segunda-feira, 30 de julho de 2012

PIMENTA AJUDA COMBATER DOENÇAS...



FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
Ela é uma iguaria bastante apreciada na culinária baiana. Além de realçar receitas e molhos com seu sabor picante, a pimenta também pode ser um incremento para a saúde. Nesse caso, quanto mais vermelha e ardida, melhor, porque isso indica a presença da capsaicina, substância que é responsável pelos efeitos benéficos.

Segundo a nutricionista clínica e personal diet Carolina Bones, em entrevista ao Portal da Saúde, produzido pelo Ministério da Saúde, incluir a pimenta na alimentação diária também pode trazer benefícios para quem tem problemas específicos.

Para os que sofrem de enxaqueca, a boa notícia é que ela alivia as dores de cabeça.

Os diabéticos também devem incluí-la no cardápio, uma vez que a pimenta ajuda a controlar os níveis de glicose.

Se o problema for rinite alérgica, ela pode ser uma boa aliada no tratamento, pois proporciona o aumento da capacidade pulmonar.

Como contribui para a redução do colesterol, deve ser adotada na dieta dos que sofrem de doenças cardiovasculares.

De acordo com Carolina Bones, outro benefício da pimenta é auxiliar a cicatrização de feridas.

Por acelerar o metabolismo, ela tanto facilita o emagrecimento, como pode até mesmo ajudar as pessoas com depressão a se tornarem mais ativas.

A pimenta só não é indicada para aqueles que sofrem de úlcera ou gastrite. Somente para as pessoas que já têm esse tipo de problema, o seu consumo pode causar irritação no estômago.

A nutricionista diz que é recomendável a ingestão de 1 unidade diariamente. Se não for possível consumi-la ainda fresca (in natura), é preferível guardá-la crua na geladeira, pois, quando conservada no azeite ou vinagre, a pimenta perde suas propriedades benéficas.

É bom lembrar que, para proporcionar todos esses efeitos positivos para a saúde, a pimenta tem de ser vermelha, como é o caso da dedo-de-moça, da malagueta e da caiena. A pimenta do reino, por exemplo, só serve mesmo para dar sabor.

Ouça o áudio da entrevista com a nutricionista Carolina Bones na íntegra.

                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário