terça-feira, 28 de agosto de 2012

SEGURANÇA É O PIOR PROBLEMA DE SALVADOR PARA 46,3% DOS MORADORES...


FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

O número foi revelado em levantamento realizado pela Potencial Pesquisas. A saúde aparece em seguida, como principal insatisfação para 41,1% dos eleitores ouvidos. A educação e o trânsito são problemas enfrentados para 28% e 24,8% das pessoas, respectivamente. O transporte público foi apontado como principal problema da cidade para 14,8% dos eleitores.

“Os resultados mostram que, apesar da segurança ser primordialmente uma questão do Estado, o próximo prefeito terá que se dedicar às ações de combate à violência. Outro aspecto crucial é a questão da mobilidade urbana, que é pauta nas campanhas de todas as capitais e nas grandes cidades do interior do Brasil, sem falar na saúde pública, que está doente em todo o país”, afirma José Carlos Martins Leite, diretor da Potencial Pesquisas.

Cerca de 39,5% dos entrevistados se consideram satisfeitos em morar em Salvador, enquanto 31,6% estão insatisfeitos ou muito insatisfeitos.

Comparando com a avaliação realizada em maio/12, o índice de satisfeitos/muito satisfeitos caiu 6,2 pontos percentuais. Em relação à atual situação da cidade, o número dos que classificam como ruim e péssima, cresceu 9,1 pontos percentuais, saindo de 45,1% em maio, para 54,2%. Para 35,4%, a situação da capital baiana é regular e para 7,6%, boa ou ótima.

DESCRÉDITO NA CLASSE POLÍTICA.

47,5% dos entrevistados se sentem mal representados pelos políticos do estado/cidade. Quase 70% dos eleitores entrevistados afirmam possuir nenhuma ou pouca vontade de votar para prefeito, enquanto 25,9% se dizem com muita vontade.

O estudo foi realizado através da aplicação de questionário estruturado, com entrevistas pessoais diretas domiciliares e residenciais, no período de 16 a 19 de agosto de 2012.

Foram realizadas entrevistas com 800 pessoas e a pesquisa possui um nível de confiança de 95,5%.

As entrevistas foram distribuídas por região política administrativa, sexo, idade, grau de instrução e nível sócio econômico (IBGE, TSE).

Dentre os entrevistados, 46% são do sexo masculino e 54% são mulheres. Desses, 71,4% possuem idade entre 25 e 59 anos e 51,4% tem como grau de instrução o colegial completo e superior incompleto. Em relação à classificação social, 57,3% são da classe C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário