terça-feira, 28 de agosto de 2012

EUA APROVAM PÍLULA DIÁRIA CONTRA AIDS QUE COMBINA QUATRO DROGAS...


FONTE: Do UOL, em São Paulo (noticias.uol.com.br).

A agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) aprovou segunda-feira (27) uma nova pílula de uso diário para combater a Aids. O Stribild, que combina duas novas drogas com outras duas já autorizadas pelo órgão, é destinado a adultos que nunca foram tratados com outros medicamentos e coquetéis.

Os novos componentes agem como inibidores de uma das enzimas que o vírus do HIV usa para se multiplicar rapidamente. Já as outras duas substâncias impedem a reprodução do vírus no organismo (ou seja, bloqueia a replicação do RNA dentro das células hospedeiras). “A combinação de novas drogas ajuda a simplificar o tratamento”, afirmou Edward Cox, da FDA.

Segundo o órgão, a segurança e a eficácia do Stribild foram avaliadas em 1.408 adultos. Os resultados mostraram que entre 88% e 90% dos pacientes não tinham mais nenhum resquício do vírus após 48 semanas de tratamento. Os efeitos colaterais mais comuns encontrados pelo grupo foram náusea e diarréia, e os mais graves, problemas renais, densidade óssea reduzida e mudanças no sistema imunológico.

O fabricante Gilead Sciences ainda deve manter estudos para ajudar a identificar a segurança da drogas em mulheres e crianças, além da possibilidade de o medicamento ser prescrito com outras substâncias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário