acaba hipertrofiado”, explica o cardiologista. As lesões causadas pelo esforço excessivo podem se tornar irrecuperáveis.

PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA – Atividades físicas regulares, principalmente as aeróbias, contribuem para a melhora de todo o sistema circulatório e pulmonar. Só tome cuidado com os exageros: antes de começar qualquer treino, procure um especialista e faça uma avaliação geral.

REDUÇÃO DE SAL – O excesso de sal na dieta leva à retenção de líquidos, acarretando a hipertensão. Por isso, maneire na hora de temperar a comida e diminua o consumo de enlatados e alimentos em conserva.

EVITAR BEBIDAS ALCOÓLICAS – O álcool em grande quantidade é inimigo da pressão sob controle. Corte as bebidas da sua dieta ou consuma com muita moderação.

MEDICAMENTOS – Se o médico recomendou, não deixe de tomar. Mas nada de sair por aí imitando a receita alheia. Vale lembrar que alguns medicamentos podem elevar a pressão, como os anti-inflamatórios e anticoncepcionais, ressalta o cardiologista.

CIGARRO – O tabaco, em conjunto às outras substâncias tóxicas do cigarro, eleva a pressão imediatamente além de comprometer toda sua saúde.

*** Reportagem do site Minha Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário