sábado, 24 de novembro de 2012

PROBIÓTICOS AJUDAM A REDUZIR RISCO DE DIARREIA...


FONTE: The New York Times (noticias.uol.com.br).

Os antibióticos podem perturbar o equilíbrio natural de bactérias do trato intestinal, e um dos resultados mais comuns e perigosos é a infecção pela C. difficile, uma bactéria que pode causar diarreia e colite e levar à morte. Agora, uma revisão de estudos descobriu que os probióticos – micro-organismos benéficos introduzidos no intestino – podem reduzir esse risco.

Em artigo no periódico Annals of Internal Medicine, pesquisadores coletaram dados obtidos a partir de 20 ensaios clínicos randomizados que compararam a trajetória de probióticos com um placebo ou com a ausência de tratamento sobre a incidência de diarreia associada à bactéria C. difficile.

Os estudos usaram várias espécies de Saccharomyces e Lactobacillus, bactérias benéficas, em doses variadas. Em comparação ao placebo ou ausência de tratamento, altas e baixas doses dessas bactérias probióticas são mais eficazes na prevenção de diarreia em adultos e crianças. A ingestão concomitante de mais de uma espécie gerou um benefício ainda maior.

No geral, descobriram os pesquisadores, os probióticos reduziram em 66% o risco de diarreia associada à C. difficile.

"A mensagem tirada disso é que, aparentemente, os probióticos são altamente subutilizados em adultos com idade mais avançada que estão hospitalizados", disse o autor do estudo, Bradley C. Johnston, epidemiologista do Hospital para Crianças Doentes de Toronto.

Prevenir a diarreia associada à C. difficile nessa população, continuou ele, pode exigir mais do que lavagem de mãos e limpeza de superfícies.

Nenhum comentário:

Postar um comentário