sexta-feira, 27 de julho de 2012

BENEFÍCIOS VÃO ALÉM DA PREVENÇÃO À GRAVIDEZ...


FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Existem evidências definitivas sobre a finalidade terapêutica da pílula na minimização dos efeitos da tensão pré-menstrual como depressão, irritabilidade, fadiga, alteração do apetite, dores de cabeça, inchaço e distúrbio do sono, dentre outros.

Dados do Ministério da Saúde apontam que 70% das brasileiras sofrem de cólicas, irritabilidade, acne, seborreia, corpo inchado e aumento do volume de pêlos no corpo por conta de alguma alteração no ciclo menstrual.

A Secretaria Municipal da Saúde disponibiliza gratuitamente em toda rede, métodos contraceptivos orais e injetáveis, com tempo de atuação variável. Estão disponíveis o Ciclo 21 ou Microvilar, combinado oral que deve ser tomado diariamente por 21 dias, no mesmo horário e ordem indicados na embalagem; o Notrel ou Norestin, minipílula para mulheres no período de aleitamento; além da Mesigyna (Noregyn) e Contracep (Depo-Provera), contraceptivos injetáveis com efeito mensal e trimestral.

As interessadas em iniciar o tratamento terapêutico com anticoncepcionais devem dirigir-se à unidade municipal de saúde mais próxima e solicitar o cadastramento no programa de Planejamento Familiar. Se já possui a receita prescrita pelo médico, pode retirar o medicamento nas farmácias dos postos de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário