domingo, 29 de abril de 2012

VACINAÇÃO CONTRA GRIPE COMEÇA NO DIA 5 DE MAIO...



FONTE: Roberta Cerqueira REPÓRTER, TRIBUNA DA BAHIA.

Idosos, crianças, gestantes, indígenas e trabalhadores de saúde devem tomar a vacina contra gripe, no próximo dia 5 de maio. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) vai disponibilizar a imunização em 7.500 postos, entre fixos e volantes e após a data, a vacinação pode ser feita em qualquer posto de saúde nos bairros.
A campanha segue até o dia 25 de maio e o objetivo é reduzir as mortes e internações causadas pela gripe. De acordo Fátima Guirra, coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Sesab, a meta em 2012 é imunizar 80% da população alvo da campanha. Devem ser vacinados 1.398.035 idosos, 190.283 trabalhadores de saúde, 332.535 crianças menores de 2 anos, 273.510 gestantes e 25.233 indígenas.

A coordenadora do programa lembra ainda que a aplicação das doses deve ser feita em todas as gestantes, independentemente do período gestacional. “Não há nenhum risco para o feto e pode ser feito em qualquer fase da gravidez, até mesmo antes dos três primeiros meses”, ressalta.

Quem tomou a vacina na última campanha deve tomar novamente este ano. “O vírus da gripe se modifica e fortalece e a proteção deve ser reforçada todos os anos”, lembra, Guirra.

A vacinação é contra-indicada apenas em pessoas que já tenham apresentado uma alergia grave à medicação (anafilaxia). “Na Bahia não registramos nenhum caso desse, no ano passado”, garante.

Segundo Guirra, em caso de alergia grave, a pessoa apresenta lábios roxos, cansaço, dificuldade de respirar, além de queda na pressão arterial e até mesmo edema de glote (fechamento das vias respiratórias). “Neste caso é importante buscar uma unidade médica o mais rápido possível”.
Em 2011, de acordo com a Sesab, 250 municípios do estado alcançaram a meta de imunização da secretaria, que era vacinar 2,2 milhões de pessoas. Em todo o estado, foram imunizadas 1,7 milhão de pessoas, o que representa 80,35% da meta, conforme dados divulgados pela Secretaria.
Quem não faz parte da população alvo da campanha e tenha interesse em receber a imunização deve buscar a rede privada. Porém, o medicamento ainda está disponível, gratuitamente, para portadores de anemia falciforme, diabete, cardiopatias, AIDS, Síndrome de Down entre outras doenças que comprometem o sistema imunológico.

Os pontos de vacinação para este público são os Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais. Em Salvador existem dois, um no Hospital Couto Maia, em Monte Serrat, Cidade Baixa e o outro na Universidade Federal da Bahia (Ufba), no bairro do Canela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário