terça-feira, 22 de maio de 2012

INSULINA SEM AGULHA NO MERCADO...





FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.


Um dispositivo fabricado na Alemanha, a Caneta Safe-Inject, está revolucionando o tratamento de diabetes no Brasil. O aplicador, que injeta insulina por um sistema de pressão, dispensando agulhas, foi lançado no país em abril deste ano e já está disponível em farmácias especializadas da Bahia.

Em apenas um mês, a Hemocat, importadora exclusiva do produto, inseriu o aplicador em 54 farmácias de todo o país. A lista completa dos estabelecimentos que já comercializam a Safe-Inject pode ser encontrada no site www.semagulha.com.br.

Aplicação de insulina sem agulha – O dispositivo resolve o desconforto gerado pelas repetidas picadas de agulha, uma das maiores causas da dificuldade na aderência ao tratamento do Diabetes em pacientes que necessitam usar insulina – em alguns casos são necessárias cinco ou seis aplicações diárias do medicamento.

Além do desconforto, a Safe-Inject minora problemas como lipodistrofia (perda de tecido adiposo em determinada parte do corpo), melhora a absorção da insulina e estimula a realização do tratamento em pacientes que possuem fobia a agulhas.

Atestados de qualidade – A tecnologia do dispositivo foi desenvolvida e patenteada na Alemanha em 1999. O aplicador já é comercializado na Europa e Japão há mais de 10 anos, com grande aceitação e sucesso, e em breve chegará também ao mercado americano.

A Caneta Safe-Inject possui Selos de Qualidade da ANAD (Associação Nacional de Assistência ao Diabético) e ISO (International Organization for Standardization) e de aprovação para produção e comercialização do FDA (Food and Drugs Administration), ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e CE Approved (Comunidade Europeia).

Como funciona o dispositivo? – Posicionando a Caneta Safe-Inject num ângulo de 90º e acionando o aplicador, um mecanismo de pressão por mola faz com que o medicamento atinja o tecido subcutâneo do paciente. A insulina é aplicada através de uma ampola com micro-orifício de 0,17mm (enquanto a maioria das agulhas de aplicação possui 0,39mm).

“O líquido aplicado penetra no subcutâneo e se espalha uniformemente em uma fração de segundo, diminuindo a possibilidade de desenvolvimento de hematomas e outros tipos de lesões que podem ocorrer com certa frequência no uso rotineiro de agulhas”, afirma Paulo Rizzo Genestreti.

Além disso, como o medicamento escolhe o caminho de menor resistência para se distribuir no tecido, a aplicação se torna uma experiência muito mais confortável e segura ao paciente. O dispositivo vem acompanhado de um conjunto de acessórios que permitem a utilização de qualquer tipo de insulina, inclusive pré-misturas.

Quais os benefícios da Caneta Safe-Inject? – Por não possuir agulha, a Caneta Safe-Inject beneficia, em especial, pacientes diabéticos que têm medo ou não gostam de usar agulhas – e, por conta disso, não fazem o controle adequado da glicemia. “Além disto, a ausência de agulhas elimina riscos de acidentes com perfurocortantes, diminui o risco de infecções cutâneas, contaminações cruzadas e perigo no descarte de resíduos”, conta o médico.

“A tecnologia presente no dispositivo também elimina a probabilidade de aplicações intramusculares ou intradérmicas, que podem ocorrer com agulhas, aumentando o risco do paciente desenvolver um quadro de hipoglicemia, podendo levar ao coma hipoglicêmico e até à morte”, afirma. Estudos apontam que mais de 30% das aplicações em crianças são feitas indevidamente pela via intramuscular.

Segundo o médico, a Caneta Safe-Inject é compacta, fácil de manipular e pode ser usada em qualquer lugar. “A maioria dos pacientes diabéticos que são dependentes de insulina podem fazer uso do aplicador”, afirma.

Segundo a American Diabetes Association, o dispositivo proporciona um efeito mais rápido e uma melhor absorção do medicamento.

COMERCIALIZAÇÃO.

A Hemocat é a importadora e distribuidora exclusiva da Caneta Safe-Inject para Aplicação de Insulina Sem Agulha no Brasil.

A companhia atua há mais de 20 anos na área de saúde, tem abrangência nacional e mais de 50 registros da ANVISA. A empresa possui escritórios em Salvador e São Paulo e representantes no Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário