sábado, 28 de julho de 2012

COMO ESCOLHER O MÉDICO CERTO?...


FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Quando um sintoma que parece ser um problema de saúde surge, muitas vezes ele vem acompanhado de uma dúvida comum: a que profissional de saúde recorrer para buscar o tratamento correto?

Segundo Evandro Lima, médico e sócio do AvalDoc – site que oferece o serviço de marcação de consultas em apenas alguns cliques, no endereço www.avaldoc.com.br – o primeiro passo deve ser buscar um profissional mais generalista, que possa dar atenção primária ao paciente.

É o caso de clínicos gerais, pediatras, ginecologistas e dentistas, capazes de detectar os problemas e, se for o caso, encaminhar os pacientes para especialistas e superespecialistas.

Especialistas, como endocrinologistas, ortopedistas, reumatologistas, nefrologistas e cirurgiões plásticos, por exemplo, são considerados o segundo passo a ser dado, em caso de necessidade. E há ainda os superespecialistas, médicos que, dentro de sua especialidade, tratam de problemas ainda mais pontuais, como é o caso de ortopedistas especializados em joelho, mão ou pé.

“O clínico geral tem competência para resolver 95% dos problemas de saúde de um paciente. Muitas vezes, alguém que sofre de hipertensão vai diretamente a um cardiologista, sem saber que um clínico geral pode ajudá-lo”, exemplifica Lima.

Ele lembra, inclusive, que existem convênios médicos que só liberam a consulta em outros especialistas depois que um paciente passa por um clínico geral. Segundo Lima, a medida visa à economia e ao melhor aproveitamento de recursos, já que o clínico geral pode indicar tratamentos eficazes, na grande maioria das vezes.

“Algumas pessoas têm preconceito contra clínicos gerais, mas isso é infundado. Bons médicos são preparados para enxergar o paciente como um todo, e não apenas olhar a doença”, afirma.

A abordagem biopsicossocial é fundamental. Alguns problemas de saúde, como a obesidade, por exemplo, apesar de serem comuns exigem um tratamento multidisciplinar, com médicos, psicólogos, nutricionistas e educadores físicos. No site AvalDoc, é possível ter acesso ao cadastro de profissionais das mais diversas especialidades, o que facilita a busca por um tratamento completo e correto.

PACIENTES CORTUMAM SEGUIR INDICAÇÃO.
O médico diz que buscar a indicação de profissionais de saúde com amigos, parentes ou conhecidos é uma prática comum que faz parte da cultura de nosso país. É usual também que profissionais de saúde indiquem colegas de outras especialidades, o que também ajuda no encontro de um bom profissional. Entretanto, nem sempre essa indicação é possível. É por isso que o site AvalDoc disponibiliza avaliações feitas por pacientes. A partir deste segundo semestre, também será possível acessar indicações de outros profissionais cadastrados.

O AvalDoc ajuda os pacientes internautas a escolher profissionais de saúde também porque disponibiliza informações como currículo, foto, endereço, tempo de formação e de experiência. “O paciente acaba conhecendo melhor o profissional antes mesmo de ir à consulta. Isso humaniza o processo de escolha e facilita uma boa relação entre médicos e pacientes”, avalia.

No site www.avaldoc.com. br, também é possível conferir a agenda de cada profissional, para escolher o melhor horário. Além disso, Lima sublinha que fatores como proximidade de casa ou do trabalho também facilitam o contato. Mas, para ele, um dos fatores mais importantes é a credibilidade do profissional consultado.

“Este é um fator subjetivo, mas de muito peso. O paciente precisa confiar no profissional. E, para que seja confiável, ele precisa ser honesto, transparente, educado e sincero. Mostrar não apenas o que sabe, mas também interesse em pesquisar o que não sabe”.

E recomenda: “se um profissional não atendeu suas expectativas, vá em busca de outro, pois a confiança é fundamental para o sucesso de qualquer tratamento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário