sábado, 28 de julho de 2012

CELULARES DO RIO DE JANEIRO DEVEM GANHAR NOVO DIGITO EM ATÉ TRÊS ANOS...


FONTE: Agência Brasil, TRIBUNA DA BAHIA.

A previsão é do gerente de Interconexão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Adeilson Nascimento.

A inclusão do dígito 9 à frente dos números de celular de São Paulo com código de área 11 começa a valer a partir do próximo domingo (29).

Com a mudança em São Paulo, a capacidade de numeração da região passará para 90 milhões de combinações. As possibilidades atuais (44 milhões) estavam próximas ao esgotamento, com 42 milhões de números concedidos às operadoras e 34 milhões de linhas ativas.

Celulares dos 64 municípios que usam o código 11 serão afetados.

De acordo com Nascimento, após a mudança em São Paulo, a região com código 21 (Rio de Janeiro) é a mais próxima de atingir o limite de combinações, seguida pelas regiões 31 (Minas Gerais), 51 (Rio Grande do Sul) e 81 (Pernambuco).

O gerente destacou, no entanto, que o plano de ampliação da numeração irá abranger todo o país. “Além da necessidade de numeração, há a necessidade de padronização”, ressaltou em entrevista sobre a mudança em São Paulo.

Haverá um tempo de adaptação para os usuários se acostumarem ao novo dígito. Nos primeiros dez dias as chamadas serão completadas com ou sem o uso do 9 à frente dos números. A partir, daí as chamadas começaram a ser gradualmente interceptadas e receberão uma mensagem sobre a mudança.

A transição está prevista para ser concluída no dia 15 de janeiro de 2013, quando as ligações sem o 9 anteposto indicarão número inexistente.

Nascimento admitiu que poderá haver instabilidade no primeiro dia de funcionamento do novo sistema. Ele aconselhou que usuários com problema para fazer ou receber chamadas desliguem e liguem novamente o aparelho. Porém, o gerente não acredita que eventual instabilidade se some à “precariedade do serviço que está sendo prestado” pelas operadoras de celular, causando prejuízos adicionais aos usuários.

As reclamações dos consumidores levaram a Anatel, no último dia 23, a proibir a venda de novas linhas móveis das operadoras TIM, Oi e Claro em vários estados do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário