sábado, 25 de fevereiro de 2012

INGERIR UMA LARANJA POR DIA PARECE REDUZIR O RISCO DE AVC EM MULHERES...


FONTE: *** Publicada por Dr. Tufi Dippe Jr. (portaldocoracao.uo.com.br).


As flavononas, nutrientes encontrados em laranjas e outras frutas cítricas, parecem reduzir o risco de acidente vascular cerebral isquêmico (AVCI) em mulheres adultas. Esta é a constatação de pesquisadores da Universidade de East Anglia (Norwich, inglaterra), após analisarem informações nutricionais de aproximadamente 70 mil mulheres do Nurses Health Study (estudo de saúde das enfermeiras).Este estudo acompanhou estas mulheres por um período médio de 14 anos.

O AVCI é causado pela obstrução das artérias cerebrais, sendo uma das principais causas de morte em nosso país.As mulheres com os níveis mais altos de flavanonas em sua dieta apresentaram uma redução do risco relativo de um AVCI na ordem de 19%, quando comparadas com as mulheres que ingeriram menores quantidades de flavanonas.


O benefício preventivo das frutas cítricas em relação ao AVCI não parece relacionar-se com a presença da vitamina C.

A maioria das flavanonas consumidas pelas mulheres do estudo foram provenientes de laranjas ou suco de laranja (63%), no entanto, comer a fruta inteira provavelmente seja a melhor maneira de aumentar o consumo de flavononas.


"Devido ao maior teor de flavanonas das frutas cítricas, e também, o teor de açúcar dos sucos de frutas comerciais, recomendamos um aumento preferencial da ingestão das frutas cítricas", disse o Dr. Aedín Cassid, pesquisador principal do estudo.

As flavanonas são um dos seis tipos de flavonoides, os quais conferem inúmeros benefícios nutricionais e preventivos. Após a análise dos relatórios dietéticos fornecidos pelas participantes do estudo a cada quatro anos, os pesquisadores observaram grandes variações na ingestão de flavonoides: 97 até 761 mg por dia, em média.


O chá foi o maior contribuinte para os níveis de flavanoides, seguido das maçãs, laranjas ou suco de laranja.Diferentemente das flavononas, a ingestão total de flavonoides não associou-se a uma redução do risco de AVCI.

*** Journal of the American Heart Association.




Dr. Tufi Dippe Jr

O Dr.Tufi Dippe Júnior é médico formado pela Universidade Federal de Santa Catarina.Posteriormente, fez residência de Medicina Interna e especialização em Cardiologia na Universidade Federal do Paraná.


É especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), e também, especialista em Hipertensão Arterial pela Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH).


Foi o idealizador do Portal do Coração UOL (portaldocoracao.uol.com.br), o maior portal de Cardiologia voltado ao público leigo do Brasil, bem como, o blog Vou Parar de Fumar (vouparardefumar.com.br), uma referência no combate ao tabagismo.


É responsável técnico pelo site do Hospital do Coração de Curititiba (hcorcuritiba.com.br) e pelo Portal da Sociedade Paranaense de Cardiologia (sbc-pr.org). O Dr. Tufi é cardiologista da Clínica Estância do Lago, Hospital do Coração de Curitiba, Hospital Vita Batel e da Quanta Diagnóstico e Terapia, além disso, é também diretor da Dippe Gestão de Conteúdo Web (dippe.com.br), empresa especializada no desenvolvimento de websites na área da saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário