sábado, 24 de novembro de 2012

DIETA DE GRÁVIDA PODE ALTERAR METABOLISMO DE CRIANÇA, APONTA PESQUISA...


FONTE: , Em São Paulo (noticias.uol.com.br).

Dissertação de mestrado do biólogo Luiz Fernando Possignolo, desenvolvida na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade de Campinas, mostrou que a dieta materna rica em gorduras para roedores, durante períodos críticos do desenvolvimento da prole, levou os filhotes a terem alterações metabólicas na vida adulta.

Segundo a edição atual (12 de novembro de 2012 a 25 de novembro de 2012) do Jornal da Unicamp, eles apresentaram resistência à insulina, hipertensão e alterações na expressão de proteínas ligadas ao transporte de colesterol e à via inflamatória. "Apesar dos experimentos serem feitos com animais, existem estudos na literatura avaliando mulheres com alterações de dieta que já demonstram doenças metabólicas e que poderão levar efeitos sobre os filhos", diz o texto. E foi essa alteração que sugeriu a pesquisa ainda preliminar que teve a orientação do docente da FCM José Antonio Rocha Gontijo e também da pesquisadora Adrianne Palanch.

De acordo com Possignolo, o período crítico ocorre na gestação pelo fato de o feto se desenvolver pelos estímulos da mãe, “que lhe dá uma ideia prévia do ambiente lá de fora para, quando nascer, estar preparado para essa vida. A isso chamamos programação fetal”. Essa dinâmica criaria no feto condições metabólicas, funcionais e morfológicas diferentes dos filhotes de roedores cujas mães tiveram uma dieta saudável, acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário