segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

COMO VOLTAR À FORMA APÓS O PARTO...

FONTE: Rivânia Nascimento REPÓRTER, TRIBUNA DA BAHIA.

Depois da chegada do bebê, um dos fatores que preocupam as novas mamães é como fazer para recuperar a forma física e voltar a desfilar bela e orgulhosa como fazem as celebridades. A preocupação com a retomada do corpo ideal e do peso adequado, após os nove meses de gravidez, é crescente.


Por conta disso, algumas mulheres buscam pelo personal gestante, profissional responsável pelo bem-estar das mamães durante o período da gravidez e de recuperação pós-parto, por meio de um programa de exercícios físicos seguro e eficaz.

Um dos maiores questionamentos das mulheres é como as celebridades conseguem voltar tão rápido à forma física depois da gestação? A educadora física Gizele Monteiro, especialista em exercícios físicos e personal gestante (diretora do Método Mais Vida Gestantes), explica que é muito complicado essa comparação com as artistas, pois elas mantêm uma rotina de cuidados muito equilibrada antes da gravidez.


Ainda segundo a professora, a grande maioria dessas celebridades obedecem a uma rotina de exercícios para manter seu corpo e sua boa forma, além dos cuidados com alimentação e também estéticos com drenagem e outros tratamentos.


“Tudo isso favorece em muito a gravidez e também na volta do corpo no pós-parto. Costumo dizer que o grande segredo delas é a disciplina que mantêm e os cuidados com o corpo antes, durante e depois da gestação para manter uma boa imagem na mídia”, explica.

Os exercícios físicos são benéficos desde que direcionados por profissional especializado, que entenda a sensibilidade e a fisiologia do corpo da mamãe. Para Monteiro, o programa de exercícios físicos para a gravidez deve ser desenvolvido com componentes necessários para cada gestante.

A fisioterapeuta Liana Chagas teve o bebê há uma semana e conta que começou o tratamento com exercícios de alongamento e respiração ainda no sexto mês de gestação por conta das dores na coluna. “Além de ser acompanhada pelo personal gestante, eu fiz uma alimentação adequada durante a gravidez, e isso não só impediu o ganho de peso como contribuiu para que meu parto fosse tranquilo”, afirma.

EXERCÍCIO DURANTE A GRAVIDEZ – Segundo Gisele, o programa deve ser completo, envolvendo atividades que contribuam para o controle do ganho de peso, exercícios de fortalecimento e alongamentos direcionados para as necessidades da gestante, sejam elas funcionais - como músculos que estarão envolvidos nos cuidados com o bebê ; posturais - músculos que contribuem para manter uma boa postura; preventivos - regiões que são susceptíveis ao aparecimento de dores; relaxamento - para diminuir a tensão e a ansiedade; e ainda que contribuem para a consciência no parto e prevenção de incontinência urinária - como é o caso de exercícios para o fortalecimento do assoalho pélvico.

PÓS-PARTO - Uma dica acessível a todas as mulheres e que contribui bastante para a boa forma e também para a saúde é incluir na rotina diária um programa de exercícios. Mesmo para aquelas que nunca praticaram nenhuma atividade física, a caminhada pode ser muito benéfica, além de ter custo zero.


O exercício será muito favorável também para mudar a rotina de cuidados com o bebê que normalmente deixam a mamãe moderna com a sensação de estar trancada. Outra dica é incluir no programa uma caminhada com o carrinho do bebê.


Caso não seja possível sair de casa, a ajuda de um personal gestante pode contribuir bastante. Ele irá elaborar uma rotina de exercícios segundo a condição da mamãe e também com materiais fáceis de ter em casa.

DIFICULDADE DE EMAGRECER.
De acordo com o endocrinologista do Hospital Aliança Osmario Salles, um dos fatores que impedem as mulheres de voltarem à forma está associado à alimentação precária durante a gestação. Segundo ele, as mulheres que ganham acima de 15 quilos no período da gestação podem desencadear a obesidade e, consequentemente, terão muita dificuldade de emagrecer após o nascimento do bebê.


“O excesso de peso ainda pode trazer sérios riscos para a mãe e o bebê, como hipoglicemia, hipertensão, eclampsia e abortamento prematuro do feto. Por todos esses problemas, as mulheres devem manter antes, durante e depois da gravidez uma alimentação saudável à base de frutas, legumes, leite desnatado e atividade física adequada”, explica.

Para manter a saúde do bebê e ainda ficar de bem com o espelho, o médico recomenda algumas dicas importantes:

Amamente à vontade. O ato gera um grande gasto de energia, fazendo o corpo consumir gorduras e queimar calorias (até 600 por dia).

Depois do nascimento do bebê, é importantíssimo deixar o corpo hidratado para a produção de leite e também para manter a forma. Beba, se possível, dois litros de líquido por dia: água, chá, sucos ou água de coco.

Evite alimentos ricos em açúcares como doces e guloseimas em geral, frituras, comidas de fast-food, molhos gordurosos e salgadinhos. Eles são altamente calóricos, nada nutritivos e só ajudam a acumular excessos onde não deve.

Gorduras trans – gordura vegetal hidrogenada – é um veneno para a saúde e para a forma. Elas geralmente estão presentes em algumas margarinas e produtos industrializados como molhos prontos para saladas, batata frita, massa e pães folhados, chocolates e biscoitos recheados. Prefira sempre as gorduras derivadas de óleos vegetais como canola, girassol, milho, soja e azeite de oliva

E por último as atividades aeróbicas, isto é, que aumentam as batidas do coração para promover a queima de calorias, podem ser inseridas na rotina 20 dias após o parto. Porém, é preciso a alta médica. Comece com programas levíssimos, como a caminhada devagar, durante 30 minutos, e vá aumentando o ritmo. Faça no mínimo três vezes por semana.

SERVIÇO.
Para saber maiores informações sobre o personal gestante acesse: www.metodomaisvida.com.br/gestantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário