terça-feira, 22 de maio de 2012

RELAÇÃO ESTREMECIDA...




FONTE: Sergio Toniello Filho REPÓRTER, TRIBUNA DA BAHIA.

Uma das mais antigas leis existentes, a Lei de Talião, conhecida pela famosa frase “olho por olho, dente por dente”, parece ter servido de modelo para os setores de imigração da Espanha e do Brasil. Ainda na última sexta-feira (18), o Brasil acompanhou mais casos de brasileiros barrados no aeroporto de Barajas, em Madri, na Espanha.

As vítimas da vez foram o artista plástico baiano Menelaw Sete e seu assistente Paulo Coelho, que faziam parte do grupo de sete cidadãos brasileiros que foram barrados pelo setor de imigração espanhola. Reconhecido artisticamente como o “Picasso” brasileiro, Menelaw promete realizar um protesto hoje às 6 da manhã em frente ao consulado espanhol de Salvador.

“É preciso um tratamento justo. Essa luta não pode parar. No protesto vou levar uma bandeira branca e pretendo reunir 6 mil assinaturas para levar ao Itamaraty. Espero também uma resposta do governo espanhol sobre o péssimo tratamento com os brasileiros, principalmente com os negros. Algo precisa ser feito. Vou fazer greve de fome.”, explicou o artista.

Sem permissão de seguir viagem com destino a Milão, na Itália, sob a alegação de não terem a documentação necessária para entrada na Espanha, Menelaw e seu assistente Paulo Coelho já estão de volta a Salvador desde sábado (19). “Viajei na quinta-feira à noite, porém só retornei por volta das 21h de sábado em Salvador, mas ainda tive aborrecimentos com o extravio de minhas malas, que seguiram para Milão.”, contou Menelaw.

De acordo com o artista plástico, ele ficou retido por cerca de 30 horas no aeroporto internacional de Barajas, apesar de ter mostrado os mesmos documentos apresentados nas últimas vezes que esteve na Europa. Além de ter mil euros em espécie, o equivalente a R$ 2.550, o baiano estava com uma carta convite, no qual seu empresário italiano, Ezio Dellapiazza, assume a responsabilidade de Menelaw na Itália.

“Há mais de 15 anos viajo para a Europa, sempre levo a carta convite, mostro as revistas, nunca tive problemas. Não sei qual foi o motivo desta vez. Eles são muito racistas. Mas não é o povo espanhol, e sim os governantes e a imigração.”, reclamou Menelaw.

Ele acrescentou também que a angústia das cerca de 30 pessoas, de diversas nacionalidades, que estavam presentes na sala da imigração, serviram como inspiração para o artista.

“O nervosismo e o medo caracterizavam o ambiente. A maioria das pessoas eram negras e latinas. Registrei os momentos em aproximadamente 40 desenhos. Mas isso não vai ficar impune. As autoridades espanholas acabaram com meu sonho. Iria realizar exposições na Itália e na Suíça, homenageando diversos artistas baianos.”, relatou.

A reportagem de Tribuna entrou em contato com o consulado espanhol em Salvador, porém não obteve respostas. Segundo Menelaw, o consulado da Espanha na capital baiana não pode responder sobre casos de brasileiros retidos em aeroportos espanhóis.

BRASIL x ESPANHA.

Desde o dia 2 de abril, a relação entre os dois países se tornou ainda mais complicada com a reciprocidade de tratamento aplicada pelo governo brasileiro aos turistas espanhóis que visitam o Brasil.

O número de espanhóis impedidos de entrar no Brasil nos quatro primeiros meses deste ano já corresponde a quase 70% do total registrado em 2011. Entre 1º de janeiro a 30 de abril de 2012, 83 turistas espanhóis foram barrados no país, enquanto em todo o ano passado, 120 foram barrados.

Segundo a Polícia Federal, apenas no mês de abril, quando o Brasil passou a fazer novas exigências a visitantes da Espanha, 31 foram barrados, número correspondente a 60% do total registrado no primeiro trimestre deste ano: 52. No caso dos brasileiros, o número de barrados na Espanha vem diminuindo ano após anos.

Segundo a embaixada da Espanha, em 2007 foi negada a entrada para 3.134 brasileiros (1,78% do total); para 2.842 em 2008 (1.70%); 1.994 (1,68%) em 2009. Em 2010 foram 1.831 impedidos de entrar em território espanhol, correspondente a 1,29% do total, e em 2011 mais 1.429 brasileiros (1,07%).

O Ministério de Relações Exteriores do Brasil lamentou que fatos como esses continuassem a ocorrer. Segundo o órgão, haverá uma reunião entre assessores dos dois países, em 4 de junho, em Madri, quando os acordos bilaterais que regulam o tema deverão ser revistos.

De acordo com a assessoria do Itamaraty, a soberania de cada país permite que a Espanha escolha quem deverá ser admitido em seu território, porém a resposta brasileira de adotar as mesmas regras usadas pelo país ibérico poderá ser mantida se as dificuldades continuarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário