sexta-feira, 24 de agosto de 2012

HEROÍS DO TRI DIZEM QUE FÉLIX DEIXA LEGADO DE COMPANHEIRISMO E SUPERAÇÃO A CRÍTICA...


FONTE: Rafael Krieger, do UOL, em São Paulo (esporte.uol.com.br).


“Ele foi um exemplo de grande homem e jogador, e ficará marcado como um dos maiores goleiros que eu já conheci”. Esta é a opinião do atacante Jairzinho, artilheiro da seleção brasileira tricampeã do mundo em 1970, sobre Félix, morto nesta sexta-feira em decorrência de um enfisema pulmonar. Segundo os seus antigos colegas, o goleiro deixou um legado de superação e companheirismo.

                         
FÉLIX NÃO RECEBEU APOSENTADORIA.

• Família de Félix revela frustração de morte antes de ajuda do governo a campeões mundiais

• Capitão daquela seleção, Carlos Alberto Torres lembrou que o goleiro foi injustiçado: “O Felix foi um grande companheiro, goleiro dos melhores. O legado dele é daquele cara que nunca se deixava se levar pelas críticas. Ele foi um cara muito criticado, muita gente era contra sua titularidade, mas ele sempre se e conseguiu se manter. Não era apadrinhado de ninguém, mas conseguiu com seu esforço”.

• Até mesmo Emerson Leão, reserva da seleção de 1970 apesar de ser considerado o melhor goleiro do Brasil na época, se rendeu aos méritos do ex-companheiro. Ele admitiu que sua relação com Félix não era das melhores, mas reconheceu: “Em 1970 ele representou bem o Brasil, e mereceu a medalha de ouro”.

• A trajetória de Félix começou no Nacional de São Paulo e passou por Juventus, Portuguesa, Fluminense e seleção brasileira. Terminou na manhã desta sexta-feira, após meses de luta contra um enfisema pulmonar. O ex-goleiro viveu por 74 anos e, na visão de seus companheiros, deixou lições de dignidade e companheirismo. Confira a seguir o que disseram os heróis do tri sobre Félix:

EMERSON LEÃO RECONHECE QUE FÉLIX MERECEU CONQUISTA.

Toda morte é lamentável. Em 1970 ele representou bem o Brasil, e mereceu a medalha de ouro. Nessa oportunidade, eu era um garoto ainda, e depois eu o substituí. Não quero falar mais sobre isso. Meu relacionamento com ele era quase zero, e para falar é preciso saber e falar bem. Então eu prefiro só lamentar.

CAPITÃO DO TRI, CARLOS ALBERTO DESTACA SUPERAÇÃO CONTRA CRÍTICAS.

O Félix foi um grande companheiro nosso, goleiro dos melhores, tanto que fez por merecer a convocação: foi titular tanto nas eliminatórias quanto na Copa do Mundo. Lembro que muita gente não concordava que ele fosse titular, mas ele mostrou dentro do campo que era merecedor. Grande companheiro, era o mais experiente do time naquela Copa, o mais velho. E ele me ajudou muito, porque tínhamos jogadores jovens, e conversávamos muito com todos os companheiros. Sem dúvida nenhuma ele me ajudou como capitão. Nós tínhamos na nossa equipe jogadores com muita experiência, e isso nos ajudou muito a manter o grupo unido e chegar sem problemas à conquista do campeonato. O legado dele é daquele cara que nunca se deixava se levar pelas críticas. Ele foi um cara muito criticado, muita gente era contra sua titularidade, mas ele sempre se e conseguiu se manter. Não era apadrinhado de ninguém, mas conseguiu com seu esforço.

JAIRZINHO EXALTA ATUAÇÃO DE FÉLIX CONTRA A INGLATERRA NA COPA DE 70.

O cara é um grande exemplo de pessoa, e como jogador um exemplo maior ainda. Foi considerado um dos maiores goleiros do mundo, e deu para mim o título mais valioso da historia do futebol mundial, onde ele teve uma atuação conjunta extraordinária. Fez, para mim duas partidas fora de serio. A primeira contra a Inglaterra, quando ele e o [Gordon] Banks foram considerados os grande expoentes da partida, e a própria imprensa prestou homenagem dizendo que a decisão da Copa foi naquele jogo. E depois, com o Brasil chegando à final, ele fez duas defesas fenomenais logo no começo do jogo contra a Itália, e no decorrer do jogo pegou muito. O legado que ele deixa para todos nós é de um grande amigo, companheiro, conselheiro que sempre participou com dignidade, apostando na nossa proposta de ganhar o título. Fica por um lado a tristeza da despedida de um grande homem, mas para mim, permanece em minha mente um exemplo de grande homem e jogador. Ele ficará marcado como um dos maiores goleiros que eu já conheci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário