sexta-feira, 31 de agosto de 2012

ESTUDO APONTA PERFIL DE MULHERES COM RISCO DE DESENVOLVER OSTEOPOROSE...



FONTE: Do UOL, em São Paulo (noticias.uol.com.br).

Estudo realizado na região metropolitana de São Paulo indica os principais fatores de risco para osteoporose em mulheres. Além da menopausa, o levantamento mostrou que baixo peso, histórico familiar de fratura de fêmur, uso crônico de cortisona, tabagismo e alcoolismo são aspectos que devem ser levados em conta pelos médicos na hora de decidir entre pedir, ou não, um exame para investigar a doença.

Pesquisadores da Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (Fidi), junto com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), analisaram 8.000 exames de densitometria óssea realizados durante três anos.

Foi constatado que 30% das mulheres apresentavam osteopenia – estágio anterior à osteoporose. E 20% delas realmente tinham a doença.

O estudo permitiu a criação de um índice, chamado de Sapori (São Paulo Osteoporosis Risk Index), uma espécie de software matemático que demonstra quais as mulheres com maior predisposição à doença.

“É um instrumento que deve ser usado pelo médico e que diminui o número de exames feitos sem necessidade”, explica a reumatologista Vera Szejnfeld, coordenadora da densitometria óssea da Fidi. A medida diminui filas e otimiza o atendimento de quem realmente precisa.

Ela explica que o estudo foi realizado em mulheres com mais de 40 anos. Futuramente, será feito em homens.

"O Brasil tem uma grande diversidade populacional com diferentes hábitos alimentares, exposição solar e graus de miscigenação que podem influenciar o risco de baixa densidade óssea e fraturas por baixo impacto”, explica a médica.

“Por isso, acredito que seria importante que nos associássemos a pesquisadores de outros estados para realizar estudos semelhantes. Assim poderíamos conhecer as variações que existem entre os fatores de risco das diversas regiões de nosso país”, sugere.

Nenhum comentário:

Postar um comentário