domingo, 31 de julho de 2011

A APOSENTADORIA POR INVALIDEZ E OS DIREITOS TRABALHISTAS – FGTS E PIS...

FONTE: Claudio Fabiano Balthazar, TRIBUNA DA BAHIA.


A aposentadoria por invalidez é um benefício concedido aos trabalhadores que, por doença ou acidente, forem considerados pela perícia médica da Previdência Social incapacitados para exercer suas atividades ou outro tipo de serviço que lhes garanta o sustento.


Quando o empregado passa a receber o benefício de Aposentadoria por Invalidez, a empresa não pode rescindir o seu contrato de trabalho. Com base legal nos artigos 475 e 476 da CLT e Instrução Normativa SRT Nº 3, de 21 de junho de 2002. Assim, o contrato passa a ter a condição de suspenso, não podendo ser rescindido.


Registre-se que o posicionamento da não rescisão do contrato na aposentadoria por invalidez também é sustentado pelo TST na seguinte súmula: SÚMULA 160 DO TST- Aposentadoria por invalidez (RA 102/1982, DJ 11.10.1982 e DJ 15.10.1982).


Note que cancelada a aposentadoria por invalidez, mesmo após cinco anos, o trabalhador terá direito de retornar ao emprego, facultado, porém, ao empregador, indenizá-lo na forma da lei. Ex-prejulgado nº 37. Tudo isso nos remete a uma conclusão em relação ao empregado afastado por aposentadoria por invalidez, ou seja, A MANUTENÇÃO DO VÍNCULO DE EMPREGO.


A aposentadoria por invalidez, reitere-se, suspende o contrato de trabalho, afastando, a prescrição extintiva total, bienal. Entretanto, o mesmo não se dá em relação à prescrição extintiva quinquenal, parcial, que tem como marco inicial a data do ajuizamento da ação, já que, havendo direitos preexistentes ou adquiridos no curso da suspensão, não há impedimento ao exercício do direito de ação destinada a protegê-los ou persegui-los judicialmente.


Mas, como ficarão o FGTS e PIS/PASEP desses empregados? Enquanto perdurar a aposentadoria por invalidez, o empregador não efetua qualquer pagamento ao empregado, não sendo devidos, também, os depósitos em conta vinculada referentes ao FGTS.


Embora suspenso o contrato de trabalho e a proibição de vir o empregador efetuar a rescisão do contrato de trabalho, terá o empregado direito à movimentação do FGTS, bem como ao saque das cotas de participação no PIS/PASEP. Basta comparecer à Caixa Econômica munido da sua Carta de Aposentadoria que é concedida pela Previdência Social.


Não nos passa, entretanto, despercebido decisões contrárias a essa junto ao TST (Tribunal Superior do Trabalho). Ou seja, uma decisão da 2ª Turma do TST, órgão de cúpula da Justiça Trabalhista, determinou que o empregado tem direito ao depósito do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) no período em que recebe a aposentadoria por invalidez – caso o problema que originou o benefício tenha relação com o trabalho.


O fundamento é que a aposentadoria por invalidez não é um afastamento permanente do trabalho, pois o segurado pode se recuperar algum dia e voltar à empresa. Em sua decisão, o ministro José Simpliciano Fernandes, da 2ª Turma do TST, destacou que é devido o recolhimento obrigatório dos depósitos do FGTS “enquanto perdurar a situação provisória (aposentadoria por invalidez)”.


Pelas regras da aposentadoria por invalidez, o INSS deve convocar o segurado, a qualquer tempo, sem prejuízo da convocação bienal, para uma perícia de reavaliação da incapacidade de trabalho. Ou seja, “A decisão do TST é muito positiva. Se há a chance do segurado voltar ao posto de trabalho é mais do que justo que a empresa mantenha o recolhimento para o FGTS, que é um patrimônio do trabalhador”, disse Ricardo Patah, presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores).


Segundo o TST, a decisão da 2ª Turma serve de exemplo para o julgamento de casos parecidos em que a incapacidade do segurado tem relação com o trabalho na empresa.


Ressalte-se que entre as regras de concessão de benefícios do INSS, já existe um caso em que o depósito do FGTS é garantido durante o afastamento do segurado. É quando ficar demonstrado que a doença ou o acidente tem relação com o trabalho, o segurado recebe o auxílio doença acidentário, e a empresa é obrigada a depositar o FGTS. Essa regra, por certo, foi inspiradora para o atual posicionamento do TST.

CHINÊS PASSA POR CIRURGIA APÓS USAR GARRAFA PARA TENTAR CURAR CONSTIPAÇÃO...

FONTE: G1 / Planeta Bizarro, TRIBUNA DA BAHIA.



Um homem de cerca de 60 anos passou por uma cirurgia de emergência em hospital de Xiangzhou, na China, depois que colocou uma garrafa de 16 centímetros de comprimento no ânus, porque queria, de acordo com ele, curar uma constipação.


O objeto, porém, foi parar no reto, e ele precisou ser operado, segundo a imprensa chinesa.

O QUE É CONSTIPAÇÃO?



O termo constipação refere-se a uma mudança nos hábitos intestinais diários, principalmente uma diminuição do número ou consistência da motilidade intestinal ou dor ou dificuldade ao evacuar. No final do primeiro ano de vida, a maioria das crianças evacua confortavelmente uma vez por dia. Se a criança que evacua normal e regularmente fica um ou dois dias sem evacuar, e sente dor ou dificuldade em defecar fezes volumosas e duras, está constipada.A constipação é normalmente causada por uma quantidade insuficiente de líquidos e fibras na dieta. Sem a quantidade suficiente de líquidos as fezes ficam endurecidas e com as extremidades ásperas. Essas extremidades ásperas podem causar fissura retal, um corte microscópico e doloroso no reto. Preocupação excessiva em ensinar o bebê a usar o "troninho", estresse emocional (como a mudança para uma nova casa), introdução de novos alimentos ou muita gordura na dieta também podem contribuir para a ocorrência de constipação, assim como a falta de exercício adequado.As crianças também podem ficar constipadas como resultado de prender as fezes. Uma criança ativa talvez não queira perder tempo e interromper a brincadeira para ir ao banheiro. Quando isso acontece, as fezes retidas tornam-se desidratadas e duras, e a evacuação, dolorida. A evacuação dolorida, por sua vez, faz com que a criança queira adiar ao máximo a próxima ida ao banheiro, para evitar a dor.Até mesmo os bebês aprendem a reter as fezes para evitar a dor. Uma assadura que provoque dor e ardência durante a evacuação pode fazer com que o bebê relute em evacuar.


O fator mais importante para determinar se seu filho está constipado é seu nível de conforto quando evacua. Mesmo que seu filho vá ao banheiro todos os dias, fezes difíceis de evacuar podem indicar constipação. Outro indício é dor de barriga. A barriga da criança constipada pode ficar dura e sensível ao toque.

TRATAMENTO CONVENCIONAL.
Aumentar a quantidade de fibras e líquidos na dieta do seu filho é a melhor maneira de começar a tratar da constipação.Um amolecedor de fezes, como ducosato de sódio, pode ser receitado para amolecer as fezes e ajudá-las a passar pelos intestinos mais facilmente.Um laxante aumenta a quantidade de bolo fecal nos intestinos, amolece as fezes, facilitando a evacuação, e inicia a peristalse (a contração dos intestinos que movimenta as fezes). Qualquer um desses produtos deve ser tomado com muita água.


Hidróxido de magnésio (encontrado no leite de magnésia) é uma laxante formador de bolo fecal que leva os líquidos do corpo para os intestinos, aumentando o conteúdo dos intestinos e, conseqüentemente, iniciando a motilidade intestinal. O hidróxido de magnésio não deve ser dado a criança com menos de dois anos. Nenhum laxante deve ser usado de forma regular. Não dê ao seu filho nenhum medicamento sem antes conversar com seu médico.

Os laxantes estimulantes, como bisacodil, óleo de rícino, fenolftaleína e extrato de folha de sena, irritam a parede intestinal, conseqüentemente estimulando a peristalse. Os laxantes estimulantes são adstringentes e podem provocar cólicas. Se usar esses medicamentos, faça-o com moderação. É preferível usar laxantes formadores de bolo fecal do que os estimulantes. Nenhum laxante deve ser usado de forma regular, pois pode causar dependência. Não dê ao seu filho qualquer medicamento sem antes conversar com seu médico.


Os lubrificantes, como a glicerina e o óleo mineral, revestem as fezes e ajudam a passagem pelo reto. Contudo, o uso prolongado do óleo mineral pode provocar inflamação do fígado, baço e nódulos linfáticos abdominais e interferir na absorção das vitaminas A e D. Da mesma forma, o lubrificante pode ser perigoso se descer, acidentalmente, pela traquéia e penetrar nos pulmões.

DIRETRIZES ALIMENTARES.
Como a desidratação pode levar à constipação, aumente a quantidade de líquidos na dieta do seu filho. Tenha sempre água mineral, chás de ervas, sucos e sopas e incentive seu filho a tomá-los freqüentemente.


Aumente a quantidade de fibra na dieta do seu filho. Simplesmente comer um pedaço de fruta, como mamão, laranja ou ameixa, pode ajudar a resolver a constipação. A fruta integral fornece mais fibra. Sirva ao seu filho um pedaço de fruta de meia a uma hora antes da refeição ou cerca de uma hora após a refeição. Uma ameixa que ficou de molho da noite para o dia em um copo de água contém mais umidade e é mais fácil de digerir. Para bebês, talvez seja mais fácil ingerir uma colher de chá de xarope de uma ameixa que tenha ficado de molho ou tenha sido cozinha, para ajudar a resolver a constipação. As verduras e os cereais integrais também são fontes ricas de fibras.Servir líquidos mornos ou cereais quentes como aveia todas as manhãs funciona como um estímulo suave ao trato intestinal, além de fornecer fibra.


Os alimentos ricos em magnésio, como verduras verde-escuro, são muito úteis para a criança constipada (o mais difícil é conseguir que seu filho os coma freqüentemente).


Para o alívio da constipação da noite para o dia, misture ½ xícara de suco de ameixa e 1 colher de sopa de suco de limão com 1 xícara de água mineral. Faça com que seu filho beba essa mistura antes de dormir. Contudo, essa mistura, é forte para bebês e pode causar diarréia em corpos pequeninos.

SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS.
O lactobacillus acidophilus ou bifidus ajuda a criar uma flora intestinal favorável, o que é muito útil para aliviar a constipação. Para crianças com constipação crônica ou recorrente, os lactobacilos são altamente recomendados. Dê ao seu filho uma dose diariamente, conforme indicado no rótulo do produto.


Se as fezes do seu filho têm um cheiro excepcionalmente ruim, considere dar-lhe suplementos de clorofila. A clorofila é rica em oligoelementos, principalmente magnésio, e tem propriedades bactericidas naturais. Siga as orientações sobre dosagem indicadas no rótulo do produto.

TRATAMENTO FITOTERÁPICO.
Se seu filho estiver alternando constipação e diarréia, aveia cozida em chá de linhaça pode ser muito útil. Acalma intestinos irritados e alivia a constipação. Prepare o chá de linhaça misturando 1 colher de chá de linhaça em 1 litro de água mineral; deixe cozinhar por quinze minutos. Use o líquido resultante, em vez de água, para cozinhar a aveia. Ou adicione ¼ a ½ xícara de chá a 120 mililitros de sucos e dê ao seu filho uma dose diariamente. A constipação deve ceder em 48 horas.


O chá ou a tintura de alcaçuz é calmante para paredes intestinais irritadas e ajuda a aliviar a constipação crônica. Dê ao seu filho uma dose, uma ou duas vezes ao dia, durante três ou quatro dias.


Observação: Essa erva não deve ser dada a crianças com pressão alta.


O suco de aloe vera é útil para resolver a constipação. Compre a forma comestível de aloe vera. Combine 1 colher de sopa do líquido com suco de fruta para torná-lo mais agradável e dê essa mistura ao seu filho uma ou duas vezes ao dia.Uma a dez gotas de óleo de linhaça orgânica, administrado duas vezes ao dia na comida, pode ajudar a facilitar a motilidade intestinal do seu filho.

HOMEOPATIA.
Se seu filho tiver constipação crônica, talvez seja melhor tratá-lo com um remédio constitucional receitado por um homeopata.
Para o problema de constipação ocasional, selecione da lista a seguir um remédio que corresponda aos sintomas do seu filho.
Use Alumina para a criança cujas fezes sejam bolas pequenas, duras e secas, muitas vezes cobertas de muco. A eliminação é muito difícil para essa criança. Dê-lhe uma dose de Alumina 9ch, duas ou três vezes ao dia, durante dois ou três dias.


Calcarea carbonica é muitas vezes usada para constipação em crianças pequenas com problemas digestivos. Se seu filho tiver constipação, com a barriga dura e distendida, mas não está irritado, chorando ou se queixando e parece estar se sentindo bem, dê-lhe uma dose de Calcarea carbonica 9ch, duas vezes ao dia, durante dois ou três dias.


Se seu filho tiver fezes duras e secas e estiver sentindo dor antes de ir ao banheiro, dê-lhe uma dose de Lycopodium 9ch, duas ou três vezes ao dia, durante dois ou três dias. Esse remédio também é recomendado para a criança com gases do intestino inferior cujo cheiro assemelha-se a ovo podre.


Natrum muriaticum é o remédio para a criança que adora sal - ela lambe o sal dos pratos e chupa o sal de biscoitos - e é magra, especialmente no pescoço. Essa criança tem normalmente sede, mas tem fezes duras e secas. Ela se beneficia de uma dose de Natrum muriaticum 9ch, duas vezes ao dia, durante dois ou três dias.


Nux vomica é útil para a criança que come demais e fica constipada ou com gases. Se seu filho estiver impaciente e agitado, desejar alimentos substanciosos, gordurosos e/ou condimentados e expelir fezes pequenas, escuras e duras após várias tentativas, dê-lhe uma dose de Nux vomica 9ch, duas vezes ao dia, durante dois ou três dias.


Sulfur é para a criança que muitas vezes tem coceira e irritação anal e geralmente quer mas não consegue defecar. Essa criança detesta ir ao banheiro e muitas vezes retém as fezes, pois tem medo da dor da evacuação. Suas fezes têm um odor bastante forte. Dê a essa criança uma dose de Sulfur 9ch, duas vezes ao dia, durante dois ou três dias.

RECOMENDAÇÕES GERAIS.
Aumente a quantidade de fibra e líquidos na dieta do seu filho.Para estimular o movimento intestinal normal, dê ao seu filho chá de linhaça.Para normalizar a flora intestinal, dê ao seu filho um suplemento de lactobacilos.


Selecione e administre um remédio homeopático apropriado.

Os enemas não têm praticamente nenhuma utilidade no tratamento da constipação infantil. O trato digestivo é uma "rua de mão única". Não foi feito para ser lavado de baixo para cima. A menos que seu médico receite um enema, a constipação do seu filho será melhor tratada de outras maneiras.


Massagear o abdome inferior do seu filho é reconfortante e ajuda a movimentar os intestinos. Massageie suavemente o abdome do seu filho, seguindo o movimento natural dos intestinos. Comece pelo "canto" direito inferior, suba na direção das costelas, pelo lado esquerdo e desça em direção à pélvis.


Evite usar panelas de alumínio. É possível que traços mínimos de alumínio possam exacerbar a constipação.

PREVENÇÃO.
Siga as diretrizes alimentares dadas nessa seção. Estimule seu filho a beber muita água mineral e outros líquidos e comer uma dieta rica em fibras. Frutas, verduras e cereais integrais devem ter um lugar de destaque no cardápio.


Estimule seu filho a praticar exercícios físicos. Limite o tempo em que seu filho vê televisão!


Dê ao seu filho uma dose de Lactobacillus acidophilus ou bifidus, uma vez ao dia, durante uma mês, para manter a flora intestinal.Estimule seu filho a conhecer e a responder rapidamente às suas necessidades orgânicas. Explique que prender a evacuação dificulta o movimento intestinal e causa dor. Quando a criança pequena demonstrar vontade de ir ao banheiro, responda o mais rápido possível.

QUANDO CONSULTAR O MÉDICO SOBRE CONSTIPAÇÃO.
O bebê constipado que esteja vomitando, sinta mal-estar e/ou não queira mamar, deve ser examinado pelo médico.


Se seu filho tiver fortes dores quando evacuar, se houver sangue nas fezes ou se você perceber um corte próximo ao reto do seu filho, consulte seu médico.


Se seu filho desenvolver constipação crônica ou persistente, deve ser examinado pelo médico. Em alguns casos, a constipação pode ser sinal de um problema interno, como obstrução intestinal. Certos problemas de saúde sérios, inclusive intoxicação por chumbo e hipotireoidismo, também podem causar constipação crônica.


A constipação crônica, mesmo quando não está relacionada a nenhum problema subjacente, deve ser considerada com seriedade pois pode levar à perda do tônus muscular nos intestinos, dando início a um problema que pode durar a vida toda.

HOMEM CASADO CHEGA MAIS RÁPIDO A LOCAL DE TRATAMENTO PARA INFARTO...

FONTE: NICHOLAS BAKALAR, DO "NEW YORK TIMES" (www1.folha.uol.com.br).

Mesmo um breve atraso no atendimento médico após um ataque cardíaco pode significar a diferença entre a vida e morte. Um novo estudo sugere que ser casado é fator importante para se conseguir um tratamento mais rápido. Contudo, apenas para o homem.

Pesquisadores do Canadá verificaram o tempo para chegar ao local de tratamento após o início das dores no peito --um dos sintomas de um ataque cardíaco-- de 4.401 vítimas de ataques cardíacos, entre elas 1.486 mulheres.

Em um estudo publicado on-line na segunda-feira (25), na revista "The Canadian Medical Association Journal", cientistas definiram chegada tardia como sendo um atraso de seis horas ou mais contado do começo das dores até o início do tratamento.

Em media, as vítimas casadas de ataque cardíaco chegaram ao hospital meia hora mais cedo do que as solteiras.

No entanto, ao analisar os dados de homens e mulheres isoladamente, os pesquisadores descobriram que a possibilidade dos homens casados chegarem atrasados era 60% menor. Porém, para as mulheres não havia diferença significativa no atraso de casadas e solteiras.

"Com mais frequência, as esposas assumem o papel de cuidadoras e aconselham os maridos a ir para a sala de emergência", afirmou Clare L. Atzema, principal autora do estudo e professora adjunta de medicina de emergência da Universidade de Toronto.

"Porém, nas palavras do meu marido, mesmo se eu não estivesse presente para dizer a ele para ir ao hospital, ele ouviria minha voz dizendo isso. Mesmo quando não estão presentes, as mulheres exercem uma influência considerável".

ELIMINATÓRIA EUROPEIA TEM GRANDE CLÁSSICO E UM CONFRONTO HISTÓRICO...

FONTE: Globo.com, TRIBUNA DA BAHIA.

Sob o comando de Ronaldo e Paulo Henrique Ganso, o sorteio das eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo de 2014, neste sábado, na Marina da Glória, reservou duas surpresas. A primeira envolve Espanha e França na briga por uma vaga no Grupo I do torneio. Além das duas potências, a chave conta ainda com Bielorrúsia, Geórgia e Finlândia.

A segunda envolve duas das sete ex-repúblicas da antiga Iugoslávia. Croácia e Sérvia, países que vivem em constantes conflitos diplomáticos, estão juntos no Grupo A, que tem ainda Bélgica, Escócia, Macedônia e País de Gales. As duas seleções farão um duelo histórico na luta para disputar o Mundial no Brasil.

Maior artilheiro da história das Copas do Mundo, com 15 gols, Ronaldo foi o responsável por sortear as principais seleções do continente. Antes de tirar as bolinhas, o ex-jogador foi chamado de "Romá..." pelo apresentador Tadeu Schimdt, que percebeu a gafe a tempo. O Fenômeno levou a escorregada com muito bom humor ao apenas sorrir e sacudir da cabeça de forma negativa.

- Adoro futebol, amo futebol. Minha vida toda foi no futebol. Ter feito tantos gols em Copas é um orgulho e vai ficar para o resto da vida. Agora é torcer do lado de fora, torcer pela Seleção, pelos novos talentos. Adoraria participar, mas perdi a época. Quero desejar sorte para quem vai participar - afirmou o Fenômeno, que recebu elogios da apresentadora Fernanda Lima.

Paulo Henrique Ganso também comentou o fato de ser o camisa 10 da Seleção e do Santos, mesmo número utilizado por Pelé nas duas equipes, e da possibilidade de atuar com Neymar.

- Sem dúvida é uma responsabilidade grande, mas é uma honra e um orgulho vestir a camisa que o rei do futebol vestiu e com a qual brilhou por tantos anos. Quem sabe a dupla com o Neymar não pode se dar bem em 2014 - disse o jogador.



A SORTE NAS MÃOS DE RONALDO E GANSO.

As 53 seleções do continente foram divididas em oito grupos de seis equipes, e um de sete. As partidas vão acontecer entre os dias 7 de setembro de 2012 e 15 de outubro de 2013. Os nove vencedores de cada grupo garantem vaga na Copa do Mundo de 2014. Os oito melhores segundos colocados se enfrentam em mata-mata de ida e volta entre os dias 15 e 19 de novembro de 2013. Os quatro ganhadores dos duelos também carimbam passaporte para a competição no Brasil.

O único pedido da Uefa feito à Fifa em relação ao sorteio foi em relação às tensões políticas envolvendo a Albânia e Geórgia. A solicitação foi aceita pela entidade máxima do futebol. As duas equipes ficaram no pote seis durante as escolhas na Marina da Glória.

Portugal, de Cristiano Ronaldo, caiu no Grupo F. Os lusos terão como adversários Rússia, Israel, Irlanda do Norte, Azerbaijão e Luxemburgo. Os gajos, que já foram comandados pelo brasileiro Luiz Felipe Scolari, tem como comandante Paulo Bento.

Nas duas últimas Copas, na Alemanha e na África do Sul, os europeus ficaram com os canecos. Em 2006, a Itália sagrou-se campeã ao vencer a França nos pênaltis. No ano passado, a Espanha bateu a Holanda por 1 a 0, em Joanesburgo, na prorrogação e ficou com o caneco.

AS ELIMINATÓRIAS EUROPEIAS.


GRUPO A

Croácia

Sérvia

Bélgica

Escócia

Macedônia

País de Gales


GRUPO B

Itália

Dinamarca

República Tcheca

Bulgária

Armênia

Malta


GRUPO C

Alemanha

Suécia

Irlanda

Áustria

Ilhas Faroe

Cazaquistão


GRUPO D

Holanda

Turquia

Hungria

Romênia

Estônia

Andorra


GRUPO E

Noruega

Eslovênia

Suíça

Albânia

Chipre

Islândia


GRUPO F

Portugal

Rússia

Israel

Irlanda do Norte

Azerbaijão

Luxemburgo


GRUPO G

Grécia

Eslováquia

Bósnia Hezergovina

Lituânia

Letônia

Liechtenstein


GRUPO H

Inglaterra

Montenegro

Ucrânia

Polônia

Moldávia

San Marino


GRUPO I

Espanha

França

Bielorrússia

Geórgia

Finlândia

UM EM CADA SEIS CONSULTA INFORMAÇÃO NUTRICIONAL EM CARDÁPIOS...

FONTE: DE SÃO PAULO (www1.folha.uol.com.br).


A inclusão de informações nutricionais em cardápios estimula a alimentação saudável, mas apenas de forma limitada, indica uma revisão feita nos EUA.



A informação foi publicada no site da "BBC News".

Pesquisadores questionaram os clientes antes e depois de uma lei aprovada em Nova York, em 2008, que obriga os restaurantes a exibir as informações nutricionais.

Realizado pelo Departamento de Saúde de NY, o estudo mostrou que uma em cada seis pessoas já consultou a tabela de calorias para reduzir a ingestão de calorias.

Restaurantes do Reino Unido estão perto de introduzir um projeto parecido.

No total, 32 empresas se inscreveram para exibir informações nutricionais no país --incluindo as cadeias de fast food McDonald's e KFC (Kentucky Fried Chicken)-- como parte de um "acordo de responsabilidade" do governo definido no início deste ano.

A iniciativa faz parte de uma série de acordos voluntários estabelecidos sobre álcool, atividade física e saúde no trabalho, assim como alimentação.

A experiência de Nova York sugere que as informações de calorias podem ter um benefício.

Os pesquisadores entrevistaram mais de 7.000 pessoas em 2007 e outras 8.500 em 2009, em 168 locais, englobando 11 das maiores redes alimentares na cidade, informou o site do "British Medical Journal".

Cerca de 15% dos clientes relataram checar as informações e eles compraram 106 menos calorias do que os que não as consultavam.

No entanto, não houve mudança significativa em geral no consumo calórico médio antes e depois, visto que algumas pessoas consumiram mais calorias em 2009.

O quadro pode ser explicado em parte por conta da mudança das práticas em algum dos restaurantes. O consumo de calorias aumentou em quase um quinto no Subway, por exemplo, onde grandes porções foram bastante promovidas.

Susan Jebb, um especialista em nutrição do Centro de Investigação Médica britânico (Medical Research Council), que assessorou o governo na estratégia, espera que o projeto tenha mais impacto no Reino Unido.

"Estamos muito mais acostumados a olhar as informações nutricionais em supermercados, por isso eu esperava que mais de uma em cada seis pessoas usasse o recurso em Nova York."

Segundo uma porta-voz do Departamento de Saúde, "este é um grande exemplo de como os rótulos podem influenciar as escolhas que as pessoas fazem e levar a uma dieta saudável."

Beatrice Brooke, da Fundação Britânica do Coração, acrescentou: "Uma em cada seis refeições no Reino Unido é feita fora de casa, por isso é essencial saber o que está no alimento que estamos comprando em restaurantes e cafés."

PESQUISA TESTA TRATAMENTO DE ESCLEROSE COM CÉLULAS-TRONCO...

FONTE: DA EFE (www1.folha.uol.com.br).


Um grande teste clínico analisará o possível tratamento da esclerose múltipla com células-tronco, para estabelecer se elas podem conter e reverter o dano cerebral causado pela doença.

A pesquisa, na qual participarão 200 pacientes de todo o mundo, será liderada por cientistas do Imperial College de Londres. Eles receberam fundos da Sociedade de Esclerose Múltipla e da Fundação de Células-Tronco do Reino Unido para começar o teste no final deste ano.

Os especialistas tomarão células-tronco da medula óssea dos pacientes, depois as tratarão em laboratório e voltarão a injetar na corrente sanguínea, segundo os detalhes do teste divulgados nesta sexta-feira no Reino Unido.

Os pesquisadores esperam que as células-tronco encontrem um caminho até o cérebro para que possam reparar o dano causado pela doença, que causa lesões crônicas no sistema nervoso central e cujas causas são desconhecidas.

O pesquisador chefe do estudo, Paolo Muraro, disse hoje que esta é a primeira vez que os especialistas se unem para provar células-tronco em esclerose múltipla em um teste de grande escala.

Os cientistas trabalharão em laboratórios em Londres e Edimburgo, onde cultivarão as células-tronco.

"O projeto de pesquisa de Muraro representa o primeiro teste deste tipo feito pelo Reino Unido sobre o uso de células-tronco para o tratamento da doença", afirmou nesta sexta o presidente da Fundação de Células-Tronco do Reino Unido.

CLIENTES TÊM ATÉ O FINAL DE AGOSTO PARA O CADASTRO DA TARIFA SOCIAL...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Famílias que têm renda até meio salário mínimo, Número de Inscrição Social do Governo Federal (NIS) e consumo médio no último ano acima de 65 KWh podem fazer a inscrição da Tarifa Social até o final de agosto na Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba).

Os clientes que conseguirem a tarifa terão desconto de até 65% na conta de energia.

Os interessados deverão comparecer a ma agência munidos dos seguintes documentos: Documento de identificação com foto, CPF e NIS.

SAC MÓVEL VAI ATENDER 19 MUNICÍPIOS BAIANOS DURANTE O MÊS DE AGOSTO...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.


A unidade itinerante do SAC vai levar atendimento para 19 municípios baianos durante o mês de agosto. Neste período serão emitidos os principais documentos necessários para o exercício da cidadania, como a Carteira de Identidade, CPF, Certidão de Nascimento (para crianças de até 11 anos). Também será possível fazer o recadastramento de pensionistas do Estado, retirar Antecedentes Criminais e obter atendimento da Ouvidoria Geral do Estado.


A unidade da rota 1 vai iniciar o atendimento em Wanderley, distante 740 quilômetros de Salvador. A carreta irá permanecer no município nos dias 3 e 4 de agosto. A unidade segue viagem para as cidades de Cotegipe (6 e 7), São Félix do Coribe (9 e 10), Serra do Ramalho (12 a 14), Mortugaba (16 e 17), Jacaraci (19 e 20), Licínio de Almeida (22 e 23), Matina (25 e 26), Tanque Novo (28 e 29) e Rio do Pires (31 de agosto e 1 de setembro).


Já a rota 2 vai estar no município de Casa Nova, localizado a 572 quilômetros da capital baiana, entre os dias 3 e 5 de agosto. Em seguida, a carreta vai seguir viagem para as cidades de Pilão Arcado (7 a 9), Campo Alegre de Lourdes (11 e 12), Remanso (14 e 15), Sobradinho (17 e 18), Antas (20 e 21), Paripiranga (23 e 24), Adustina (26 e 27) e Sítio do Quinto (29 e 30).


Em todas as cidades visitadas, o SAC Móvel funciona das 8h às 18h, com oferta de 250 senhas diárias para a emissão do documento de identidade. Para informações sobre as rotas do SAC Móvel ou sobre os postos fixos.

sábado, 30 de julho de 2011

O MAIS RICO...

Você é uma pessoa que se considera rica ou pobre? Como você mensura a riqueza? Pelo tamanho da mansão? Pelo carro do ano? Pelas roupas importadas? Pela possibilidade de viagens internacionais de longo período?

Ou você é daqueles que considera a saúde, a harmonia no lar como itens de imensa riqueza?

Certa vez, um pai de família muito rico resolveu levar seu filho em uma viagem para o interior. O seu propósito era mostrar quanto as pessoas podiam ser pobres. Consequentemente, como eles eram ricos.

Planejou tudo com cuidado e escolheu a fazenda de uma família que ele considerava muito pobre. Passaram um dia e uma noite com eles.

No retorno da viagem, em um carro último tipo, brilhante, motor poderoso, o pai orgulhoso pergunta ao filho:

Como foi a viagem?

Muito boa, papai!

Você viu como as pessoas podem ser pobres? Continuou a perguntar o pai.

Sim, respondeu o garoto.

Ante respostas tão curtas, o pai finalmente questionou:

Mas, afinal, o que você aprendeu?

Agora, com entusiasmo, respondeu o menino:

Muita coisa, pai. Eu aprendi que nós só temos um cachorro de pelo lustroso, gordo e orgulhoso, como nós, que fica olhando os que chegam como se fossem de outro mundo, com ar de superioridade.

Mas eles têm quatro cachorros, super amigos. Mal cheguei e já estavam rolando comigo pelo chão, correndo atrás de mim, me fazendo subir em árvores e pular cercas.

Recebem os amigos dos seus donos abanando a cauda, latindo festivos e lambendo as mãos.

Nós temos uma piscina enorme, que vai até o meio do jardim. E que permanece a maior parte do tempo vazia porque selecionamos demais aqueles que devem entrar nela ou ficar ao redor dela, brincando.

Mas eles, aqueles meninos, têm um riacho de água corrente que não tem fim. A água é cristalina, corre por entre pedras, inventa mil curvas pelo caminho e ainda tem peixes.

Nós temos uma varanda coberta e iluminada com luz, com cadeiras especiais, mesas e adornos.

Eles têm a lua e as estrelas. Deitam no tapete aveludado da grama e por mais que fiquem contando os astros no céu, não conseguem terminar a conta.

Além do que, a lua e as estrelas deles iluminam a estrada, todo o caminho que outros tantos também passam.

O nosso quintal, pai, vai até o portão de entrada e está protegido com muros, grades fortes e altas. Eles têm uma floresta inteira, cheia de animais diferentes e de surpresas.

Quando entram nela, não sabem se toparão com um veado assustado, uma coruja sonolenta ou pássaros cantantes.

E ante o assombro do pai, ainda arrematou:

Obrigado, pai, por me mostrar o quanto nós somos pobres!

* * *

Existem tesouros inumeráveis, no mundo, que desfrutamos sem sequer nos mostrarmos agradecidos ao dono de tudo que é Deus.

Subimos serras, entramos no mar e nos maravilhamos com as suas cores, seu vigor, a riqueza das flores e dos animais.

Viajamos através de estradas respirando o ar puro das árvores que se ergueram há séculos e sustentam o frescor do verde da primavera que apenas despertou.

Refrescamo-nos nos rios de água cristalina, saciamos a sede em fontes naturais, límpidas, desfrutamos do sol, do ar.

É um mundo grandioso de tesouros que se sucede, sem parar.

Somos verdadeiramente pessoas muito ricas. Para completar a nossa riqueza, somente nos falta a virtude da gratidão de erguer o coração em prece e louvar ao Pai de todos nós, pela distribuição farta que nos oferece todos os dias.

Redação do Momento Espírita, com base em conto de autoria ignorada.

ANFETAMINA AUMENTA RISCO DE PARKINSON...

FONTE: *** TRIBUNA DA BAHIA.


Um estudo do Centre for Addiction and Mental Heatlh (CAMH), no Canadá, revelou que pessoas que fazem uso abusivo de metanfitamina ou outros estimulantes sintéticos à base de anfetamina têm mais chances de desenvolver o Mal de Parkinson do que aqueles que não utilizam a substância.


Os pesquisadores analisaram mais de 300 mil registros de hospitais da Califórnia, nos Estados Unidos, com 16 anos de dados acumulados de cada paciente. Em seguida, os participantes foram divididos em dois grupos: um que não apresentava qualquer vício e outro que admitiu ter feito uso excessivo de drogas com metanfetamina e outros compostos à base de anfetamina.


Os resultados mostraram que aqueles que fizeram uso da droga apresentaram uma probabilidade 76% maior de desenvolver a doença de Parkinson se comparados aos que não evidenciavam tal característica.


O mal de Parkinson é causado por uma deficiência na capacidade do cérebro de produzir uma substância química chamada dopamina. Caracterizada por tremores intensos e rigidez nos membros, a doença não tem cura.

COMO PREVENIR O MAL DE PARKINSON – Doença neurodegenerativa caracterizada por tremores intensos e rigidez dos membros superiores e inferiores, o mal de Parkinson atinge, em geral, pessoas com idade acima dos 55 anos e tem como causa principal problemas de origem emocional, como ansiedade e angústia.


O mal, que acometeu personalidades como o ex-pugilista norte-americano Muhammad Ali e o ator brasileiro Paulo José, não tem cura e requer tratamento multidisciplinar com uso de antidepressivos e terapias alternativas para amenizar os traumas emocionais. São poucos os casos em que a doença atinge adultos jovens, como aconteceu com o ator canadense Michael J.Fox, que assumiu a doença aos 30 anos de idade.


“O Parkinson é a doença dos sofredores crônicos. Não adianta apenas tratar os sintomas com remédios. O ideal é saber a causa do sofrimento e agir sobre ela, só assim os sintomas serão amenizados de maneira satisfatória’, explica Cícero Coimbra, neurologista da Unifesp. Assim, confira três cuidados básicos para diminuir as chances de desenvolver essa doença:


1. Nada de ficar recluso. “Quanto mais tempo o paciente se fecha por vergonha dos sintomas, mais deprimido ele ficará, e isso só piora a doença. Por isso, a melhor solução é aceitar o problema e reagir”, recomenda o neurologista.


2. Família, médicos e amigos devem mostrar ao paciente que é possível conviver com a doença. Fazer com que o paciente se sinta útil e ativo o deixará mais estimulado a reagir à doença. “Deixe-o fazer as coisas, ficar o tempo inteiro em cima faz com que se sinta incapaz”, alerta Cícero.


3. Praticar atividades alternativas, como artesanato e pintura, ajuda a amenizar os sintomas e alivia o estresse emocional. “A área do cérebro responsável pela concentração na hora de executar estas atividades é a mesma que provoca os tremores. Se você usa essa área para executar as atividades, diminui a produção dos tremores”, explica o neurologista Cícero.

*** Por Minha Vida.

CIRURGIA CURA HOMEM QUE OUVIA MOVIMENTOS DOS OLHOS...

FONTE: DA BBC BRASIL (www1.folha.uol.com.br).


Um homem que sofria de uma condição médica que fazia com que ele ouvisse seus próprios olhos se movendo no globo ocular foi curado após uma cirurgia pioneira.

Stephen Mabbutt, 57 anos, de Charlton (condado de Oxfordshire, na Inglaterra), também ouvia os batimentos do seu coração e tinha cada vez mais dificuldade em ouvir o mundo ao seu redor.




O otorrinolaringologista Richard Irving fez o diagnóstico da SDCSS (Síndrome de Deiscência de Canal Semicircular Superior), uma condição rara, descrita pela primeira vez na literatura médica em 1998.

Mabbutt disse à BBC que a cirurgia transformou sua vida.

Os sintomas começaram há seis anos, quando Mabbutt sentiu uma dor no lado da cabeça.

Diferentes clínicos gerais trataram o paciente com antibióticos e remédios para o nariz, mas seu estado continuava piorando, e ele passou a apresentar novos sintomas: Mabbutt ouvia ruídos altos que provocavam tontura, e sua visão pulsava de acordo com o ritmo de sua fala.

"Quando levantava a voz, ela reverberava na minha cabeça e a vibração fazia minha visão tremer", contou. "No final, eu podia ouvir meu coração batendo e os olhos se movendo no globo ocular. Aquilo atrapalhava a minha concentração."

CONDIÇÃO RARA.
Após alguns exames, um especialista constatou que o paciente apresentava perfurações no canal semicircular superior, dentro de seu ouvido.

Os canais semicirculares não têm função auditiva, mas são importantes na manutenção do equilíbrio do corpo. São pequenos tubos circulares que contêm líquido e estão situados no labirinto posterior, em cada lado da cabeça.

Um segundo especialista, Richard Irving, da Birmingham Ear Clinic, no oeste da Inglaterra, identificou a condição como SDCSS.

"No Reino Unido, talvez haja uma incidência anual de um caso em cada 500 mil habitantes", disse Irving à BBC. "Os sintomas incluem perda de audição e problemas de equilíbrio, provocados principalmente por barulhos altos ou mudanças de pressão na cabeça."

"Tive um paciente que caía toda vez que tinha um acesso de riso", contou o médico. "Você ouve todos os barulhos internos do corpo de forma muito alta."

Ele agregou que "os músculos que movem os olhos estão conectados aos ossos do crânio, e quando se movem há um atrito. Alguns pacientes, à medida que seus olhos se movem de um lado para o outro, ouvem o som resultante do atrito".

"Isso destrói sua qualidade de vida", disse Irving.

Os cirurgiões fizeram uma incisão de 5 cm atrás da orelha do paciente e perfuraram seu crânio para chegar ao canal semicircular superior, dentro dos ouvidos. Usando amostras de osso retiradas do paciente, os especialistas fecharam as perfurações.

A vida de Mabbutt se transformou. "Eu tinha esperanças de que alguém descobrisse qual era o problema", ele disse. "Ficava deprimido, sem saber o que eu tinha e se havia uma cura. Hoje, estou ótimo. A diferença é incrível."

MINISTRO DA SAÚDE FARÁ AUDITORIA EM 201 HOSPITAIS PSIQUIÁTRICOS DE 23 ESTADOS...


FONTE: *** CORREIO DA BAHIA.

Uma reportagem do jornal Folha de S.Paulo noticiou 104 mortes nas instituições paulistas em 2010.
O governo federal vai iniciar uma auditoria em 201 hospitais psiquiátricos, em 23 estados, que prestam atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).A medida foi anunciada depois de o Ministério Público Federal em São Paulo (MPF/SP) decidir investigar o grande número de mortes de pacientes internados em hospitais psiquiátricos paulistas e ter pedido informações ao Ministério da Saúde. Uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo noticiou 104 mortes nas instituições paulistas em 2010.

O ministério informou que, desde abril, vem investigando denúncias de mortes e concentração de pacientes no Hospital Vera Cruz, em Sorocaba (SP), e outros seis unidades psiquiátricas da região. A investigação está na fase final, conforme a pasta.

Na vistoria nacional, os técnicos do ministério vão avaliar a estrutura física dos hospitais, a relação dos profissionais com os internados e a eficácia do tratamento dos pacientes. O trabalho será coordenado pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), que terá 60 dias para apresentar os resultados a partir de 1º de setembro.

*** As informações são da Agência Brasil.

SERVIÇO VAI AVISAR JOVENS SOBRE VACINAÇÃO CONTRA HEPATITE ‘B’...


FONTE: DA AGÊNCIA BRASIL (www1.folha.uol.com.br).



A partir da sexta-feira (29), um serviço eletrônico vai avisar jovens em todo o país sobre o momento correto para se vacinar contra a hepatite B. De acordo com o Ministério da Saúde, os interessados devem se cadastrar no hotsite http://www.hepatitesvirais.com.br/ para receber e-mails informando as datas de cada dose.


Para que a imunização seja completa, uma segunda dose deve ser aplicada um mês após a primeira. Também é necessária uma terceira dose, seis meses após a primeira. Dessa forma, 90% dos adultos jovens ficam protegidos contra a doença.


A hepatite B é mais frequente na faixa etária dos 20 aos 49 anos, mas muitas pessoas desconhecem sua condição sorológica. Os testes para a detecção da doença estão disponíveis no SUS (Sistema Único de Saúde) e podem prevenir complicações como cirrose ou câncer de fígado.

MEGA SENA PODE PAGAR R$ 21 MILHÕES NESTE SÁBADO...


FONTE: *** CORREIO DA BAHIA.

Aplicado na poupança, prêmio poderia render R$ 130 mil por mês Na semana do Dia dos Pais, Caixa vai realizar três sorteios da Mega-Sena.
A Mega-Sena pode pagar, neste sábado (30), um prêmio de R$ 21 milhões para quem acertar as seis dezenas sorteadas pelo concurso 1.305. O sorteio será realizado em Roseira (SP), a partir das 20h.

Se for aplicado na poupança, o prêmio poderá render cerca de R$ 130 mil por mês, segundo a Caixa Econômica Federal.

As apostas custam a partir de R$ 2 e podem ser feitas até 19h (horário de Brasília).

SEMANA DOS PAIS.

Em homenagem ao Dia dos Pais, a segunda semana de agosto terá três sorteios da Mega-Sena. Segundo a Caixa Economica Federal, os sorteios serão realizados na terça-feira (9), na quinta-feira (11) e no sábado (13).

*** As informações são do G1.

MAIS VELHOS E MAIS RICOS COMEM MAIS SALADAS NO BRASIL...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.


Os brasileiros mais velhos comem mais salada do que os mais jovens, de acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE, divulgada nesta quinta-feira pelo instituto. Já consumo de biscoitos recheados, um dos vilões de uma dieta saudável, foi bem maior entre adolescentes do que entre adultos e idosos.


DIETA POBRE.

Mais de 90% dos brasileiros consomem menos frutas, legumes e verduras do que o recomendado pelo Ministério da Saúde, segundo a pesquisa do IBGE.


O levantamento mostra que os alimentos mais comuns na mesa dos brasileiros de todas as classes, regiões e idades são café, feijão, arroz, sucos, refrigerantes e carnes bovinas.


O problema, no entanto, com exceção dos refrigerantes, não está neste grupo, mas em outros alimentos que têm sido mais consumidos, como biscoitos recheados, salgadinhos, pizzas, doces e outros de altos teores calóricos e baixos nutritivos.


Por causa desta dieta de baixa qualidade, o percentual de brasileiros com níveis altos de inadequação de consumo de diversos nutrientes é alto para quase todos eles.


O consumo de fibras ficou abaixo do recomendado para 68% dos brasileiros. Já no caso de açúcares e gorduras saturadas, o consumo é em excesso, respectivamente, entre 61% e 82% da população.


A má alimentação do brasileiro se reflete também na baixa ingestão de algumas vitaminas, abaixo dos níveis recomendados.


Praticamente todos os brasileiros consomem menos vitaminas D e E do que o recomendado, pois a proporção de inadequação neste caso é superior a 98% independente da idade ou sexo.


A falta de vitamina A também é um problema, pois a proporção de inadequação deste nutriente varia entre 63% entre meninas de 10 a 13 anos a 82% entre homens de 14 a 18.

APOSENTADOS: SEGURADOS COM DIREITO FICAM DE FORA DA LISTA...


FONTE: Victor Albuquerque (victor.silva@redebahia.com.br), CORREIO DA BAHIA.

Especialista diz que o melhor a fazer nesse caso é buscar a Justiça.




O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) deixou de fora da lista muitos segurados que têm direito à revisão do benefício, a ser paga a partir de setembro. O problema só foi percebido esta semana, depois que a Previdência disponibilizou a consulta à revisão através do telefone 135 e pela internet. Entre os possíveis excluídos da medida destacam-se os benefícios por invalidez, pensões por morte, aposentadorias especiais e proporcionais.




Evanice Santos é aposentada desde 1999 e foi uma das prejudicadas. Com benefício limitado ao teto da época (R$ 1.031), ela ficou surpresa ao descobrir que o seu nome não estava na lista de contemplados pela revisão. “Sempre contribuí com o valor máximo ao INSS e toda vez que tinha reajuste do teto, minha aposentadoria não tinha aumento”, se queixou.


Evanice consultou um advogado que, depois de fazer o cálculo, confirmou que ela tem todos os pré-requisitos para estar na lista das mais de 117 mil pessoas que receberão a diferença, cuja média é de R$ 240. “É um dinheiro que faz falta e eu vou correr atrás. Tem que fazer pressão”.




O advogado da Associação dos Pensionistas e Aposentados da Previdência Social da Bahia (Asaprev-BA), Marcos Barroso, confirmou que as queixas de segurados que têm direito à revisão, mas não estão na lista, se tornaram recorrente. E, para ele, é importante que os aposentados fiquem atentos a essa questão. “Não se deve tomar como verdade absoluta o que é dito pelo INSS. É preciso fazer o cálculo direito para saber se pode ser contemplado”, ressaltou.




Ele explica que o cálculo tem como base o salário de benefício mais os reajustes que foram feitos ao longo dos anos, com as correções. “É um cálculo complexo e que precisa da ajuda de um especialista para ser feito”.




Especialista em Direito Previdenciário, a advogada Rafaela Domingos Lirôa disse que, só na última terça-feira, atendeu 20 clientes com queixas referentes à revisão de benefício. Pelo cálculo, todos teriam direito, mas também ficaram de fora da lista. “Eles [o INSS] não abrangeram os benefícios e muita gente, principalmente de aposentadoria proporcional, não foi contemplado”, comentou. “Eu acredito que só constam as aposentadorias simples, por tempo de serviço. As que precisam de um cálculo com análise mais detalhada não entraram e isso atinge uma boa massa de segurados”, acrescentou.




FALHA.


Ao CORREIO, a Previdência justificou que foram selecionados, para a análise da revisão, os benefícios com data de início no período de 5 de abril de 1991 a 31 de dezembro de 2003, que tiveram o salário de benefício limitado ao teto previdenciário na data da concessão, bem como os benefícios deles decorrentes.




De acordo com o órgão, foram identificados 601.553 benefícios limitados ao teto naquele período. Desses, 193.276 estão cessados há mais de cinco anos e não produzirão impacto financeiro; em 277.116 não há diferenças a serem pagas e em 131.161 há um passivo a ser pago.




Ainda assim, a Previdência assumiu que pode ter gente de fora da lista e aconselhou que o melhor a fazer, nesse caso, é esperar. “Se for confirmada a falha, possivelmente a Previdência tomará as medidas para que seja corrigida”, informou a assessoria de imprensa do órgão.




O QUE FAZER?


Para Marcos Barroso, aqueles que ouviram do INSS que não têm direito à revisão, mas, ainda assim, acreditam no contrário, devem buscar um especialista. Nesse caso, explica, se for confirmado que o segurado tem direito, ele deve entrar com uma ação no tribunal federal pedindo a revisão do benefício.




A Asaprev, por exemplo, oferece o serviço de consultoria, que é gratuito para associados. Para os não-sócios custa, em média, R$ 540, incluindo orientação do advogado, mais o cálculo do benefício e toda assessoria em caso de processo judicial.


CONTEMPLADOS RECEBERÃO AVISOS.


O presidente do INSS, Mauro Luciano Hauschld, disse na última quarta-feira, durante evento em Belo Horizonte, que os segurados que julgam estar incluídos no benefício, mas que não estão citados na lista do órgão, devem procurar os “caminhos normais” para reaver seus direitos. Ele informou que os contemplados vão receber em casa correspondência avisando sobre a quitação do débito. Ele também recomendou que os segurados não procurem as agências, já que os canais de informação são internet e telefone. Na segunda-feira, quando foi aberta a consulta ao INSS, a página do órgão na internet apresentou congestionamento. A central 135 registrou 3 milhões de telefonemas.


NÚMEROS DA REVISÃO.


- 131 mil é o número de beneficiários que a Previdência afirma ter direito à revisão do benefício




- 240 reais é a diferença média que será paga aos aposentados


SERVIÇO.


Previdência Social




Contato: 135




Site www3.dataprev.gov.br




Associação dos Pensionistas e Aposentados da Previdência Social da Bahia (Asaprev-BA) Rua da Mangueira, 55 (Mouraria) - Nazaré.




Contato: (71) 3421-4650 - Fax: (71) 3421-4653




POBRES TÊM DIETA MAIS NUTRITIVA...

FONTE: *** TRIBUNA DA BAHIA.


A parcela mais pobre da população brasileira é a que mantém uma dieta mais saudável, considerando os itens presentes na mesa dessas pessoas diariamente. De acordo com a análise de consumo alimentar da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ontem, no Rio de Janeiro, além de comer mais arroz e feijão do que as outras classes, as pessoas com renda de até R$ 296 comem o dobro de batata-doce e a metade de batata frita que os brasileiros com renda superior a R$ 1.089.


“Como [as pessoas de menor renda] não têm disponibilidade para comprar tanto, têm uma alimentação mais básica. E a alimentação mais básica tem melhor qualidade nutricional. Mas a diferença entre o consumo dos melhores e piores alimentos é muito pequena. Todo mundo consome os dois tipos de coisa”, avaliou André Martins, pesquisador da POF/ IBGE.


A pesquisa foi feita durante um ano por meio de formulários preenchidos individualmente por mais de 34 mil pessoas relatando o que comeram e beberam durante dois dias, não consecutivos. A análise mostrou que as pessoas com menor renda foram as que revelaram um consumo maior de peixe fresco e salgado e carne salgada. Essa parcela de brasileiros também se destaca por consumir menos doces, refrigerantes, pizzas e salgados fritos e assados. Refrigerante diet é um item praticamente inexistente na mesa dos mais pobres.


“Nos rendimentos mais baixos, você tem muita presença de carboidrato. Já tem também açúcar e gorduras, mas nem tanto quanto os de maior renda porque não tem disponibilidade para ficar comprando batatinha [industrializadas]. Mas mesmo na classe menos favorecida você já tem inadequação de gordura e açúcares”, disse Martins.


Se por um lado o consumo de refrigerante aumenta à medida que a renda melhora, os mais ricos são os que mais consomem frutas, verduras, leite desnatado e derivados do leite. “As classes menos favorecidas não têm consumo adequado de frutas, legumes e verduras. Quando vê as rendas mais altas, a participação desses produtos aumenta. Mas nenhuma delas consome a quantidade de energia que deveria vir das frutas, dos legumes e das verduras e isso acaba rebatendo nos micronutrientes, como cálcio e vitaminas”, avaliou o pesquisador.


O levantamento do IBGE mostra que quanto mais alta a renda, maior é o número de pessoas que fazem pelo menos uma refeição fora de casa por dia. “Os dois consomem coisas erradas [mais pobres e mais ricos]. Entra a disponibilidade de rendimento e a pessoa começa a comprar biscoito recheado, batata industrializada, já começa a consumir mais fora de casa e come pizza, toma refrigerante. Na classe de rendimento mais alto é absurdo o consumo de refrigerante”, disse André Martins.


Essa mesma comparação pode ser feita entre a população urbana e rural. A análise do consumo alimentar mostrou que as médias diárias de consumo per capita de itens como arroz, feijão, batata-doce, mandioca, farinha de mandioca, manga, tangerina, peixes e carnes foi muito maior na zona rural. Na área urbana, os entrevistados revelaram um consumo maior de alimentos prontos ou processados, como pão de sal, biscoitos recheados, iogurtes, vitaminas, sanduíches, salgados, pizzas, refrigerantes, sucos e cervejas.

*** As informações são da Agência Brasil.

'PAQUERA' DE ROBERTO CARLOS POSA SENSUAL AO COMPLETAR 21 ANOS...



FONTE: *** CORREIO DA BAHIA.

Rainha de bateria da Beija-Flor, Raissa Oliveira mostrou corpão em ensaio ousado.

Raissa Oliveira, Rainha de Bateria da escola de samba carioca Beija-Flor, resolveu registrar seus 21 anos com uma foto sensual. A morena, que já foi vista com o cantor Roberto Carlos, escolheu vestido curto e decotado para o ensaio, mostrando a boa forma.

*** As informações são do EGO.

HOMENS SÃO MAIORIA DAS VITÍMAS DAS HEPATITES ‘B’ E ‘C’...

FONTE: Agência Brasil, TRIBUNA DA BAHIA.


A maioria das vítimas de hepatites B e C no país são homens, segundo levantamento divulgado na quinta-feira (28) pelo Ministério da Saúde. Nos últimos dez anos, mais da metade dos casos desses dois tipos da doença atingiram o sexo masculino.De 1999 a 2010, foram identificados 69.952 casos de hepatite C, sendo 42.342 em homens. A faixa etária entre 40 e 59 anos concentrou 54% das notificações.


No Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, o ministério também divulgou estudo de prevalência das hepatites A, B e C nas capitais e no Distrito Federal.


De acordo com o estudo, 39,5% da população nas capitais tiveram ou têm o tipo A da doença, transmitida por água e alimentos contaminados pelo vírus. O percentual de hepatite B foi 0,37% e 1,38% do tipo C, ambos transmitidos por meio de sangue ou secreções contaminadas.


Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, os dados reforçam a importância do acompanhamento e da prevenção das hepatites virais. “Esse inquérito [estudo] oferece uma projeção da situação do Brasil, mas reforça a importância de criarmos o acesso ao diagnóstico e ao tratamento.


O mapeamento nas capitais foi muito importante, porque apresenta dados atualizados do Brasil inteiro. A partir desses dados, podemos construir outros estudos sorológicos.”


Conforme o levantamento, nas capitais a incidência do tipo B é dez vezes maior entre as pessoas de 20 a 69 anos. Isso mostra que as relações sexuais sem o uso de preservativos têm sido a principal forma de contágio. Entre crianças e adolescentes, a prevalência é menor, segundo o ministério, por causa da vacinação contra a doença.


Quanto à hepatite C, é mais prevalente nas capitais da Região Norte e menor nas do Nordeste . No Centro-Oeste, Sudeste e no Sul, a taxa é semelhante. Esse é o tipo mais agressivo da doença.


Se não diagnosticado e tratado precocemente, aumenta o risco de agravar a saúde do paciente, podendo resultar em uma cirrose ou câncer hepático.


A pesquisa nas capitais e no DF ouviu 26 mil pessoas, entre 5 e 69 anos. Do total, 6.468 fizeram teste de hepatite A e 19.634 dos tipos B e C.

LISTA DE TRABALHO ESCRAVO TEM 251 EMPREGADORES...


FONTE: *** CORREIO DA BAHIA.

Do total, quinze empregadores tiveram seus nomes retirados da lista.
Quarenta e oito pessoas foram incluídas no cadastro de empregadores autuados por exploração do trabalho escravo. Conhecido como lista suja do trabalho escravo, o cadastro, atualizado na sexta-feira (29) pelo Ministério do Trabalho, tem 251 infratores que exploram trabalhadores em situação análoga à de escravo.

Do total, quinze empregadores tiveram seus nomes retirados da lista, dois por decisão judicial transitada em julgado e dois de forma temporária por ação liminar.

Os nomes são mantidos na lista nos caos em que o empregador não quitou as multas impostas pela fiscalização do trabalho, por reincidência, e nos casos de ações que estejam tramitando no Poder Judiciário. O ministério informou que também há pessoas que recorrem ao Poder Judiciário para ter seu nome excluído da lista e, em cumprimento à decisão judicial, o nome é imediatamente retirado.

Segundo o ministério, nesta atualização, foram analisados os relatórios de fiscalização e pesquisados dados das superintendências regionais do trabalho e emprego entre outros órgãos. Também foi consultado o Sistema de Acompanhamento do Trabalho Escravo do ministério.

Enquanto o empregador está com o nome no cadastro, ele não recebe financiamentos com recursos públicos. Além disso, o setor privado penaliza os infratores por meio do Pacto Nacional com medidas restritivas de relacionamento comercial.

*** As informações são da Agência Brasil.

RAPAZ FOGE DE MOTEL A PÉ, NÃO PAGA CERVEJA E ABANDONA NAMORADA DORMINDO NO PARANÁ...


FONTE: *** Uol, TRIBUNA DA BAHIA.


Um rapaz não identificado teve uma madrugada de prazer com a namorada, mas assim que amanheceu, aproveitou para fugir sem pagar a conta de um motel localizado na divisa de Curitiba e Almirante Tamandaré, no Paraná.




De acordo com o boletim de ocorrência, registrado pela Polícia Militar, que a reportagem do UOL Notícias teve acesso, o rapaz saiu do quarto, esperou a abertura do portão quando outro cliente entrava, e saiu correndo para a rodovia PR-092, que concentra motéis no entorno. Ele não foi mais localizado.




Eram 7h30 da quinta-feira (28), quando o telefone 190 da PM tocou com o chamado de um cliente em fuga, mas que havia deixado a companheira dormindo no quarto.




Cerca de 10 minutos depois, o boletim de ocorrência registrava que a queixa havia sido cancelada.




"A viatura nem chegou a ir até o local porque a chamada foi suspensa pelo pessoal do motel que ligou para a gente", disse um sargento que trabalha na Sala de Atendimento à Imprensa da PM, em Curitiba.




O UOL Notícias ligou para o motel. As funcionárias, que não quiseram se identificar, confirmaram que um frequentador saiu correndo pelo portão e deixou a companheira no quarto.




Elas não souberam dizer a causa da fuga, mas garantiram que ele pagou a estadia assim que chegou com uma jovem.




A fuga, segundo elas, teria sido motivada por uma cerveja consumida no quarto e que não havia sido paga.




O rapaz que abandonou a moça, segundo a funcionária, foi pego do lado de fora e obrigado a pagar o que bebeu. A jovem foi embora sozinha, sem a companhia do namorado.




*** Reportagem de Dimitri do Valle.

QUALIDADE DOS ADVOGADOS DESPENCARIA SEM EXAME DA OAB, AVALIAM ESPECIALISTAS...


FONTE: *** CORREIO DA BAHIA.

Para o vice-presidente da Comissão Nacional do Exame da Ordem, Luís Cláudio Chaves, é inquestionável que o exame melhorou o nível dos alunos.
A constitucionalidade da aplicação do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para o ingresso na carreira deve ser decidida em breve pelo Supremo Tribunal Federal (STF), mas enquanto o assunto não chega a plenário, especialistas alertam que o cancelamento da avaliação poderia causar grandes prejuízos à sociedade. De acordo com os profissionais, a ausência do exame tiraria a confiança mínima na qualidade dos advogados que estão no mercado.

Professor de direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), João Paulo Pessoa acredita que o exame de avaliação de cursos superiores promovido pelo Ministério da Educação não é suficiente para garantir a qualidade dos alunos egressos. “Ainda que exista o Enade [Exame Nacional do Desempenho de Estudantes], o conteúdo da prova é diferente da realidade do exercício do direito. É um conteúdo mais genérico, filosófico, teórico. Além do que, o Enade avalia a universidade e a OAB, o bacharel”.

O advogado Maurício Gieseler, editor do blog Exame de Ordem, disse que não vê solução para a baixa qualidade técnica dos bacharéis que prestam o exame, mas acredita que a ausência da prova pioraria a situação. “O exame de Ordem é uma solução legislativa para um problema sistêmico de excesso de vagas que foram criadas nas universidades, mas sem a devida preparação no ensino fundamental”. Para o profissional, as “pérolas” (erros) do exame e a enxurrada de reprovações são resultados dessa distorção.

Gieseler também ressalta o fato de a maioria das faculdades tratarem os alunos como clientes e não se preocuparem com a qualidade da formação. “Pelo contrário, fazem o máximo para evitar a evasão. O governo não fiscaliza e ainda lançou um plano de expansão do ensino superior. Essas pessoas que já não foram preparadas no ensino fundamental não saberão o que fazer com o diploma em um mercado já saturado e com baixos salários. A falta do exame iria implodir a advocacia brasileira”.

A coordenadora da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília, Ana Frazão, acha que é temerário deixar a cargo do mercado a regulação da oferta de mão de obra em uma profissão que mexe tão profundamente com a vida das pessoas. “O exame é fundamental para que mesmo a pessoa de baixa renda saiba que vai contratar um profissional que passou por um teste de qualidade e tem os requisitos mínimos para lutar por seus direitos”.

Para o vice-presidente da Comissão Nacional do Exame da Ordem, Luís Cládio Chaves, é inquestionável que o exame melhorou o nível dos alunos e das instituições de ensino nos últimos anos. “Se não tivesse o exame de ordem teríamos coisas muito piores que essas pérolas, porque ninguém correria atrás do mínimo de qualidade. Advogados despreparados teriam que lidar com juízes, advogados da União e membros do Ministério Público com um nível muito maior, pois passaram por exames, e seria vexatório”.

*** As informações são da Agência Brasil.

CASAL DIVIDE APARTAMENTO EM SANTOS COM GATOS GIGANTES...


FONTE: *** Do Folha, TRIBUNA DA BAHIA.


Quando casaram, há cinco anos, o engenheiro químico Hugo Cavalheiro e a designer Kleyne Andrade decidiram ter um gato para repor bichanos que deixaram nas casas de suas famílias.




Após se apaixonar pelos maine coon, raça originária do Estado do Maine (EUA), e considerado o gato de maior tamanho entre os gatos domésticos do mundo, o casal de Santos (litoral de SP) se tornou criador e hoje divide o apartamento de 100 m2 com dez "gatos gigantes".


O maior gato do casal se chama Sandman, tem 1,15 m do focinho à ponta da cauda e pesa quase 10 kg.


Entre os amantes da raça, os gatos da raça main coon são conhecidos como "gigantes gentis".


"Eles são bonzinhos e até cedem um espaço para gente morar junto com eles", brinca Kleyne.


O casal gasta até R$ 500 por mês com uma ração específica da raça e outros R$ 1.000 com banhos, brinquedos, veterinário e outras despesas.


Pela casa estão espalhadas sete caixas de areia que precisam ser trocadas a cada três dias. Vassoura não dá conta dos pelos, então o aspirador de pó precisa entrar em ação até três vezes por dia.


"A diferença entre ter dez gatos comuns e dez maine coons é mais trabalho, mais comida e mais xixi.


É todo nosso tempo livre dedicado a eles. Felizmente", diz Hugo. Por não serem castrados, os três machos ficam separados na cozinha, e as sete fêmeas ocupam a sala e o quarto de hóspedes.


Apesar das adaptações, uma vez a rede de proteção na janela do 11º andar não aguentou o peso de um dos gatos e cedeu.


Por sorte, o gato caiu em uma piscina e só quebrou uma unha. No quarto do casal há um berço, onde as fêmeas ficam com filhotes.


"A minha família não gosta muito. Acham que estou louco e que devo ter filhos humanos", conta Hugo.


O casal fundou a Associação da Raça Maine Coon no Brasil e organiza a Expo Gatos 2011, que reúne neste fim de semana, em São Vicente (SP), cerca de 200 gatos de raças exóticas e raras.


*** Reportagem de Felipe Caruso.

MINISTRO DA SAÚDE ASSINA CONVÊNIO QUE LIBERA R$ 17,5 MILHÕES PARA REFORMAS EM HOSPITAIS DA BAHIA...


FONTE: CORREIO DA BAHIA.

Além disso, Alexandre Padilha ainda anunciou credenciamento de leitos ao SUS.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou na sexta-feira (29) durante visita a Salvador o credenciamento dos 60 leitos de UTI do Hospital do Subúrbio ao Sistema Único de Saúde (SUS) - os leitos eram custeados pelo governo estadual. Também serão integrados ao SUS 20 leitos de UTI do Hospital Estadual da Criança (HEC).

Padilha também assinou um convênio para liberação de recursos para reformas nas emergências dos hospitais Clériston de Andrade, em Feira de Santana, Luiz Viana Filho, em Ilhéus, e o Hospital Geral de Vitória da Conquista. Segundo a Secretaria de Comunicação (Secom), o convênio é do valor de R$ 17,5 milhões.

A Bahia também deve receber recursos para a implantação de outras seis unidades de pronto atendimento, as UPA 24h, que ficarão em Catu, Itaberaba, Dias D'Ávila, Santo Amaro, Ilhéus e Lauro de Freitas.

O ministro visitou o Hospital do Subúrbio ao lado do secretário da Saúde, Jorge Solla. Além disso, Padilha também esteve no Hospital da Criança, em Feira de Santana, durante sua agenda na Bahia.

APÓS DAR À LUZ TRÊS CRIANÇAS, TRANSEXUAL MOSTRA BOA FORMA...

FONTE: Do Folha, TRIBUNA DA BAHIA.


O primeiro transexual a dar à luz, Thomas Beatie, mostrou nesta semana sua boa forma 12 meses após o nascimento de seu terceiro filho. Ele está malhado e sua barriga é tanquinho, ou seja, tem os músculos bem definidos.


Beatie é um transexual de 37 anos, morador do Arizona.


Ele e a mulher Nancy, 46 anos, têm três filhos, todos gerados na barriga dele.


O casal chamou a atenção na primeira gravidez em 2007.


Nancy passou por uma histerectomia, cirurgia para a retirada do útero, e, por isso, não pode ficar grávida.


Ela amamentou as crianças, já que Beatie retirou os seios na cirurgia de mudança de sexo realizada em 2002 que o tornou legalmente homem.

BOTOX REVOLUCIONA TRATAMENTO CONTRA DOENÇAS NEUROLÓGICAS...


FONTE: Catiane Magalhães, TRIBUNA DA BAHIA.


Aliada da beleza e jovialidade, sobretudo das mulheres, a toxina botulínica, conhecida popularmente como ‘botox’, possui utilidades que vão para além da estética.


Cientistas descobriram que a substância, que melhora a aparência e corrige imperfeições, pode auxiliar também no tratamento de doenças que atacam o cérebro, medula, nervos e músculos.


Dentre os distúrbios neurológicos já tratados pelo botox estão as distonias e as espasticidades. As primeiras são responsáveis pelas torções e movimentos repetitivos de parte do corpo.


Já as espasticidades são causadoras de desequilíbrio e irregularidade do tônus do músculo, tendo como principal causa a paralisia cerebral. “Patologias causadas por Acidente Vascular Cerebral (AVC), traumatismo cranioencefálico e medular também já podem ser tratadas com o uso do botox”, pontua o neurologista Guilherme Valença.


Segundo ele, a substância também tem se mostrado promissora no combate de distúrbios como hiperidrose palmar (doença caracterizada pelo excesso de suor nas mãos), bruxismo (hábito de ranger os dentes durante o sono) e bexiga hiperativa (diagnosticada pelo aumento da frequência urinária).


“Na última década, a toxina botulínica tem revolucionado o tratamento de diversas doenças neurológica no mundo inteiro”, salienta.A técnica utilizada em vários países já está disponível em Salvador. O Hospital São Rafael, ganhou o primeiro ambulatório de bloqueio neuromuscular do Nordeste.


A unidade funciona há cerca de três meses e, nesta fase inicial, já contabiliza 30 atendimentos. A inauguração oficial, entretanto, aconteceu na última quinta-feira (28), durante um encontro que reuniu grandes nomes da neurologia do Brasil, em um restaurante de Salvador.


“O objetivo é tornar o método conhecido e proporcionar um tratamento adequado e farmacoeconômico, com segurança e eficácia garantidas ao paciente”, ressaltou o doutor Valença, especialista em neurologia e coordenador do serviço em Salvador.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

MANEIRA DE DIZER AS COISAS...

Uma sábia e conhecida anedota árabe diz que, certa feita, um sultão sonhou que havia perdido todos os dentes.

Logo que despertou, mandou chamar um adivinho para que interpretasse seu sonho.

Que desgraça, senhor! Exclamou o adivinho.

Cada dente caído representa a perda de um parente de Vossa Majestade.

Mas que insolente! - gritou o sultão, enfurecido. Como te atreves a dizer-me semelhante coisa? Fora daqui!

Chamou os guardas e ordenou que lhe dessem cem açoites.

Mandou que trouxessem outro adivinho e lhe contou sobre o sonho.

Este, após ouvir o sultão com atenção, disse-lhe:

Excelso senhor! Grande felicidade vos está reservada. O sonho significa que haveis de sobreviver a todos os vossos parentes.

A fisionomia do sultão iluminou-se num sorriso, e ele mandou dar cem moedas de ouro ao segundo adivinho.

E quando este saía do palácio, um dos cortesãos lhe disse admirado:

Não é possível! A interpretação que você fez foi a mesma que o seu colega havia feito. Não entendo porque ao primeiro ele pagou com cem açoites e a você com cem moedas de ouro.

Lembre-se, meu amigo - respondeu o adivinho - que tudo depende da maneira de dizer.

* * *

Um dos grandes desafios da Humanidade é aprender a arte de comunicar-se.

Da comunicação depende, muitas vezes, a felicidade ou a desgraça, a paz ou a guerra.

Que a verdade deve ser dita em qualquer situação, não resta dúvida. Mas a forma com que ela é comunicada é que tem provocado, em alguns casos, grandes problemas.

A verdade pode ser comparada a uma pedra preciosa. Se a lançarmos no rosto de alguém pode ferir, provocando dor e revolta.

Mas se a envolvemos em delicada embalagem e a oferecemos com ternura, certamente será aceita com facilidade.

A embalagem, nesse caso, é a indulgência, o carinho, a compreensão e, acima de tudo, a vontade sincera de ajudar a pessoa a quem nos dirigimos.

Ademais, será sábio de nossa parte se antes de dizer aos outros o que julgamos ser uma verdade, dizê-la a nós mesmos diante do espelho.

E, conforme seja a nossa reação, podemos seguir em frente ou deixar de lado o nosso intento.

Importante mesmo é ter sempre em mente que o que fará diferença é a maneira de dizer as coisas...

* * *

A sublime arte da comunicação foi sabiamente ensinada por Jesus.

Ele falava com sabedoria tanto aos Doutores da Lei quanto às pessoas simples e iletradas.

Há pessoas que se dizem bons comunicadores mas que não conseguem fazer com que suas palavras cheguem aos corações e às mentes.

Jesus, o comunicador por excelência, falava e Suas palavras calavam fundo nas almas, porque aliava às palavras os Seus atos, ou seja, falava e exemplificava com a própria vivência.

O grande segredo para uma boa comunicação, portanto, é o exemplo de quem fala.

Redação do Momento Espírita com base em história publicado no jornal Candeia Espírita de julho/1998.Disponível no CD Momento Espírita, v. 4, ed. Fep.

ATAQUE CARDÍACO ENTRE GRÁVIDAS AUMENTA NOS EUA, MOSTRA ESTUDO...


FONTE: DA FRANCE PRESSE (www1.folha.uol.com.br).


Mulheres raramente têm um ataque cardíaco durante a gravidez ou pouco tempo depois de darem à luz, mas o número de ocorrências cresceu nos EUA nos últimos anos, segundo uma pesquisa recente.

"Esperávamos ver um aumento, mas ficamos surpresos com a quantidade", comenta a epidemiologista autora do estudo, Elena Kuklina, do Centro para Controle e Prevenção, ligado à Divisão para Doenças Coronárias e Prevenção contra Ataques Cardíacos, em Atlanta, na Geórgia.





No biênio 1994-1995, um total de 4.085 grávidas foram hospitalizadas com problemas relacionados ao coração nos EUA.


Em 2006-2007, registrou-se um aumento de 54%, passando para 6.293.

As causas ainda não foram identificadas e são necessárias análises adicionais, mas Kuklina acredita que um fator provável é o aumento de peso das mulheres quando engravidam. I

A obesidade pode provocar complicações que vão desde diabetes a pressão alta.

"Quando você está relativamente saudável, o risco não é significativo", diz. "Mas, agora, mais e mais mulheres que iniciam a gravidez já apresentam algum fator de risco para um ataque cardíaco, como obesidade, hipertensão crônica, diabetes ou doença coronária congênita."

Ela acrescenta que as grávidas são frequentemente excluídas de triagens clínicas nessa área devido ao feto e sugere a necessidade de se divulgar informações a respeito para os médicos.

O estudo foi publicado no jornal "American Heart Association".

CIENTISTAS TESTAM A ‘PÍLULA ANTICONCEPCIONAL MASCULINA’...

FONTE: *** PAM BELLUCK, DO "NEW YORK TIMES" (www1.folha.uol.com.br).

Os anticoncepcionais masculinos vêm atraindo atenção crescente de cientistas.

Evitar filhos ainda é visto como tarefa feminina



Incentivadas por organizações de mulheres, grupos globais de saúde e pesquisas que indicam a receptividade dos homens, agências federais nos EUA vêm financiando novas pesquisas.

Alguns métodos serão apresentados em uma conferência marcada para outubro, sob o patrocínio da Fundação Bill e Melinda Gates.

A abordagem mais estudada nos EUA usa os hormônios testosterona e progesterona, que "mandam" o corpo parar de produzir espermatozoides.

Mas esse método não funciona para todos os homens e causa efeitos colaterais, como o aumento de colesterol.

Outra possibilidade é a pílula gamendazole, derivada de uma droga anticâncer, que interrompe o amadurecimento dos espermatozoides, afirma Gregory S. Kopf, vice-reitor no Centro Médico da Universidade do Kansas.

O centro iniciou discussões com a FDA (agência reguladora de remédios e alimentos no EUA) sobre a droga, já testada em ratos e macacos.

O cientista John K. Amory, da Universidade de Washington, estuda uma droga desenvolvida para infecções por vermes que causa infertilidade. Ele descobriu que a substância bloqueia a produção do ácido retinoico, importante para fabricar o esperma.

Mas a droga atua de forma semelhante a um medicamento usado contra o alcoolismo, de modo que, quando alguém bebe enquanto a está tomando, sente-se mal.

Amory está trabalhando para torná-la compatível com álcool. "O engraçado é que, não fosse pelo álcool, ninguém precisaria de anticoncepcionais", brinca.

Elaine Lissner, diretora do Projeto de Informação sobre Contracepção Masculina, criou uma fundação para desenvolver outras abordagens.

Uma delas envolve a injeção de gel no escroto para desativar os espermatozoides. Outra prevê aquecer os testículos brevemente com um ultrassom, o que pode sustar a produção de espermatozoides por meses.

"A cada seis meses, você levaria seu carro para trocar o óleo e, enquanto isso, iria para o consultório fazer um ultrassom", disse Lissner.

CONFIANÇA.
É claro que as mulheres teriam que confiar que seu parceiro estivesse usando uma pílula, como os homens precisam confiar nelas hoje.

Um dos métodos -implantes hormonais- deixa visível um volume no bíceps do homem. "Eles gostam porque podem se exibir; é a prova de que estão usando um anticoncepcional", diz Amory.

As empresas farmacêuticas ainda não apostaram em nenhum dos métodos, à espera de algo eficaz e seguro.

Os hormônios -em implantes, injeções, géis ou comprimidos-, embora não sejam a melhor solução, podem ser aprovados primeiro.

Hoje, 5% dos homens não reagem a eles. O motivo não é conhecido. Os hormônios ainda podem causar efeitos adversos sobre o coração, a pele, o humor e o colesterol.

Michael Lehmann, paisagista de 39 anos de Seattle, conta que sofreu efeitos colaterais mínimos com implantes e géis. Ele teve acne e pensamentos sexuais frequentes.

Steve Owens, 39 anos, assistente social, não gostou do gel de testosterona que passou no braço. Sua mulher e filha não puderam encostar nele durante horas, para não serem expostas ao hormônio.

Já os implantes sob a pele foram aprovados. "Se eu fosse solteiro, poderia ter usado isso para chamar alguém para sair comigo."

*** Tradução de CLARA ALLAIN.