segunda-feira, 25 de junho de 2012

MÉDICOS REMOVEM TUMOR DE 168 GRAMAS DE BEBÊ...



FONTE: DE SÃO PAULO (www1.folha.uol.com.br).

Um tumor de 168 gramas foi removido de um bebê no oitavo mês de gestação, que hoje passa bem. A massa tumoral era equivalente a cerca de 10% do peso corporal da criança.

O tumor maligno, diagnosticado três meses antes, cresceu consideravelmente em partes da cabeça e do tórax, o que impediria que o bebê respirasse ou se alimentasse direito.

Técnica pioneira salva feto diagnosticado com tumor

Para salvá-lo, os médicos do Hospital La Fe (Valência, na Espanha) recorreram à técnica conhecida como Exit (tratamento intraparto extraútero) em dezembro de 2011, quando foi realizada a primeira cirurgia.

A equipe retirou do útero somente a cabeça e os braços do bebê. Depois, o entubaram sem suprimir a conexão com a mãe, ou seja, sem que o cordão umbilical fosse cortado.

Isso foi feito para garantir a sobrevivência do feto, para que ele pudesse respirar posteriormente usando os próprios pulmões.

Um dia depois, os médicos fizeram uma segunda cirurgia. Desta vez para retirar o teratoma gigante, tumor formado por diferentes tipos de tecidos. " Era como se fosse um feto dentro de outro feto", disseram.

Apesar da técnica Exit já ter sido usada em outros hospitais de Barcelona, Madri e Sevilha, essa é a primeira vez que um tumor tão grande é visto.

O caso se tornou público recentemente. Hoje, o bebê Marc tem sete meses e é saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário