sexta-feira, 27 de julho de 2012

SAIBA QUAIS EXAMES SÃO OBRIGATÓRIOS PARA HOMENS APÓS OS 30 ANOS...


FONTE: Terra, TRIBUNA DA BAHIA.

Ao contrário das mulheres, os homens costumam ir ao médico apenas quando sentem algum tipo de dor, por isso, ignoram muitos exames preventivos, dando margem para o aparecimento de problemas de saúde como diabetes, doenças cardiovasculares e até mesmo o câncer. De tão comum, o hábito deu origem à teoria de que homem não gosta de ir ao médico.

Em todo o mundo, a seriedade do tema já deu margem até para pesquisas e, no Brasil, chamou a atenção do governo federal que, em 2008, lançou a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem com objetivo de educar sobre procedimentos que reduzem a mortalidade masculina por causas evitáveis.

É por isso que, no País, especialistas recomendam a realização de exames de rotina a partir dos 30 anos. "Deve ser regra para o homem cuidar da saúde em cada fase da vida, sem esperar sinais de alerta surgirem", ressalta Carolina Mantelli Borges, clínica geral da Clínica de Especialidades Integrada, em São Paulo.

Segundo a médica, o primeiro passo para manter a saúde masculina em ordem é ter em mente que o arquétipo do homem invencível não passa de uma bobagem e cuidar de si mesmo deve ser prioridade para uma vida longa e saudável. Depois, vale conhecer de perto os principais exames de rotina masculinos para cada fase da vida, afastando o preconceito e o medo do desconhecido.

EXAMES BÁSICOS.
A partir dos 30 anos, homens devem fazer exames básicos anualmente para prevenir o aparecimento de doenças. Assim, medir os níveis de gordura no sangue é um meio de descobrir pré-disposição a algum tipo de problema no sistema cardiovascular. "Homens entre 30 e 50 anos devem fazer exames de colesterol e triglicérides já que costumam ser descuidados com a dieta", diz a Dra. Carolina.

Além disso, não deve sair da lista de controle regular os exames de ureia e creatinina para monitorar o funcionamento dos rins e glicemia para identificar o diabetes tipo 2. Homens também devem se submeter à verificação do hormônio da tireoide e hepatites. A lista é finalizada com exames de identificação de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

CONTROLE DA TESTOSTERONA.
O hormônio masculino tende a diminuir após os 40 anos, causando prejuízos à saúde. "A queda precisa ser controlada, pois se os índices de testosterona no sangue caírem demais, os homens perdem massa muscular e até o interesse sexual", afirma a médica.

Os principais sintomas da diminuição do hormônio masculino são a perda ou diminuição da libido, dificuldade de ereção esporádica, mudanças de humor, baixa atividade intelectual, fadiga, depressão e o aumento da gordura abdominal.

EXAME DE PRÓSTATA.
O exame de próstata ainda é um tabu, porém os homens estão mais conscientes de sua importância. "Não há mais aquela relutância e o preconceito do passado, pois já se sabe da relevância do teste", diz Gustavo de Alarcon, urologista do Hospital e Maternidade São Luiz. Para detectar o tumor é necessário submeter-se ao toque retal, ultrassonografia transretal e exame de sangue que mede os níveis de substância relacionada a alterações na próstata.

O médico alerta que a partir dos 50 anos o exame anual é mandatório, pois o homem está no auge da sua maturidade física, profissional e familiar. "Nessa fase, em que ele precisa ter mais qualidade de vida, ocorre a maior incidência do câncer de próstata", afirma o Dr. Gustavo. Contudo, homens que diagnosticam cedo o tumor têm mais chances de conseguir resultados positivos no tratamento contra o câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário