segunda-feira, 24 de setembro de 2012

SAIBA COMO SE PREVENIR CONTRA A DOR DE GARGANTA...


FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
                           
A dor de garganta atinge adultos, crianças e idosos. Ela não faz diferença entre homens e mulheres, e traz junto muitos incômodos, como mal estar, febre, dificuldade de engolir e pode até dificultar a respiração.

Segundo o otorrinolaringologista Carlos Maeda, as causas da dor de garganta são diversas e podem ser divididas, de maneira simplificada, em agudas e crônicas. “As principais causas agudas são as amigdalites virais e bacterianas, faringites, laringites entre outras, já as causas crônicas incluem aquelas de origem alérgica, infecciosa (proveniente do nariz), medicamentosa, causadas por doença do refluxo gastroesofágico, além do álcool, tabaco, abuso ou esforço vocal, entre outras”, ensina o médico.

Ele também explica que no inverno é muito comum que as doenças respiratórias agudas, como a dor de garganta, surjam com maior frequência. Isso por que, devido a fatores variados, como o clima mais frio e seco, além da permanência maior das pessoas em ambientes fechados, e também das próprias epidemias de gripes e resfriados, entre outros.

Entre os sintomas do incômodo estão a febre, o inchaço dos gânglios (íngua) em qualquer lado do pescoço e da mandíbula. Em alguns casos aparecem juntos com dor de ouvido, calafrios, dor de cabeça, hálito diferente, mudanças no paladar e no olfato, dores musculares, entre outros.

Para prevenir, o especialista diz que algumas medidas são importantes. “A principal orientação é preservar a capacidade imunológica, com uma boa hidratação (beber água), alimentação adequada, evitar proximidade com pessoas que apresentam sintomas gripais, entre outros”.

Quem já está sentindo a dor de garganta precisa saber que o tipo de tratamento depende do tipo da doença e das suas causas. “Se for causada por vírus, o tratamento é baseado em medidas de suporte e analgésicos, já, se for bacteriana, como as amigdalites, os cuidados incluem a administração de antibióticos. Os casos crônicos são tratados de acordo com a causa básica da dor”, comenta.

Por isso, a orientação é não se automedicar procurar tratamento médico para tratar a doença de maneira certa.

Veja como se prevenir:

1 - Evite ambientes fechados e com muitas pessoas; se isso não for possível, abra portas e janelas para ventilá-los

2 - Tome vacinas contra a gripe

3 - Em caso de contágio, não se medique sem antes consultar um médico que possa indicar o medicamento e a dosagem adequados

4 - Mantenha o ambiente limpo e arejado

5 - Beba bastante líquido

6 - Consuma alimentos ricos em vitamina C, como limão, laranja e acerola

7 - Lave as mãos com frequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário