terça-feira, 25 de setembro de 2012

NOVO VÍRUS PARECIDO COM O DA SARS É DETECTADO NO ORIENTE MÉDIO...


FONTE: DA ASSOCIATED PRESS (www1.folha.uol.com.br).

Autoridades de saúde estão observando de perto um novo vírus similar ao da Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave) que matou pelo menos uma pessoa na Arábia Saudita e deixou outra em estado grave no Reino Unido.

O germe é um coronavírus, de uma família de vírus que causam tanto o resfriado comum como a Sars, uma síndrome respiratória que já matou cerca de 800 pessoas, a maioria delas na Ásia, em uma epidemia em 2003.

No sábado, autoridades britânicas alertaram a OMS (Organização Mundial da Saúde) a respeito de um paciente com o novo vírus, transferido do Qatar para receber tratamento em Londres. Ele tinha viajado recentemente para a Arábia Saudita e agora está na UTI depois de sofrer problemas renais.

As autoridades não sabem ainda se o vírus pode se espalhar tão rapidamente como o da Sars ou matar tantas pessoas. "Ainda é cedo. No momento, temos dois casos esporádicos e ainda há muitas lacunas para serem preenchidas", disse Gregory Hartl, um dos porta-vozes da OMS.

Ele também afirmou que não é possível dizer como o vírus se espalha. Coronavírus geralmente se espalham pelo ar, mas Hartl disse que alguns cientistas estão considerando a possibilidade de os pacientes terem se infectado por meio de animais e que não há evidências de transmissão entre humanos.

Até agora, não há conexão entre os dois casos excepto a viagem à Arábia Saudita. Nenhum outro país relatou casos similares à OMS.

A Sars atingiu mais de 30 países a partir de Hong Kong. Michael Osterholm, especialista em gripe da Universidade de Minnesota, disse que é preocupante o fato de uma pessoa ter morrido depois de contrair o novo vírus. "Isso nos faz pensar que é um vírus parecido com o da Sars, que matou cerca de 10% das pessoas infectadas."

A OMS não fez nenhuma recomendação a respeito de restrições de viagens e disse que a fonte da infecção permanece desconhecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário