quinta-feira, 30 de agosto de 2012

CORRER À NOITE OFERECE MUITOS BENEFÍCIOS...


FONTE: *** TRIBUNA DA BAHIA.
A atividade física no período da noite é um assunto muito questionado. Alguns dizem que após uma corrida, seja ela curta ou longa, o corpo relaxa e é de grande ajuda na hora de dormir. Outros afirmam que a adrenalina liberada pelo corpo perto da hora do descanso prejudica o sono. Com quem está a verdade?

Se você nunca correu à noite ou apenas algumas vezes exercitou esse hábito, é hora de saber as vantagens da atividade noturna.

Ser uma modalidade esportiva que oferece ao corpo e à mente um grande bem estar é uma dessas vantagens. Trocar o sol pela lua é outra, já que a temperatura mais amena pode aumentar o rendimento do participante, além de o metabolismo se recuperar mais rápido durante o sono pós-corrida, segundo estudos realizados nos EUA.

Para quem trabalha durante todo o dia e não gosta de correr sozinho, a atividade noturna é uma grande pedida, pois grande parte dos grupos de corrida também treina nesse período, já que muita gente não consegue despertar com disposição pela manhã e se sente muito agitado no período da noite.

“Se você vai sair à noite, a corrida noturna pode aumentar a sua disposição para cumprir com os compromissos sociais e animar a sua saída. A atividade também pode ajudar a esquecer das agitações e problemas do dia a dia”, alertou o presidente da Associação dos Treinadores da Bahia, André Araújo. Ele disse ainda que correr à noite já é um hábito que atrai muitas pessoas diariamente em pistas, praças e ruas da cidade, sendo os treinos de rodagem os mais indicados.

Segundo informou Mariana Freitas, diretora da TriTour Eventos e realizadora da 4ª Corrida Noturna do Litoral Norte e da Corrida Kids, quando se trata de atividade à noite, a preparação tem detalhes extras, como é o caso da luz cênica, que possibilita um clima mais ameno.

“Convidamos uma academia para realizar aquecimento e alongamento antes das atividades terem início e também contamos com massoterapia e buffet balanceado para depois da corrida”, disse Mariana, acrescentando que aproximadamente 120 pessoas estão envolvidas com o evento que acontece no dia 22 de setembro, na Reserva Imbassaí – Litoral Norte, sendo coordenadores técnicos, de percurso, seguranças e arbitragem, além de estrutura com posto médico, postos de hidratação, banheiros químicos, ambulância e brigadistas.

Para essa 4ª edição da corrida, a largada feminina está programada para as 19h e a masculina, para as 19h10, compreende um percurso total de distâncias menor que as corridas passadas, onde se corria 6,5 e 13 km e desta vez existe a opção de 5 e 10 km..

Com o apoio da Federação Baiana de Atletismo - FBA, o evento é um conceito de prática esportiva aliada à diversão e segurança para toda a família. Para a categoria adulta, são disponibilizadas 600 vagas para os corredores.

*** Matéria de Valéria Ibalo, publicada na versão impressa da Tribuna da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário