terça-feira, 24 de abril de 2012

CARTÃO DO SUS CONTINUA A FALTAR NOS POSTOS...



FONTE: Leidiane Brandão REPÓRTER, TRIBUNA DA BAHIA.

Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) continuam na peregrinação a procura do Cartão Nacional da Saúde (CNS). Com apresentação obrigatória nas redes públicas, o documento é indispensável para marcação de consultas, exames e retiradas de medicamentos.
Porém, a falta de material para fazer o documento nos postos de saúde da capital vem causando transtorno para os pacientes, já que os beneficiários que não dispõem do cartão em mãos não estão conseguindo marcar nenhum tipo de consulta médica.

Mais uma vez a Tribuna percorreu postos de saúde da cidade para constatar o fato. No 2ª Centro de Saúde Ramiro Azevedo, no bairro de Nazaré, funcionários informaram que há pelo menos oito dias a unidade não dispõe de material para fazer o cartão. No posto de saúde Antonio Brandão de Souza, no bairro do Garcia, a situação é a mesma.
Há pelo menos 15 dias os cartões estão suspensos na unidade também por falta de material.

Após percorrer vários postos de saúde, o aposentado Jerônimo dos Santos, 51 anos, que precisava marcar uma consulta com urgência conseguiu fazer o cartão na tarde de ontem, no 5ª Centro Clementino Fraga, na Avenida Garibaldi.

“Percorri vários locais durante a última semana e só hoje foi possível fazer o cartão. Como podem exigir um documento para ser atendido no SUS se o mesmo não está disponível para a população. É humilhante ter que passar por isso, já que é um direito de todo cidadão ter acesso a saúde”, disse.

Na unidade da Saúde da Família, em São Tomé de Paripe, ainda não há previsão de quando os pacientes poderão solicitar o Cartão Nacional da Saúde (CNS). De acordo com informações de funcionários, há mais de 15 dias o fornecimento dos cartões está suspendo devido a problemas na CPU. Eles informaram que da última vez o equipamento permaneceu três meses quebrado.

Obrigatório na rede pública desde o início do ano, o CNS passou a ser indispensável, também, ao cidadão que possui plano de saúde ou utiliza serviços médicos, por meios particulares.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que já realizou o levantamento das unidades de saúde que necessitam de reposição de material para confecção do cartão SUS e até a próxima sexta-feira (27) irá reabastecê-las.

Como também, reforçou o estoque nas demais unidades. Ainda de acordo com a SMS, o paciente que necessite com urgência, pode comparecer à sede do órgão na Rua da Grécia, Edifício Caramuru, no bairro do Comércio, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h, munido do documento de identidade e do comprovante de residência próprio ou de parente do primeiro grau para obter o cartão.

O CARTÃO – Para fazer o cartão do SUS é preciso se dirigir a uma unidade de saúde com um documento de identificação e preencher o formulário solicitado. A determinação da obrigatoriedade da posse do cartão está na Portaria N° 763, de 20 de julho de 2011, do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário