domingo, 30 de setembro de 2012

NOVO VÍRUS NÃO SE ESPALHA FACILMENTE ENTRE PESSOAS, DIZ OMS...


FONTE: , Kate Kelland, em Londres (noticias.uol.com.br).

Um vírus novo e potencialmente fatal da mesma família da Sars, que foi descoberto em um paciente em Londres na semana passada, não parece se espalhar facilmente de uma pessoa para outra, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS) na sexta-feira (28).

Em uma atualização sobre o vírus, que até agora matou um homem saudita e deixou um paciente do Catar criticamente doente, a agência de saúde da ONU disse que está trabalhando com parceiros internacionais para entender melhor o risco para a saúde pública.

"A partir das informações disponíveis até o momento, parece que o novo coronavírus não pode ser facilmente transmitido de pessoa para pessoa", disse a OMS em comunicado.

A OMS lançou um alerta mundial no domingo, dizendo que um novo vírus havia infectado um homem do Catar de 49 anos que havia viajado recentemente para a Arábia Saudita, onde outro homem com o mesmo vírus tinha morrido.

O homem infectado foi considerado em estado crítico na terça-feira e está sendo tratado em um hospital de Londres. Não há novos casos confirmados de infecção com o vírus desde o caso já informado, afirmou a OMS.

O novo vírus provoca alguns dos mesmos sintomas da Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave, na sigla em inglês), outro coronavírus que surgiu na China em 2002 e matou cerca de 800 pessoas entre 8 mil infectados em todo o mundo.

Ambos os pacientes que até agora foram confirmados com o vírus sofriam de insuficiência renal.

"Dada a gravidade dos dois casos confirmados em laboratório, a OMS continua a monitorar a situação, a fim de dar a resposta adequada, experiência e apoio aos seus Estados membros", declarou a OMS no comunicado.

A agência da ONU não recomendou restrições de viagens em relação ao novo vírus, mas disse que está trabalhando em estreita colaboração com as autoridades sauditas sobre medidas de saúde para os muçulmanos que fazem a peregrinação à Meca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário