sábado, 23 de junho de 2012

NOVO MÉTODO CONTRA DOR DE COLUNA...



FONTE: Rivânia Nascimento REPóRTER, TRIBUNA DA BAHIA.

Dor na coluna é um dos incômodos mais comuns da humanidade. No Brasil, 36% da população sofre de dor na região lombar, também chamada de lombalgia. Em Salvador, cerca de 15 a 16 % das pessoas se queixam de dor na coluna e 80% da população mundial sofrerá algum episódio de dor nas costas ao longo da vida, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para quem sofre desse problema existe em Salvador um método chamado de ReconstruçãoMúsculo-Articular (RMA) desenvolvido pelo Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC). O tratamento reúne um conjunto de técnicas que une fisioterapia manual, estabilização vertebral, exercícios de Pilates e de musculação, além de fazer uso de alguns aparelhos vindos dos Estados Unidos, como a mesa de tração eletrônica e a mesa de descompressão dinâmica. De acordo com especialistas do ITC, 91% dos pacientes tratados com a nova técnica apresentaram melhora e voltaram à rotina normal.

Segundo Darlene Magalhães, especialista em osteopatia e membro da Associação Brasileira de Reabilitação da Coluna, o método RMA é um programa fisioterapêutico composto de 04 etapas: fisioterapia manual que visa diminuir a dor, espasmo muscular e melhorar a mobilidade de tecidos moles. O tratamento conta com um equipamento chamado mesa de tração eletrônica que promove um alongamento (descompressão) dos discos e estruturas moles da coluna (ligamentos e músculos), reduzindo a pressão intradiscal.

Outro aparelho utilizado é a mesa de flexão descompressão que propicia ao paciente uma melhora da mobilidade da coluna vertebral, permitindo movimentos de flexão, extensão, látero-flexão e rotação (quase todos os movimentos realizados pela coluna) e a estabilização vertebral que auxilia na recuperação da musculatura profunda da coluna. “O RMA possibilita ao fisioterapeuta identificar a real causa da lesão do paciente, reorganizando todo o corpo, criando amarras para fixar o resultado, através do fortalecimento da musculatura profunda. Aqui em Salvador o nosso índice de melhora é de 91,15%, no Brasil esse resultado vai para 87%, sendo que cerca de 50% desses pacientes tinham indicação cirúrgica e depois do tratamento levam uma vida normal”, detalha a especialista.

CAUSAS – A falta de atividade física, postura de trabalho estática, trabalho repetitivo são os principais responsáveis pelo aparecimento de problemas na coluna. Segundo Magalhães alguns exercícios simples como espreguiçar, buscar levantar sempre para ir ao banheiro ou beber água, sentar com os pés apoiados no chão, usar o recosto da cadeira ou inclinar e girar o tronco frequentemente são fundamentais para promover a quebra da postura estática e aliviar o incômodo.

COMO IDENTIFICAR – Infelizmente muitas dores nas costas provocadas pelo trabalho físico pesado e esforço repetitivo, quando não tratadas previamente, podem ocasionar lesões mais graves como a hérnia de disco. A dica é observar em que momento do dia a dor piora. Segundo a especialista, dores vinculadas à hérnia de disco são mais intensas pela manhã, ao acordar e tende a diminuir com o aquecimento do corpo e na posição sentada ou em pé com exceção do estágio avançado onde a dor permanece todo o tempo.

SINTOMAS.

Os sintomas mais comuns são: formigamento com ou sem dor na coluna, geralmente com irradiação para membros inferiores ou superiores, podendo também afetar somente as extremidade pés ou mãos. Esses sintomas podem sofrer variações dependendo do local atingido..

Quando a hérnia de disco está localizada no nível da cervical, pode haver dor no pescoço, ombros, na escápula, braços ou no tórax, associada a uma diminuição da sensibilidade ou de fraqueza no braço ou nos dedos.

Já na região torácica elas são mais raras devido a pouca mobilidade dessa região da coluna mais quando ocorrem os sintomas tendem a ser inespecíficos, incomodando durante muito tempo. Pode haver ainda dor na parte superior ou inferior das costas, dor abdominal ou dor nas pernas, associada à fraqueza e diminuição da sensibilidade em uma ou ambas as pernas.

A maioria das pessoas com hérnia de disco lombar relatam uma dor forte atrás da perna e segue irradiando por todo o trajeto do nervo ciático. Além disso, pode ocorrer diminuição da sensibilidade, formigamento ou fraqueza muscular nas nádegas ou na perna do mesmo lado da dor. O recomendado, nestes casos, é buscar a orientação de uma especialista para tratar o problema evitando lesões mais graves no futuro.

O instituto está localizado na Avenida Juraci Magalhães Junior, no Centro Médico Salvador. Mais informações através do www.doresnacoluna.com.br e http://corporepx.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário