domingo, 29 de abril de 2012

FALTA DE HIGIENE PODE CAUSAR CEGUEIRA...



FONTE: Noemi Flores REPÓRTER, TRIBUNA DA BAHIA.

Estudos recentes, como os da revista americana Optometry and Vision Science, apontam que cerca de 80% das pessoas que usam lentes de contato não têm os cuidados especiais de higiene que devem ser adotados.
Este desleixo, de acordo com o oftalmologista Carlos Eduardo Borges Souza, da Clínica Oftalmodiagnose, em Ondina, causa danos para a saúde como casos severos que podem levar à perfuração da córnea, necessidade de transplante de córnea ou até mesmo à cegueira.

Antes de explicar todos os cuidados que se deve ter com as lentes de contato, o médico chama a atenção de um fato importante para se atentar. as pessoas só devem usar lentes de contato após exames médicos.

“É importantíssimo o exame feito pelo oftalmologista e a adaptação da lente de contato realizada pelo profissional capacitado. Durante o exame, podemos avaliar o olho como um todo e detectar eventuais alterações que dificultem a adaptação da lente”, alertou.

Souza complementa que estas alterações surgem como alergias oculares, pingueculas ou pterigio, e que em alguns casos pode até ocorrer a contraindicação do uso de lente de contato, como por exemplo em casos severos de olho seco. “ Devemos lembrar também que o grau prescrito para o óculos nem sempre é coincidente com a prescrição da lente de contato”, atestou.

De acordo com o oftalmologista, existem diversos modelos e materiais de lente de contato. Lentes com teor de hidratação diferentes ( quantidade de água na lente) . As lentes com maior teor de hidratação podem ser usadas por período mais longo sem causar nenhum problema ou desconforto ao paciente.

Em relação aos cuidados que se deve ter com o objeto, o oftalmologista afirma que ao se retirar a lente, “deve ser acondicionada em lugar próprio e em condições adequadas de higiene. Existem soluções próprias para acondicionar e higienizar as lentes de contato”, explicou, acrescentando que há produtos com prazo de validade distintos, desde lentes de contato descartáveis para uso diário, lentes de contato para uso mensal, outras para uso trimestral até com prazo de validade anual (as lentes confeccionadas com material híbrido).

Atualmente, segundo afirmação do médico, as lentes de contato estão bastante evoluídas. Existem atualmente diversos modelos e materias proporcionando melhora e maior facilidade na sua adaptação e na qualidade da visão. Há lentes que corrigem o astigmatismo ( lentes tóricas), a presbiopia ou vista cansada (lentes multifocais). “É fundamental a correta adaptação e seguir as orientações médicas para evitar problemas. Em caso de desconforto ou de irritação ocular, procurar imediatamente o oftalmologista para exame”, alerta.
RECOMENDAÇÕES DE especialista

O oftalmologista Carlos Eduardo Souza nomeia recomendações fundamentais para quem usa lentes de contato, destacando que “devemos realizar o exame com oftalmologista para correta adaptação, além do treinamento em como manusear e acondicionar”. Ele prossegue com os seguintes conselhos: deve ser usada pelo período diário correto sem excesso ( a quantidade de horas depende do modelo da lente); usada apenas durante o prazo de validade; higienizada e acondicionada em local e condições apropriadas, utilizando as soluções próprias para isto; utilizar lubrificantes oculares para evitar o olho seco; não dormir com lente de contato

Sobre a dúvida de muita gente se é permitido o uso durante banho de mar, o médico responde que “deve ser evitado o uso para banho sem o óculos de proteção. As lentes de contato são porosas e podem absorver partículas, impurezas e podem interagir com produtos químicos como por exemplo o cloro da piscinas etc”, explicou.

Souza complementa ainda: “o uso de lentes de contato na água pode aumentar o risco de uma infecção. Elas podem grudar nos olhos ou até mesmo cair durante um mergulho. Caso se queira nadar ou cair no mar com lente de contato, deve-se fazer isso com as lentes descartáveis de uso diário, devendo jogar fora as lentes assim que sair da água”, aconselhou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário