quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

BRASILEIRO ASSUMIRÁ FUNDO GLOBAL DE COMBATE À AIDS...



FONTE: DE SÃO PAULO (www1.folha.uol.com.br).


O especialista francês Michel Kazatchkine deixou o cargo de diretor-executivo depois de dois meses de conflito interno com a direção do Fundo Global de Combate à Aids, Tuberculose e Malária.


Oficializado na terça-feira, o pedido de demissão indica que o afastamento se originou pelo anúncio de um plano de transição de cargos e a indicação de um novo gerente-geral, o cidadão brasileiro Gabriel Jaramillo, que se torna o responsável pela coordenação do órgão. As informações são do jornal em inglês "New York Times".

Educado na Califórnia, Jaramillo é um executivo aposentado do setor bancário que recentemente trabalhou para o Fundo Global, na auditoria de arrecadações de verbas.

Kazatchkine ajudou a lançar as bases do Fundo Global dez anos atrás e esteve diretamente envolvido na condução do organismo nos últimos cinco anos.

Com as mudanças anunciadas, a participação do francês ficariam limitadas. Ele encabeçaria a arrecadação e representaria o Fundo Global publicamente.

As colaborações em dinheiro se mostraram uma área problemática há dois anos pelo respingo da recessão global e de escândalos de corrupção.

Em 2010, o organismo havia dito que precisava de pelo menos US$ 13 bilhões, mas obteve US$ 11,7 bilhões no período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário